
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A vitória do Sporting por 3-0 marcou um dos melhor períodos da temporada verde e branca. Isto porque o Sporting somou, contra o Estrela, a sua quinta partida consecutiva. Este é, inclusive, o melhor registo conseguido por Rui Borges desde que se juntou ao Clube.
Curiosamente, esta série vitoriosa chegou exatamente depois do regresso ao 3x4x3 que era usado no Sporting por Ruben Amorim. Rui Borges utilizou esse sistema pela primeira vez na Alemanha, frente ao Dortmund, onde empatou a zero, repetindo-se, depois, em novo empate frente ao AVS.
Depois dessas duas partidas, dias melhores para o Sporting: cinco jogos e cinco vitórias, em jogos contra Gil Vicente, Estoril, Casa Pia, Famalicão e Estrela da Amadora. A melhor série de Rui Borges no Sporting até ao momento - o treinador chegou a ter algumas dificuldades para encetar vitórias consecutivas quando chegou aos leões.
Este é, de resto, o melhor momento do Sporting desde a fase inicial da temporada, quando os leões eram comandados por Ruben Amorim, e partiram para uma série de 11 jogos seguidos a vencer na Liga Portugal Betclic. Desde a saída do português que os verdes e brancos não ganhavam tantos embates consecutivos.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 3 de abril, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Petit, jogar-se-á às 20h15, no Estádio José Alvalade.
Próximo mercado de transferências promete ser agitado para os lados de Manchester; Português é muito cobiçado por grandes tubarões europeus
|
Bruno Fernandes, antigo capitão do Sporting, pode dar um grandes desgosto a Ruben Amorim e rumar ao Real Madrid na próxima janela de verão. O internacional português é visto como um possível sucessor de Luka Modric no meio-campo dos merengues.
A notícia é avançada pelo jornal britânico Daily Star. Segundo contam os jornalistas ingleses, o Real Madrid tem enviado olheiros para todos os jogos do Manchester United, em fora e em casa. É revelado agora que um dos motivos para que isso aconteça é, exatamente, Bruno Fernandes.
Ruben Amorim não vê com bons olhos a saída do seu capitão, e do jogador mais influente da equipa. No entanto, o Manchester United encontra-se com vários problemas financeiros, e podem ser obrigados a vender alguns dos jogadores mais importantes, uma vez que Bruno Fernandes também é dos que melhor recebe nos Red Devils.
Por outro lado, o Real Madrid não deverá ter problemas com a questão monetária. Os merengues olham para o antigo capitão do Sporting para ser aposta a titular já na próxima temporada desportiva de 2024/25, uma vez que Luka Modric já tem 39 anos.l
Com isso em mente, e com uma pequena revolução no plantel para a próxima época, que já começou, com a chegada anunciada de Trent Alexander Arnold ao clube, o Real Madrid vai-se aproximando do alvo Bruno Fernandes, e a situação pode ficar ainda mais complicada no Manchester United para Ruben Amorim e companhia.
Lance do jogador do Estrela da Amadora com Ousmane Diomande na área dos tricolores continua a dar que falar; Árbitro marcou grande penalidade
|
O Sporting derrotou o Estrela da Amadora (3-0) em jogo da 27.ª Jornada da Liga Portugal Betclic. Duarte Gomes, especialista em arbitragem, analisou o lance entre Alan Ruiz e Ousmande Diomande na área dos tricolores e refere que ficou por mostrar um segundo cartão amarelo ao jogador argentino.
O jogo ficou marcado por muitos casos de arbitragem com destaque para os dois pontapés de grande penalidade, e os dois cartões vermelhos a jogadores do Estrela da Amadora, lances nos quais Duarte Gomes concordou com a ação do árbitro da partida.
Há, no entanto, dois lances em que Duarte Gomes aponta falhas à ação do árbitro. O primeiro prende-se com a grande penalidade de Alan Ruiz sobre Ousmane Diomande: “Esclarecimento detalhado para que fique claro: o VAR esteve bem ao chamar o colega de equipa para que assinalasse pontapé de penálti. Porquê? Porque com a bola em jogo, Alan Ruiz atingiu de forma deliberada o rosto de Diomande”, começou por escrever no jornal 'A Bola'.
Continuou: “O contacto foi factual e evidente na imagem. É certo que não houve gesto violento (o costa-marfinense potenciou e caiu porque quis) mas é a ação, a causa, que deve ser avaliada e essa aconteceu de forma intencional, desnecessária e sem bola em disputa. Houve comportamento antidesportivo, não imprudência. Faltou o (segundo) amarelo”.
Por último, o lance do cartão amarelo a Matheus Reis, que deixa o defesa verde e branco fora da próxima partida do campeonato, com o Braga. Duarte Gomes escreveu, sobre esse lance: “Matheus Reis rasteirou Rodrigo Pinho na zona do meio-campo, com o adversário de costas para a baliza adversária. O contacto foi imprudente e não devia ter sido sancionado com amarelo”, explicou.
Avançado sueco foi o MVP da partida ao apontar dois golos e fazer uma assistência, contudo houve outro pupilo de Rui Borges a destacar-se
|
Eduardo Felicíssimo tem aproveitado a onde de lesões que atormenta a equipa do Sporting para ganhar preponderância no esquema tático de Rui Borges. Apesar de Viktor Gyokeres ter sido o jogador em maior destaque na partida diante do Estrela da Amadora, os números do jovem de 18 anos também dão garantias para o futuro.
Forçado a mexer, em virtude das ausências de Hidemasa Morita e Morten Hjulmand, Rui Borges lançou Zeno Debast e Eduardo Felicíssimo para o meio-campo, dupla composta por um defesa central de origem, e um médio da formação dos leões, mas que até já tinha sido utilizada no passado.
A verdade é que os dados estatísticos apontam para uma grande exibição do jovem médio verde e branco. Teve pouca bola, algo que fica provado por apenas uma condução progressiva registada, mas foi defensivamente que se destacou na partida contra o Estrela da Amadora.
Foi o jogador com mais duelos ganhos em todo o jogo, com 10. Juntou a este dado quatro desarmes, três interceções, e quatro ações defensivas no meio-campo adversário, ajudando o Sporting a recuperar a bola numa posição avançada do terreno de modo a criar perigo junto da baliza adversária.
Relembrar que o primeiro jovem a ser chamado à posição foi João Simões, que, entretanto, está de fora até ao resto da época. Alexandre Brito também foi usado naquela posição, mas neste momento parece ser Eduardo Felicíssimo o jovem com maior capacidade para ocupar o miolo do terreno.