
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting aproxima-se, a passos largos, do próximo desafio, que tem lugar na próxima quinta feira, dia 27 de fevereiro. Os leões defrontam o Gil Vicente, em partida que conta para os quartos de final da Taça de Portugal. José Pedro Pinto, que está de forma interina aos comandos da equipa de Barcelos, fez a antevisão ao encontro aos meios do clube gilista, e não escondeu a ambição da equipa que vai jogar em casa.
Começou por lembrar o último confronto entre os dois emblemas: "É um jogo de Taça e portanto terá de haver um vencedor. Nessa altura, fizemos um jogo bastante competitivo e seguro do ponto de vista defensivo, mas desta vez teremos de marcar um golo para vencer este adversário. O Sporting está no topo dos topos do futebol português, é o atual campeão e líder do campeonato", explicou.
Falou, depois, da importância da prova rainha: "A Taça de Portugal é, por tradição, o momento em que equipas de dimensão inferior se podem afirmar, mostrar o seu caráter, o seu trabalho. Vemos no jogo de amanhã uma oportunidade para marcar um ponto de viragem em relação ao passado recente e marcar uma vida nova para o resto da temporada (...) A equipa vai encarar este jogo com otimismo, com determinação e grande vontade de vencer, sabendo que do outro lado está um adversário extremamente difícil".
Continuou, depois, com a mesma ideia: "Quer do ponto de vista de quem joga, como do ponto de vista de quem treina, um momento único e inesquecível. Enquanto o campeonato se desenrola através da regularidade ao longo do ano, a final da Taça é o momento que fecha a época desportiva. Seria muito interessante que as pessoas de Barcelos pudessem viver e saborear esse momento especial, embora seja ainda precoce falarmos da final, porque temos ainda dois obstáculos para ultrapassar".
Terminou, relembrando os tempos em que treinou o atual técnico do Sporting: "É um facto. Nunca mais falamos desde então. Cruzámo-nos em Braga e desde aí o Rui Borges fez um percurso enquanto treinador muito interessante e bem melhor do que como jogador (...) Vou ter o prazer de o cumprimentar, de o felicitar pelo percurso dele, mas quando a bola começar a rolar só pensaremos em vencer", rematou José Pedro Pinto.
Lesão do extremo dos leões tem dado que falar, e o craque verde e branco quis esclarecer a situação com os sócios e adeptos do Clube de Alvalade
|
O Sporting tem passado meses difíceis, com muitas lesões e condicionamentos no plantel às ordens de Rui Borges. O treinador verde e branco recebeu, finalmente, uma boa notícia. Pedro Gonçalves - conhecido no mundo do futebol como Pote - recorreu às redes sociais para dar novidades positivas aos adeptos dos leões, e deixou um recado forte no fim da mensagem.
Através da sua conta pessoal da rede social Instagram, Pote publicou um story, onde se pode ver uma imagem do extremo verde e branco em momento de comunhão com as bancadas de Alvalade. Junto com a foto, adicionou uma descrição que traz boas notícias aos adeptos do Sporting, e que se prende com o regresso do craque internacional português.
Começou por explicitar a natureza da lesão: "Olá, sportinguistas. Quero deixar só aqui uma mensagem para acabar um pouco com a situação da minha lesão. Infelizmente tive uma lesão no tendão e não é assim tão fácil de recuperar", atirou Pote.
Prosseguiu, com novidades positivas: "Precisei de bastante tempo para ficar sem dores e agora de ginásio para voltar a ter um tendão forte. Dentro de nada estou no relvado e acreditem que ninguém quer tentar ajudar mais a equipa do que eu, mas o importante neste momento é ficar bem e saudável. Um abraço a todos", escreveu depois.
No final, deixou uma mensagem aos críticos, acerca dos boatos infundados que têm surgido nas redes sociais sobre a sua recuperação: "Vários familiares meus já me mandaram fotos de uma conta que anda a publicar que acusei no doping. Bloqueiem e não deem visualizações a essa gente", rematou Pote, esclarecendo, assim, todas as dúvidas dos adeptos Sportinguistas.
Subdiretor do jornal 'Record' não tem dúvidas de que o árbitro principal, e o VAR, da última partida dos leões, cometeram vários erros que prejudicaram o Clube
|
O empate do Sporting frente ao AVS, a duas bolas, ainda dá que falar na imprensa portuguesa. Tudo se prende com o lance da expulsão de Ousmane Diomande, que tem feito correr muita tinta em Portugal. Vítor Pinto, subdiretor do jornal 'Record', voltou a abordar o tema no Record na Hora, no NOW. Relembrar que também tinha comentado, recentemente, a onde de lesões em Alvalade.
Para o jornalista português, não há dúvidas de que o Sporting foi prejudicado em Vila das Aves: "Eu acho que o Sporting a esta hora ainda esta a procura da carteira, porque de facto foi inacreditável. Todos os especialistas de arbitragem, deste mundo e do outro... O que ouvimos sempre dizer é que pisão e negligência, é cartão amarelo", começou por comentar.
Prosseguiu, com a mesma ideia: "Mesmo os comentadores mais efusivos na defesa das suas cores, chegaram à conclusão de que é lance para cartão amarelo. Alguém me explique, porque vou estar atento a ver se o conselho de arbitragem mantém o programa onde temos acesso aos diálogos com o VAR, porque este lance obrigou a isso e pode entrar nesse programa", constatou, de seguida.
Deixou, depois, várias e duras críticas à atuação do árbitro principal e do VAR desse AVS - Sporting: "Eu gostaria mesmo que alguém me explicasse como é que, no oitavo ano de VAR, e depois de terem sido analisados centenas de pisões no futebol português ate agora, porque carga de agua? O que se passou na cabeça do senhor Manuel Oliveira, para achar que afinal havia um pisão que podia configurar expulsão? Isso não invalida que o senhor Fábio Veríssimo também tenho recorrido à 'artistice', porque ele viu o pisão e deixou a jogada andar - porque ele viu a jogada e não quis marcar nada, porque sabia que tinha de dar amarelo e não se quis meter nisso", atirou Vítor Pinto.
Terminou, da seguinte forma: "O senhor Manuel Oliveira, pelo excesso de zelo... Acho que é muito difícil sustentar isto... o Sporting fica reduzido a 10 jogadores... E não me interessa o que se passa no primeiro lance, porque isso é um erro. São muitos erros num só lance", rematou o jornalista português.
Jogadores dos leões, que passaram pelas camadas jovens do Clube de Alvalade, foram vistos com a equipa que disputa a Liga Revelação
|
Condicionado por várias lesões, Rui Borges e a estrutura do Sporting têm-se visto obrigados a apostar nos valores que existem nas camadas jovens de Alcochete, de modo a suprir algumas das ausências que se vão fazendo notar. Geovany Quenda e Alexandre Brito são dois exemplos desta política interna do Clube - e fazem questão de manter a ligação com os jovens verdes e brancos.
O par de jovens craques, que já representa a equipa principal do Sporting, foi visto nas bancadas do Estádio José Gomes, na Amadora, para assistir ao encontro da Liga Revelação, onde atua a equipa sub 23 dos leões - a partida foi contra o Estrela da Amadora, a contar para o apuramento de campeão do campeonato.
A exibição, e o resultado, não foram os melhores para o Sporting, mesmo com o apoio de Geovany Quenda e Alexandre Brito, presentes nas bancadas. Os jovens leões acabaram a partida derrotados por 2-0, e desceram ao último lugar da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.
Relembrar que Geovany Quenda e Alexandre Brito tiveram caminhos diferentes até chegarem à estreia na equipa principal do Sporting: o primeiro ganhou o seu lugar no plantel ainda na pré época, tendo sido lançado por Ruben Amorim, a titular, no primeiro jogo da temporada desportiva, a Supertaça, frente ao Porto. Desde esse momento, foi uma das opções mais regularmente utilizadas na equipa verde e branca, com qualquer um dos três treinadores que passaram no Clube entre setembro de 2024 e fevereiro de 2025.
Alexandre Brito conta uma história diferente. Começou a época nas camadas jovens dos leões, apesar de ser presença regular nos treinos da equipa principal. As muitas lesões que se sentiram no plantel verde e branco, com especial incidência no meio campo do Sporting, abriram as portas à estreia do jovem leão, que parece ter ficado a fazer parte do lote de escolhas de Rui Borges para o que resta da temporada.