Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

VENHA DE LÁ 2021

Janeiro e fevereiro trazem os grandes desafios ao líder que, ao fim do primeiro terço de Liga, é o Sporting.

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Sporting fecha o primeiro terço da Liga na liderança isolada. Seja por dois ou mais pontos (depois do Benfica-Portimonense se verá), a verdade é que entra em 2021 no primeiro lugar, embora seja bom notar que em anos normais (e este 2020 foi tudo menos isso) por esta altura já se tinham disputado 15 (mais 12 pontos) jogos, o que faz uma certa diferença.


Janeiro, já se sabia, seria o momento mais complicado da época para os leões. Tal só não sucederia caso a qualificação para os oitavos-de-final da Taça de Portugal e para as meias-finais da Taça da Liga não fosse conseguida. Para desgraça já chegou a saída precoce da Liga Europa, pelo que 8 ou 9 jogos em janeiro são bem-vindos e constituirão um verdadeiro teste já que, pela primeira vez desde o início do campeonato, os leões não terão qualquer vantagem de calendário face aos rivais.


Num ritmo de microciclos (só há uma única semana cheia), o Sporting enfrentará Sp. Braga (c), Nacional (f), Marítimo (f, Taça Portugal), Rio Ave (c), FC Porto (n, Taça da Liga), Boavista (f) e novamente Rio Ave (c, Taça de Portugal). Poderá, esperemos que sim, ter de defrontar ainda Sp. Braga ou Benfica na final da Taça da Liga, mas por outro lado também não é de excluir a possibilidade de um acordo com o Rio Ave para jogar os quartos-de-final da Taça de Portugal numa data posterior.


O mês fecha com um Sporting-Benfica, embora esse jogo até possa realizar-se no primeiro dia de fevereiro, mês que fechará com uma deslocação ao Dragão, para além das saídas a Barcelos e Funchal e receção a Paços de Ferreira e Portimonense.

Se no final de todo este ciclo infernal, que coincide com o fecho do segundo terço da Liga,  o Sporting estiver na liderança, acredito que teremos equipa para discutir o título até final. Com ou sem reforços em janeiro.


Bem sei que as recentes exibições frente a Farense e Belenenses acabaram por ser as menos conseguidas em termos de consistência. Mas ambos os jogos foram ganhos e isso é o que separa os campeões dos outros: vencem mesmo sem jogar muito. Se o Sporting não transferir nenhum jogador em janeiro, também não terá grande necessidade de ir ao mercado, a não ser que exista a possibilidade de um negócio altamente vantajoso.

Janeiro é um mês em que algo será ganho ou perdido. Que a equipa saiba ganhar ou perder, sem deixar que isso retire o foco do que mais interessa: a Liga. Esse é um dos meus desejos para 2021. O outro, e o principal, é que possamos regressar aos estádios e aos pavilhões. Será sinal que a pandemia terá deixado de atrapalhar as nossas vidas.

Votos de um grande 2021 para todos os Leões.


Futebol

Promessa do Sporting deixa mensagem emotiva para Aurélio Pereira na última despedida

Jogador que representa os leões, e foi formado nas camadas jovens verdes e brancas, deixou palavras carregadas de emoção para o Senhor Formação

Representa o Sporting, e foi formado nas camadas jovens verdes e brancas, deixou palavras carregadas de emoção para Aurélio Pereira
Representa o Sporting, e foi formado nas camadas jovens verdes e brancas, deixou palavras carregadas de emoção para Aurélio Pereira

  |

Icon Comentário0

A morte de Aurélio Pereira deixou o mundo do Sporting em choque, com todo o universo verde e branco a mobilizar-se em torna da figura do Senhor Formação. Diego Callai foi um dos que, recentemente, deixou uma última despedida, através de uma mensagem partilhada nas redes sociais do guardião dos leões, após a vitória da equipa B de Alvalade no último jogo, frente ao Atlético.


"Senhor Aurélio, hoje o meu coração fala por mim. Marcou profundamente a minha vida, não apenas como profissional e como apaixonado por futebol mas principalmente como pessoa. Viu me como criança a jogar e em mim viu algo, acreditou em mim. Trouxe me para o Sporting onde aprendi a defender e a amar este clube. Não fui o único que tive a sorte e a honra de ter cruzado o meu caminho consigo", começou por escrever o guardião, numa mensagem carregada de emoção.


Prosseguiu, com destaque para as características pessoais do Senhor Formação: "O senhor Aurélio não era apenas uma figura histórica no Sporting Clube de Portugal; ele era, é e continuará sendo parte da história. Um senhor de coração gigante, com uma visão de futuro rara, que ajudou a moldar não só o clube, mas também o futebol português", apontou, de seguida, Diego Callai.


Depois, sobre o amor ao Sporting que os dois partilhavam: "A sua dedicação ao clube era algo comovente, o seu amor pelo próximo, ainda maior. Fica um vazio enorme em todos nós, mas também uma gratidão imensa por tudo o que nos deixou. E assim o vazio pode ser preenchido um pouco que seja".

Por último, uma dedicatória: "Senhor Aurélio, descanse em paz. A sua luz continua e sempre continuará a brilhar não apenas em cada canto de Alvalade mas também dentro de todos os nossos corações. Esta vitória foi para si!", rematou Diego Callai, juntando uma foto da equipa B dos leões - onde estão muitos talentos descobertos por Aurélio Pereira - antes da última partida



Futebol

Foi corrido do Sporting e não coloca leões como favoritos ao bicampeonato: "Desperdiçou vantagem..."

Com verdes e brancos na luta pela conquista do título da Liga Portugal Betclic, há quem tenha algumas dúvidas quanto ao desfecho da prova

Sporting luta pelo bicampeonato nacional, mas ex-treinador dos verdes e brancos levanta algumas dúvidas quanto ao final
Sporting luta pelo bicampeonato nacional, mas ex-treinador dos verdes e brancos levanta algumas dúvidas quanto ao final

  |

Icon Comentário0

Paulo Sérgio acredita que Sporting e Benfica irão decidir o título entre si. Com um dérbi eterno por jogar entre os dois rivais, a luta pelo troféu está intensa e o ex-treinador dos verdes e brancos não consegue atribuir favoritismo a nenhuma das duas equipas.


"Este foi um ano no qual os três grandes passaram por períodos de maus resultados, de turbulência. O Sporting com um conjunto de lesões significativo, desperdiçou uma vantagem boa que tinha. O Porto talvez tenha sido demasiado audaz ao pôr a fasquia tão alta num ano tão difícil de mudança", disse, à agência Lusa.


Paulo Sérgio recorda os adeptos de que "chega agora a parte final (do campeonato) e Benfica e Sporting estão muito fortes". O antigo treinador dos leões é perentório, garantindo que os eternos rivais "Serão os candidatos até final pelo título. Tudo pode acontecer".


O dérbi eterno diante do Benfica está marcado para o próximo dia 10 de maio (sábado). O pontapé de saída do encontro será dado pelas 18h00 e, em caso de vitória do Sporting - acreditando que as equipas chegam em igualdade pontual ao duelo - os leões sagram-se campeões na Luz.

É de recordar que Paulo Sérgio deixou Alvalade, em 2010/11, fazendo penas 38 jogos no comando técnico do Sporting. Os maus resultados ditaram a saída do treinador, que vinha realizando boas temporadas no campeonato, despertando a cobiça dos então responsáveis leoninos.



Futebol

UEFA trama Viktor Gyokeres! Goleador do Sporting pode perder troféu devido a regra...

Avançado sueco dos leões tem estado em grande destaque desde que chegou a Alvalade, com golo atrás de golo de leão ao peito

Viktor Gyokeres, do Sporting, tem estado em grande destaque desde que chegou a Alvalade, com golo atrás de golo. Pode vencer prémio UEFA
Viktor Gyokeres, do Sporting, tem estado em grande destaque desde que chegou a Alvalade, com golo atrás de golo. Pode vencer prémio UEFA

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres continua um problema para as defesas contrárias. O Viking de Alvalade ajudou o Sporting com três golos na última partida, o que o levou ao segundo lugar da corrida pela Bota de Ouro, apesar de ser o único jogador no topo da lista cujos golos... Contam menos.


O avançado sueco ascendeu ao segundo golo da lista, somando 51 pontos - três atrás de Salah e um à frente de Lewandowski. No entanto, o sueco joga com uma desvantagem: cada golo que apontar vale um e meio para essa lista, enquanto os tentos apontados por todos os outros no top 5 valem dois. Esta diferença prende-se com o coeficiente UEFA da liga onde o jogador atua.


Em Portugal, por outro lado, o domínio é completo. Viktor Gyokeres já leva 34 golos no campeonato, o que já lhe garantiu um mínimo de média de um golo por jogo. O último jogador do Sporting a consegui-lo tinha sido Bas Dost, em 16/17, quando marcou exatamente por 34 vezes para a Liga Portuguesa.


De resto, o avançado sueco do Sporting lidera em toda a linha a sua competição em Portugal. Não só é o jogador com mais golos, mas também é o que tem mais bis (5), hat tricks (3), poqueres (1), golos de livre direto (2) e penáltis (12). 

Por último, é o jogador com maior percentagem de golos numa equipa, com 44% das vezes que o Sporting marcou a virem dos pés de Viktor Gyokeres. O mesmo se verifica em relação às contribuições para golo (53%), onde além das vezes que celebrou, adiciona ainda sete assistências realizadas. Relembrar que o sueco tem um recorde de Cristiano Ronaldo na mira.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Benfica - Sporting já dá que falar: Rui Borges já sabe o que o espera na Luz
Futebol

Benfica - Sporting já dá que falar: Rui Borges já sabe o que o espera na Luz

 

Icon Comentário0
Viktor Gyokeres deixa mensagem a goleador que está de regresso ao Sporting: "Tinha saudades"
Futebol

Viktor Gyokeres deixa mensagem a goleador que está de regresso ao Sporting: "Tinha saudades"

 

Icon Comentário0
Registo de Rui Borges alimenta sonho do Sporting: Técnico dá esperança aos adeptos
Futebol

Registo de Rui Borges alimenta sonho do Sporting: Técnico dá esperança aos adeptos

 

Icon Comentário0