
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
Os Núcleos (ou parte deles) do Sporting Clube de Portugal têm todo o direito de questionar as opções que são tomadas em relação aos seus interesses por parte do departamento que, a partir de Alvalade, escolhe os caminhos; têm todo o direito de expressar os seus anseios; têm todo o direito de reivindicar condições que lhes permitam manter a porta aberta; têm, em suma, todo o direito de exigir ser ouvidos sobre os assuntos que se relacionam com o seu regular funcionamento. Mas isto insere-se no âmbito do relacionamento com o Clube.
Ora, na passada semana, um grupo significativo de 29 Núcleos (cerca de 10 por cento dos que estão em atividade) confundiu as ‘águas’, quando as mesmas têm de ser bem separadas. Enviaram para os Órgãos Sociais do Sporting CP uma carta onde expressaram preocupação com uma série de opções que têm sido tomadas pela… SAD. Quatro das questões colocadas referem-se a possíveis opções da SAD, que podem ou não ser tomadas. Têm que ver com a gestão do grupo de trabalho de futebol profissional. De uma vez por todas, já é tempo (são quase 25 anos) de os Sócios do Sporting CP perceberem que não cabe a eles definirem qual o treinador ou jogadores a contratar; não lhes cabe o papel de negociar eventuais transferências. Uma administração tem autonomia de decisão em relação à gestão e, se os accionistas não estiverem de acordo com o rumo, não lhe renovam o mandato. Simples. Num processo democrático, não anárquico. É óbvio que as questões não iriam receber qualquer tipo de resposta, tal como veio a verificar-se. E nem poderia ser de outra forma. Conheço e estimo vários dos muitos subscritores do documento e digo-lhes, através deste artigo, que as coisas não se fazem assim. Mas, como diria alguém que bem conhecemos, ‘já está, já está’.
Se existem muitos Sócios a querer questionar as opções que são tomadas pela SAD, então devem é solicitar ao PMAG do Clube a realização de uma AG onde esses mesmos associados, no papel de maior acionista da Sociedade Desportiva (ainda que de forma indirecta), possam interpelar os seus representantes no Conselho de Administração. Porque esse é, também, o outro lado da moeda, quando um administrador de SAD entende não dever explicações a Sócios do Clube. Está errado. Tem sim senhor de prestar esclarecimentos, porque na Sporting SAD os administradores não ‘são’, antes ‘estão’ no cumprimento de um papel que o accionista maioritário (Sócios do SCP) lhes atribuiu por um prazo limitado.
Consigo compreender o porquê de na atualidade surgirem cada vez mais Sócios a questionar cada opção tomada pelo Conselho Diretivo ou pelo Conselho de Administração. Afinal, passou-se, em apenas dois anos, de uma situação de total transparência e explicação pormenorizada de cada decisão, para um quadro de grande opacidade. A impreparação dos atuais Órgãos Sociais também se revela nessa incapacidade de comunicação, a qual ora surge sob a forma de mentira ou sob a forma de propaganda.
Seja como for, por muito descontentamento que exista, o local para o fazer ouvir é a AG, e a forma é através da intervenção democrática, a qual está à disposição de qualquer Sócio que o entenda. Não é de forma contínua no espaço público, tão pouco através de cartas fadadas a não terem qualquer feedback. O caminho passa por discutir menos, mas melhor. O que não significa ficar em silêncio quando os interesses do Sporting estiverem sob ameaça.
P.S - O Núcleo de Mértola anunciou na passada semana o encerramento de portas. Sei que outros conseguiram evitar o mesmo desfecho devido à acção solidária e benemérita do Sócio Joaquim Coutinho Duarte. Mas sobre a forma hipócrita como a ‘elite’ lisboeta, subscritora de candidaturas atrás de candidaturas, olha e usa os Núcleos escreverei um dia destes.
Presidente da Direção do Clube de Alvalade informou todos os Associados das alterações que podem esperar para a nova temporada
|
O Sporting anunciou, através de um comunicado, que está concluída a renumeração de Sócios, prevista no artigo 19.º dos estatutos do Clube de Alvalade. A última contagem marcou um número recorde para os verdes e brancos, que assinalaram o feito com distinção.
Sporting: " Esta renumeração apresenta um marco histórico para o Clube"
“Novo cartão de Sócio em formato PDF será brevemente enviado para todos os Sócios. Novo cartão digital em formato Wallet será brevemente enviado para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso”, explica a direção de Frederico Varandas, no site oficial do Clube.
Além dos meios digitais, os verdes e brancos explicam também o procedimento para formato físico: “Os novos Cartões de Sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua Welcome Box”.
De seguida, a Direção de Frederico Varandas não deixou passar em branco o novo recorde, aproveitando para felicitar todos aqueles que contribuíram para os números apresentados nesta nova contagem: “O Sporting congratula todos os seus 179.208 Associados. Esta renumeração representa um marco histórico para o Clube, assinalando o maior número de Sócios registado no final de um processo desta natureza”.
Vale a pena mencionar que, neste processo, não foram remunerados os Associados que tenham sido alvo de expulsão, suspensão, exclusão, e falecidos cujos familiares ou amigos não tenham requerido a manutenção de Sócio ou aqueles que pediram a sua exoneração nos últimos cinco anos.
Sportinguistas correram em peso e Emblema de Alvalade apresentou registo que surpreendeu a direção de Frederico Varandas
|
Esta terça-feira, dia 24 de junho, o Sporting apresentou os resultados finais da renumeração de Sócios, que recentemente ficaram a conhecer os últimos investimentos do Clube. O processo de contagem decorreu entre os dias 21 de abril e 31 de maio e apresentaram números recordes na história dos leões.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o emblema de Alvalade ficou a contar com um impressionante registo de 179.208 mil associados pagantes, que ficaram a conhecer o seu respetivo novo número de membro dos leões. Ainda assim, vale a pena mencionar que na contagem não constam expulsões, exclusões e falecimentos.
O Sporting não deixou esta informação passar sem fazer referência à mesma. A direção liderada por Frederico Varandas deu destaque a esta renumeração de valores recorde, afirmando que este foi: “o maior número de sócios registado no final de um processo desta natureza”.
O próxima passo do Clube de Alvalade passa pelo envio dos respetivos cartões a cada associado e informa a todos os Sportinguista que o novo título será apresentado em formato PDF, anunciando também o novo cartão digital em formato wallet, que será enviado a cada sócio com até 6 meses de cotas em atraso.
Para terminar, o Sporting anunciou, em comunicado, que: “os novos cartões de sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua 'Welcome Box”.
Novas camisolas foram apresentadas através de uma partilha nas redes sociais e têm dividido opiniões no seio dos adeptos do Clube
|
Através de um vídeo partilhado nas redes sociais, o Sporting revelou os equipamentos de treino para a temporada 2024/25, que contam com um detalhe particular. Uma das camisolas tem pormenores a cor-de-rosa nas golas, algo que tem dividido opiniões entre os adeptos.
O vídeo em questão foi publicado na manhã desta segunda-feira, dia 23 de junho, e nele o Clube de Alvalade mostrou os novos materiais de treino para jogadores (cinzento, preto e verde), guarda-redes (branco, preto e dourado) e da equipa técnica (preto, cinzento e rosa).
Quem não ficou indiferente aos detalhes da gola nas camisolas de staff foram os Sportinguistas, que encheram a caixa de comentários da publicação. Apesar da maioria das opiniões serem positivas, existe que mostre o seu desagrado pelo tom escolhido. “Com o colarinho cor-de-rosa? Não, obrigado”, “Que falta de ideias… mas que golas são estas” são apenas alguns exemplos.
O que também mereceu mensagens positivas na publicação foi a equipa de marketing do Clube verde e branco, que utilizou as obras de desnivelamento do terreno de jogo do Estádio de Alvalade como cenário para o vídeo, deixando também um final curioso com o nascer de relva.
Vale a pena recordar que, com o anúncio dos equipamentos de treino, o Sporting fica apenas por revelar outras três camisolas de jogo. Para além da principal, com a tradicional Listada verde e branco, os adeptos esperam por aqueles que deverão ser os kits alternativos, Stromp e o alusivo à Liga dos Campeões.
Confira, abaixo, o vídeo publicado nas redes sociais do Sporting: