Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

VENHA DE LÁ 2021

Janeiro e fevereiro trazem os grandes desafios ao líder que, ao fim do primeiro terço de Liga, é o Sporting.

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

28 Dez 2020 | 12:20 |

Icon Comentário0

O Sporting fecha o primeiro terço da Liga na liderança isolada. Seja por dois ou mais pontos (depois do Benfica-Portimonense se verá), a verdade é que entra em 2021 no primeiro lugar, embora seja bom notar que em anos normais (e este 2020 foi tudo menos isso) por esta altura já se tinham disputado 15 (mais 12 pontos) jogos, o que faz uma certa diferença.


Janeiro, já se sabia, seria o momento mais complicado da época para os leões. Tal só não sucederia caso a qualificação para os oitavos-de-final da Taça de Portugal e para as meias-finais da Taça da Liga não fosse conseguida. Para desgraça já chegou a saída precoce da Liga Europa, pelo que 8 ou 9 jogos em janeiro são bem-vindos e constituirão um verdadeiro teste já que, pela primeira vez desde o início do campeonato, os leões não terão qualquer vantagem de calendário face aos rivais.


Num ritmo de microciclos (só há uma única semana cheia), o Sporting enfrentará Sp. Braga (c), Nacional (f), Marítimo (f, Taça Portugal), Rio Ave (c), FC Porto (n, Taça da Liga), Boavista (f) e novamente Rio Ave (c, Taça de Portugal). Poderá, esperemos que sim, ter de defrontar ainda Sp. Braga ou Benfica na final da Taça da Liga, mas por outro lado também não é de excluir a possibilidade de um acordo com o Rio Ave para jogar os quartos-de-final da Taça de Portugal numa data posterior.


O mês fecha com um Sporting-Benfica, embora esse jogo até possa realizar-se no primeiro dia de fevereiro, mês que fechará com uma deslocação ao Dragão, para além das saídas a Barcelos e Funchal e receção a Paços de Ferreira e Portimonense.

Se no final de todo este ciclo infernal, que coincide com o fecho do segundo terço da Liga,  o Sporting estiver na liderança, acredito que teremos equipa para discutir o título até final. Com ou sem reforços em janeiro.


Bem sei que as recentes exibições frente a Farense e Belenenses acabaram por ser as menos conseguidas em termos de consistência. Mas ambos os jogos foram ganhos e isso é o que separa os campeões dos outros: vencem mesmo sem jogar muito. Se o Sporting não transferir nenhum jogador em janeiro, também não terá grande necessidade de ir ao mercado, a não ser que exista a possibilidade de um negócio altamente vantajoso.

Janeiro é um mês em que algo será ganho ou perdido. Que a equipa saiba ganhar ou perder, sem deixar que isso retire o foco do que mais interessa: a Liga. Esse é um dos meus desejos para 2021. O outro, e o principal, é que possamos regressar aos estádios e aos pavilhões. Será sinal que a pandemia terá deixado de atrapalhar as nossas vidas.

Votos de um grande 2021 para todos os Leões.


Futebol

Rui Borges espera por surpresa antes do Sporting - Vitória de Guimarães

Treinador do Clube de Alvalade orienta o último treino antes da meia-final da Taça da Liga nesta segunda-feira, 5 de janeiro, com novidades à vista

Zeno Debast é esperado por Rui Borges no último treino antes do Sporting - Vitória de Guimarães para a meia-final da Taça da Liga
Zeno Debast é esperado por Rui Borges no último treino antes do Sporting - Vitória de Guimarães para a meia-final da Taça da Liga

05 Jan 2026 | 07:20 |

Icon Comentário0

Zeno Debast é a principal novidade esperada no treino do Sporting desta segunda-feira, dia 5 de janeiro, antes do embate frente ao Vitória de Guimarães, para a meia-final da Taça da Liga. Depois de cerca de dois meses e meio de lesão, o internacional belga deverá regressar às opções de Rui Borges.


Os verdes e brancos realizam a derradeira sessão de trabalhos pelas 10h30, com 15 minutos abertos à comunicação social, sendo que o jornal Record avança que o central de 22 anos está totalmente recuperado do problema ligamentar no joelho esquerdo que contraiu diante do Marselha, a 22 de outubro.


A recuperação de Debast chega numa fase em que o Sporting enfrenta muitas ausências no plantel, com vários lesionados e jogadores fora por compromissos internacionais. Rui Borges tinha apenas Eduardo Quaresma como único central disponível.


Nesta altura, os leões têm vários jogadores indisponíveis. Gonçalo Inácio, expulso de forma polémica frente ao Gil Vicente, está suspenso, numa altura em que há seis jogadores com problemas físicos (Pedro Gonçalves, Geovany Quenda, Daniel Bragança, Nuno Santos, Ricardo Mangas e Salvador Blopa), além de Geny Catamo e Ousmane Diomande que se encontram ao serviço das respetivas seleções na CAN.

Nesta temporada desportiva, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma 13 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O internacional belga regista, até ao momento, 855 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.



Futebol

Sporting revela detalhes da chegada de Luis Guilherme: Confira os valores

Jogador de 19 anos, que chega oriundo do West Ham, foi a primeira contratação dos verdes e brancos no mercado de inverno

O Sporting formalizou a contratação de Luis Guilherme ao West Ham junto da CMVM, revelando todos os pormenores da chegada do jogador
O Sporting formalizou a contratação de Luis Guilherme ao West Ham junto da CMVM, revelando todos os pormenores da chegada do jogador

05 Jan 2026 | 07:03 |

Icon Comentário0

O Sporting formalizou junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), no último domingo, dia 4 de janeiro, a compra do passe de Luis Guilherme ao West Ham por 14 milhões de euros, montante que pode subir até aos 17M, mediante objetivos a serem cumpridos pelo jogador em Alvalade.


Além disso, os verdes e brancos ainda informaram que o emblema da Premier League terá direito a 15% de uma futura transferência do extremo brasileiro de 19 anos, que já deu as primeiras declarações enquanto jogador do Sporting.


No documento enviado à CMVM, é ainda explicado que tanto Sporting como West Ham vão dividir o valor do mecanismo de solidariedade devido a clubes terceiros. De resto, tal como anunciado pelos leões na sua apresentação, o vínculo é válido até junho de 2030 com uma cláusula de 80M.


Confira o comunicado em questão:

"A SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD (adiante Sporting SAD) vem, nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 17.º do Regulamento (UE) n.º 596/2014, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Abril, prestar a seguinte informação ao mercado:


A Sporting SAD chegou a acordo com o West Ham United Football Club Limited (adiante designado West Ham), com relação à aquisição, a título definitivo, dos direitos desportivos do jogador Luis Guilherme Lira dos Santos (adiante designado “Jogador”), pelo montante total fixo de 14.000.000,00 (catorze milhões de euros), ao qual poderá acrescer um montante total condicional de até €3.000.000,00 (três milhões de euros), mediante a verificação de determinados objectivos relacionados com a performance desportiva do Jogador e da Sporting SAD, tendo o West Ham garantido o direito a receber o montante correspondente a 15 % da mais-valia de uma eventual futura transferência do Jogador.

Mais se informa que o valor do mecanismo de solidariedade devido a clubes terceiros será suportado pela Sporting SAD e pelo West Ham em partes iguais.

Informa-se, ainda, que foi celebrado entre a Sporting SAD e o Jogador um contrato de trabalho desportivo válido até 30 de Junho de 2030, prevendo uma cláusula de rescisão no valor de € 80.000.000,00 (oitenta milhões de euros)".


Futebol

Sporting sobe a parada para fechar contratação de Souleymane Faye

Estrutura do Clube de Alvalade está decidida em garantir os serviços do jogador do Granada e terá apresentado uma nova proposta pelo extremo

O Sporting prepara-se para subir a parada e oferecer uma nova proposta por Souleymane Faye junto do Granada
O Sporting prepara-se para subir a parada e oferecer uma nova proposta por Souleymane Faye junto do Granada

05 Jan 2026 | 06:47 |

Icon Comentário0

O Sporting prepara-se para subir a parada por Souleymane Faye. Depois de uma proposta inicial de 5,5 milhões de euros pelo extremo senegalês, a SAD leonina terá avançado com uma contraproposta junto do Granada que melhora as condições iniciais e aproxima ambas as partes de um acordo.


Segundo revela o jornal Record, os verdes e brancos estão a fazer um esforço para tentar fechar o negócio até ao final da semana, mas o emblema da segunda liga espanhola está a pedir 10 milhões de euros pelo jogador de 22 anos, o que é visto como incomportável para a Direção de Frederico Varandas.


Ainda assim, a mesma fonte revela que o Sporting tem vindo a intensificar conversas desde o último sábado e acredita que o negócio pode chegar a bom porto rapidamente, mas sempre com valores abaixo dos 10M pedidos pelo Granada por Faye.


Um dos pormenores que deverá vir a facilitar a contratação do senegalês é mesmo o salário. Segundo informações recentes, o Sporting está disposto a triplicar o valor que é auferido atualmente por Souleymane Faye em Espanha, sendo que o próprio se tem mostrado motivado para esta mudança.

Na presente temporada, Souleymane Faye — avaliado em 1,5 milhões de euros — já conta com 20 partidas oficiais com a camisola do Granada: 18 na segunda divisão espanhola e duas na Taça do Rey. Nos 1.574 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou dois golos e seis assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Sporting anuncia Luis Guilherme e cláusula dá que falar
Futebol

Oficial! Sporting anuncia Luis Guilherme e cláusula dá que falar

05 Jan 2026 | 06:27

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Sporting deixa aviso aos interessados em Luis Suárez
Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting deixa aviso aos interessados em Luis Suárez

04 Jan 2026 | 17:50

Icon Comentário0
Rui Borges tem quase uma equipa inteira de fora para o Sporting - Vitória de Guimarães
Futebol

Rui Borges tem quase uma equipa inteira de fora para o Sporting - Vitória de Guimarães

04 Jan 2026 | 16:40

Icon Comentário0