Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

VENHA DE LÁ 2021

Janeiro e fevereiro trazem os grandes desafios ao líder que, ao fim do primeiro terço de Liga, é o Sporting.

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

28 Dez 2020 | 12:20 |

Icon Comentário0

O Sporting fecha o primeiro terço da Liga na liderança isolada. Seja por dois ou mais pontos (depois do Benfica-Portimonense se verá), a verdade é que entra em 2021 no primeiro lugar, embora seja bom notar que em anos normais (e este 2020 foi tudo menos isso) por esta altura já se tinham disputado 15 (mais 12 pontos) jogos, o que faz uma certa diferença.


Janeiro, já se sabia, seria o momento mais complicado da época para os leões. Tal só não sucederia caso a qualificação para os oitavos-de-final da Taça de Portugal e para as meias-finais da Taça da Liga não fosse conseguida. Para desgraça já chegou a saída precoce da Liga Europa, pelo que 8 ou 9 jogos em janeiro são bem-vindos e constituirão um verdadeiro teste já que, pela primeira vez desde o início do campeonato, os leões não terão qualquer vantagem de calendário face aos rivais.


Num ritmo de microciclos (só há uma única semana cheia), o Sporting enfrentará Sp. Braga (c), Nacional (f), Marítimo (f, Taça Portugal), Rio Ave (c), FC Porto (n, Taça da Liga), Boavista (f) e novamente Rio Ave (c, Taça de Portugal). Poderá, esperemos que sim, ter de defrontar ainda Sp. Braga ou Benfica na final da Taça da Liga, mas por outro lado também não é de excluir a possibilidade de um acordo com o Rio Ave para jogar os quartos-de-final da Taça de Portugal numa data posterior.


O mês fecha com um Sporting-Benfica, embora esse jogo até possa realizar-se no primeiro dia de fevereiro, mês que fechará com uma deslocação ao Dragão, para além das saídas a Barcelos e Funchal e receção a Paços de Ferreira e Portimonense.

Se no final de todo este ciclo infernal, que coincide com o fecho do segundo terço da Liga,  o Sporting estiver na liderança, acredito que teremos equipa para discutir o título até final. Com ou sem reforços em janeiro.


Bem sei que as recentes exibições frente a Farense e Belenenses acabaram por ser as menos conseguidas em termos de consistência. Mas ambos os jogos foram ganhos e isso é o que separa os campeões dos outros: vencem mesmo sem jogar muito. Se o Sporting não transferir nenhum jogador em janeiro, também não terá grande necessidade de ir ao mercado, a não ser que exista a possibilidade de um negócio altamente vantajoso.

Janeiro é um mês em que algo será ganho ou perdido. Que a equipa saiba ganhar ou perder, sem deixar que isso retire o foco do que mais interessa: a Liga. Esse é um dos meus desejos para 2021. O outro, e o principal, é que possamos regressar aos estádios e aos pavilhões. Será sinal que a pandemia terá deixado de atrapalhar as nossas vidas.

Votos de um grande 2021 para todos os Leões.


Futebol

Exclusivo Leonino – Desgaste de titular do Sporting preocupa Rui Borges e companhia

Treinador do Clube de Alvalade tem receio que o jogador não aguente o total da temporada, uma vez que está a 'rebentar pelas costuras' neste arranque

Exclusivo Leonino - Desgaste físico de Francisco Trincão é motivo de preocupação para Rui Borges e restante estrutura do Sporting
Exclusivo Leonino - Desgaste físico de Francisco Trincão é motivo de preocupação para Rui Borges e restante estrutura do Sporting

08 Out 2025 | 14:44 |

Icon Comentário0

Rui Borges e a restante equipa técnica do Sporting estão preocupados com Francisco Trincão, sabe o Leonino. O desgaste físico apresentado pelo jogador é notório e a estrutura verde e branca recebia que o seu titular indiscutível entre em 'esgotamento' após a chamada para a Seleção.


Ao que o nosso Jornal apurou, o internacional português de 25 anos apresenta um alto nível de desgaste, apesar da época 2025/26 se encontrar ainda na sua fase embrionária, fruto dos minutos de utilização a que está sujeito. Como tal, as altas figuras verdes e brancas encontram-se altamente preocupados com o estado físico do jogador.


A alta taxa de utilização de Francisco Trincão neste arranque de temporada parte de Rui Borges. O treinador do Sporting vê o seu criativo como um elemento essencial dos leões na sua manobra ofensiva, sendo mesmo considerado como um titular indiscutível, com as exibições do avançado a serem determinantes para o futebol praticado pelos leões.


Como exemplo da sua importância, a SAD verde e branca tem intenções de prolongar o contrato com o seu ‘camisola 17’, à semelhança do que fez com Pote. Como fatores para convencer o atleta, o Clube pretende oferecer um aumento salarial, nova cláusula de rescisão apontada para os 100 milhões de euros e a entrada no lote dos capitães de equipa.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 11 partidas. Neste arranque de época, o avançado internacional português foi titular em todos jogos oficiais, onde já registou cinco golos e três assistências.



Futebol

Clube da Premier League pede a Rui Borges ‘avaliações’ de prodígio do Sporting

Equipa técnica do emblema de Alvalade tem colaborado com a formação inglesa para fornecer análises sobre o jogador dos verdes e brancos

Sporting tem enviado ao Chelsea os dados sobre o trabalho de Geovany Quenda realizado nos treinos às ordens de Rui Borges
Sporting tem enviado ao Chelsea os dados sobre o trabalho de Geovany Quenda realizado nos treinos às ordens de Rui Borges

08 Out 2025 | 14:07 |

Icon Comentário0

Rui Borges e a sua equipa técnica têm enviado dados analíticos dos treinos de Geovany Quenda para o Chelsea, emblema que comprou o jovem por 50,78 milhões de euros, em março. Além de assistirem aos jogos 'in louco', os responsáveis do emblema da Premier League querem saber tudo sobre o 'camisola 7'.


Geovany Quenda demorou a 'carborar' neste arranque de temporada do Sporting, mas já parece ter regressado à forma a que tinha habituado os adeptos verdes e brancos. Ficam agora claros os motivos para este tempo de adaptação que o jogador acabou por utilizar.


Este aparecimento tardio do novo 'camisola 7' dos leões está ainda relacionado com a época passada, que o jogador terminou física e emocionalmente esgotado e com pouco tempo para recuperar, uma vez que, depois de terminar a temporada no Sporting, Quenda ainda foi chamado a representar a seleção nacional de sub-21 no Campeonato da Europa, apresentando-se a Rui Borges a 14 de julho, mas com muitos sinais de desgaste. Contas feitas, o atleta realizou 60 partidas em 2024/25.


O treinador do Sporting mostrou-se compreensivo com o seu pupilo e acabou por colocá-lo no banco de suplentes numa fase inicial, mas a lesão de Geny Catamo marcou o regresso do jovem dos verdes e brancos à titularidade, de onde não saiu até agora.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em onze partidas, cinco na condição de suplente utilizado e seis a titular. Nos 658 minutos somados, o prodígio do Clube de Alvalade soma já um golo e quatro assistências.



Futebol

Frederico Varandas tentou ‘esconder’ detalhe sobre vínculo de titular do Sporting

Novidade acabou por ser revelada pelos responsáveis verdes e brancos apenas aquando da apresentação do mais recente Relatório e Contas da SAD

SAD liderada por Frederico Varandas tem a possibilidade de prolongar o vínculo de Rui Silva com o Sporting por mais um ano
SAD liderada por Frederico Varandas tem a possibilidade de prolongar o vínculo de Rui Silva com o Sporting por mais um ano

08 Out 2025 | 13:41 |

Icon Comentário0

O Sporting tinha deixado por anunciar um detalhe muito importante sobre o contrato de Rui Silva. O guarda-redes dos leões tem mais um ano de opção, algo que foi revelado pela SAD liderada por Frederico Varandas no mais recente relatório e contas anual.


O guardião principal dos leões chegou em janeiro, com o Clube de Alvalade a desembolsar 4,7 milhões de euros pelo jogador que, na altura, assinou por seis meses de empréstimo do Bétis. Depois disso, Rui Silva - cujas exibições têm sido questionadas - tornou-se atleta do Sporting a título definitivo, até 2029. Sabe-se, agora, que o seu vínculo pode ser estendido até 2029.


Apesar de tal apenas ter sido revelado recentemente, esta acaba por ser uma prática comum no que toca a vínculos deste género e, no relatório e contas anual em questão, o Sporting viu-se obrigado a comunicar a máxima extensão possível dos contratos dos jogadores. Ainda que a opção ainda não tenha sido ativada, os leões poderão fazê-lo quando e se assim o entenderem.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma oito partidas. O internacional português falhou três jogos por indisponibilidade física, disputando um total de 720 minutos, nos quais encaixou sete golos.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Matheus Reis antecipa-se e toma decisão que Sporting tentou evitar
Futebol

Matheus Reis antecipa-se e toma decisão que Sporting tentou evitar

08 Out 2025 | 12:06

Icon Comentário0
Atleta 'posto de lado' no Sporting tem promessa para o futuro
Futebol

Atleta 'posto de lado' no Sporting tem promessa para o futuro

08 Out 2025 | 11:56

Icon Comentário0
Carlos Xavier questiona "estranheza" na gestão de plantel de Rui Borges no Sporting
Futebol

Carlos Xavier questiona "estranheza" na gestão de plantel de Rui Borges no Sporting

08 Out 2025 | 10:56

Icon Comentário0