Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Jogos

3 penáltis por marcar! Sporting perde dérbi contra o Benfica em jogo manchado pela arbitragem

A formação leonina saiu do Estádio da Luz com motivos de queixa da terceira equipa e acentua a crise desportiva desta temporada

A partida foi marcada por uma arbitragem que levantou muitas dúvidas, e no final, o Sporting saiu derrotado do dérbi por 2-0
A partida foi marcada por uma arbitragem que levantou muitas dúvidas, e no final, o Sporting saiu derrotado do dérbi por 2-0

22 Abr 2025 | 10:07 |

Icon Comentário0

No dia 21 de abril de 2013, o Sporting deslocou-se ao Estádio da Luz, para defrontar a equipa do Benfica, em jogo da jornada 26 da Liga Zon Sagres 2012/13. Num Dérbi controverso, a turma de Alvalade saiu derrotada por 2-0, com os golos da equipa da casa a serem apontados por Toto Salvio (36’) e Lima (75’).


Para o onze inicial, Jesualdo Ferreira apostou em Rui Patrício, Miguel Lopes, Marcos Rojo, Tiago Ilori, Eric Dier, Joãozinho, Fito Rinaudo, André Martins, Ricky Van Wolfswinkiel, Diego Capel e Bruma. Já do lado do Benfica, o técnico encarnado (e também mais tarde do Sporting) Jorge Jesus, lançou de início Artur Moraes, Maxi Pereira, Luisão, Ezequiel Garay, Nemanja Matic, Nico Gaitán, Enzo Pérez, Toto Salvio, Óscar Cardozo e Lorenzo Melgarejo.


O Sporting entrou a todo o vapor


No papel, este foi facilmente dos Dérbis mais desequilibrados da história dos confrontos entre os dois rivais: o Sporting entrou na jornada em nono lugar, já o Benfica estava destacado na primeira posição, com mais 34 pontos que os verdes e brancos. Mas, o início de jogo mostrou que o jogo seria mais equilibrado do que pensado.

O Sporting teve a primeira oportunidade, pelos pés de Bruma, aos quatro minutos de jogo, e logo na jogada seguinte, chegou o primeiro lance de possível penálti para os leões: Wolfswinkel dominou a bola dentro da área do Benfica e é rasteirado por Garay, mas o árbitro não entendeu que fosse motivo para castigo máximo. Apenas dois minutos após este lance, Diego Capel atacou o espaço nas costas de Maxi Pereira, que lhe travou a progressão com uma rasteira por trás, e, de novo, João Capela deu ordens para a partida seguir.


A formação comandada por Jesualdo Ferreira, continuava em busca do golo e teve maior iniciativa de jogo, mas a verdade é que quem abriu o marcador foi o Benfica. Nico Gaitán fez um cruzamento pela esquerda do ataque encarnado, que encontrou o seu compatriota, Salvio, e ficou assim aberto o marcador da partida (36’).

O jogo mudou e o controlo passou a ser do Benfica

O Sporting ficou abalado com o golo sofrido perto do intervalo. Os verdes e brancos tentaram continuar a pressão, mas o momento do jogo mudou: a equipa do Benfica passou a controlar a posse de bola dentro do meio campo leonino, o que forçou a turma de Alvalade a baixar as suas linhas. Nem as entradas de Valentin Viola, Stijn Schaars e Khalid Boulahrouz fizeram com que o equilíbrio do jogo fosse estabelecido e as águias conseguiram aumentar a vantagem. Aos 75 minutos, novo passe de Gaitán para golo e, desta vez, foi Lima que, com um remate à meia volta, tornou a abanar as redes de Rui Patrício (2-0).

Mas o jogo não terminou sem novo lance de possível grande penalidade para o Sporting. A dois minutos dos 90', Viola tentou virar sobre Luisão, mas o central brasileiro impediu a progressão do avançado com os braços. Pela terceira vez, Capela nada assinalou e o jogo terminou com a vitória do Benfica por duas bolas a zero, naquele que para muitos ficou conhecido como o jogo do "limpinho limpinho”, graças às declarações de Jorge Jesus, na conferência de imprensa.

Contas finais e as últimas 4 jornadas

Com esta vitória, o Benfica manteve o primeiro lugar no campeonato, mas com quatro jornadas para o final, deixou-se apanhar pelo Porto, que se sagrou campeão na última jornada da Liga Zon Sagres 2012/13. Já o Sporting, caiu mais uma posição no campeonato e acabou a jornada em 10.º lugar, terminando o campeonato em sétimo, após uma vitória ao Beira-Mar, no último jogo da competição. A sétima posição ficou marcada como a pior campanha de sempre da história do emblema de Alvalade.


Wiki Leonino

Sporting entra em campo com 10 e acaba a perder com o Benfica na Taça de Portugal

Eterno rival encarnado derrotou os verdes e brancos que infelizmente atravessaram algumas dificuldades durante o encontro

Adeptos do Sporting ficam desiludidos depois de verem o Clube de Alvalade perder com o Benfica numa partida que fica marcada para a história da Taça de Portugal
Adeptos do Sporting ficam desiludidos depois de verem o Clube de Alvalade perder com o Benfica numa partida que fica marcada para a história da Taça de Portugal

11 Jul 2025 | 18:24 |

Icon Comentário0

No dia 13 de julho de 1959, o Benfica derrotou o Sporting, por 3-1, numa partida a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Por conta de alguns problemas físicos, os verdes e brancos foram para campo apenas com 10 jogadores, o que dificultou a vida ao Clube de Alvalade. O único golo leonino foi marcado por Diego Arizaga, aos 65'.


Enrique Fernández, técnico leonino, alinhou com Octávio de Sá, Morato, Hilário, David Júlio, José Pérides, Quim, Diego Arizaga, Vadinho - o craque da "mamãe", Hugo Sarmento e Faustino Pinto. Já Otto Glória, treinador do Benfica, apostou em Mário João, Serra, Artur Santos, Cavém, José Neto, Francisco Palmeiro, Saúl Abrantes, Mário Coluna, Santana e José Águas.


E começa o jogo!


O Benfica, por conta de ver o adversário com apenas 10 jogadores em campo, fez uma primeira parte de grande superioridade. Os encarnados foram os primeiros a marcar na partida, por intermédio do defesa Mário João, que empurrou a bola para o fundo das redes aos 34 minutos da partida.

Três minutos depois surgiu o segundo golo das águias, mas agora o nome era diferente. Os encarnados entravam com tudo e Cavém, avançado do Benfica, foi o responsável por ampliar a vantagem no marcador. Desta forma, o Sporting já levava uma desvantagem de 2-0 e não ficou por aí.


Passaram-se mais três minutos e a história repetiu-se. O Benfica conseguiu o 3-0 por Santana e assim foi a partida para o intervalo. Os verdes e brancos viam o jogo com muitas dificuldades, tendo em conta que jogar com menos um é sempre mais complicado para qualquer equipa.

O golo leonino

O Sporting não se deixou ficar e, mesmo com 10 jogadores em campo, entrou bem melhor na segunda parte. O Benfica tremeu e os verdes e brancos conseguiram o 3-1 por conta de Diego Arizaga. O argentino conseguiu superar o guarda-redes encarnado e reduzir a vantagem da equipa adversária.

A grande final

Em 1958/59, o Sporting acabou por ser eliminado depois deste jogo e viu a final de fora. A grande decisão foi disputada entre o Porto e o Benfica, com os encarnados a levarem a melhor graças ao golo de Cavém, que também tinha marcado frente aos leões nas meias-finais.


Wiki Leonino

João Moutinho: De capitão do Sporting a maçã podre

Craque que ergueu a braçadeira da liderança leonina deixou o Clube de Alvalade numa troca para o Porto, que se tornou numa grande polémica no futebol nacional

João Moutinho esteve mais de uma década no Sporting e, mesmo assim, viu-se envolvido numa das grandes polémicas em Portugal ao trocar Alvalade pelo Porto
João Moutinho esteve mais de uma década no Sporting e, mesmo assim, viu-se envolvido numa das grandes polémicas em Portugal ao trocar Alvalade pelo Porto

11 Jul 2025 | 17:28 |

Icon Comentário0

João Filipe Iria Santos Moutinho nasceu a 8 de setembro de 1986, em Portimão. O jogador, que foi capitão do Sporting, representou o Clube de Alvalade durante mais de uma década, desde os escalões de formação até à equipa principal. Durante anos, o médio foi um símbolo da Academia - fundada em 2002 -, no entanto, traiu o emblema leonino ao reforçar o Porto em 2010.


A formação leonina e a afirmação na equipa principal


Filho do antigo avançado Nélson Moutinho, João destacou-se desde cedo pela inteligência dentro de campo. O jogador foi campeão da Europa de sub-17 em 2003 e, no mesmo ano, estreou-se na Equipa B do Sporting ainda como júnior. Em 2004/05, após a saída de Tinga, o médio foi promovido à equipa principal por José Peseiro, acabando por afirmar-se de imediato ao disputar a final da Taça Uefa.


Com Paulo Bento a treinador, Moutinho tornou-se titular indiscutível do Clube de Alvalade, ao desempenhar várias funções no meio-campo do habitual losango táctico utilizado pelo português. A consistência nos relvados valeu-lhe a braçadeira de capitão aos 20 anos, em 2007/08. Nessa fase, contribuiu para a conquista de duas Supertaças e uma Taça de Portugal, assumindo-se como um dos jogadores mais importantes do plantel leonino.

A carreira internacional do craque foi evoluindo em paralelo. O médio estreou-se na seleção nacional em 2005, mas ficou fora do Mundial 2006. Ainda assim, garantiu um lugar no Euro 2008 e manteve-se como presença constante na equipa das quinas durante largos anos, somando mais de uma centena de internacionalizações ao longo da carreira.


A traição

Em 2008, João Moutinho manifestou vontade de sair do Sporting e foi alvo de uma proposta do Everton, rejeitada pelo Clube. A relação entre o jogador e a direção dos verdes e brancos ficou arruinada, e a sua prestação em campo começou a refletir sinais de descontentamento. Em 2010, após mais uma época irregular e a ausência do Mundial, a saída tornou-se inevitável.

Em julho de 2010, João Moutinho transferiu-se diretamente para o Porto por 11 milhões de euros. O presidente José Eduardo Bettencourt criticou o jogador, chamando-lhe 'maçã podre' e acusando-o de forçar a saída com atitudes impróprias. A transferência, feita para um rival direto, quebrou de forma amarga a ligação dos adeptos com o jogador formado no Sporting, após 259 jogos e 32 golos pela equipa principal.

O restante percurso estrelado

No Porto, Moutinho voltou ao melhor nível, ao ganhar três Campeonatos Nacionais e uma Liga Europa. O médio ainda passou pelo Mónaco, de França, e Wolverhampton, de Inglaterra, até regressar ao Braga em 2023/24. Recentemente, o craque renovou com o clube minhoto até 2026.


Wiki Leonino

Leão ruge mais alto e treinador estreia-se com goleada pelo Sporting

Conjunto verde e branco, apesar do cansaço apresentado, esteve muito bem dentro das quatro linhas e viu o seu novo treinador conseguir uma bela exibição

Adeptos do Sporting ficam expectantes para a época 2001/02 tendo em conta que Boloni estreou-se com uma goleada frente à formação de Rio Maior na pré-época
Adeptos do Sporting ficam expectantes para a época 2001/02 tendo em conta que Boloni estreou-se com uma goleada frente à formação de Rio Maior na pré-época

08 Jul 2025 | 16:05 |

Icon Comentário0

No dia 6 de julho de 2001, Laszlo Boloni - que lançou Cristiano Ronaldo - estreou-se no comando técnico do Sporting com uma goleada por 4-1 frente ao Rio Maior, num jogo de preparação para a época 2001/02. Os verdes e brancos tiveram duas equipas diferentes em campo e os golos leoninos foram de André Cruz (22'), Rodrigo Tello (33'), João Pinto (38') e Ricardo Quaresma (47').


As equipas iniciais


A primeira equipa lançada por Boloni, técnico leonino, era composta por Beto Pimparel, Quaresma, Beto Severo, André Cruz, Dimas, Rui Bento, Horvath, Mpenza, Pedro Barbosa, Toñito e Spehar. Já a formação de Rio Maior, treinada por Luís Taborda e Jorge Peralta, avançou com Rogério, Rebita, José Júlio, Tavares, Rui João, Paz Miguel, Carlos Ferreira, Sérgio Mendes, Amadeu, Gabriel e Pelarigo.


Tendo em conta que a equipa verde e branca teve um treino de duas horas antes do jogo, Boloni precisou de ter uma segunda equipa para ir dando descanso aos jogadores. Desta forma, o técnico romeno também alinhou com Tiago, César Prates, Phil Babb, Hélder Rosário, Rui Jorge, Diogo, Paulo Bento, Luís Filipe, Sá Pinto, Rodrigo Tello e João Vieira Pinto.

A estratégia do jogo


Em campo notava-se o desgaste físico, ainda assim, o Sporting só jogava no meio-campo adversário. Boloni foi para campo sem um sistema tático definido, dando liberdade total aos jogadores para encontrarem as suas posições. O primeiro golo só surgiu aos 22 minutos, quando André Cruz marcou de livre direto ao atirar para o canto superior direito.

O segundo golo verde e branco aconteceu aos 26 minutos do encontro. Desta vez, o responsável por ampliar a vantagem foi Rodrigo Tello, que colocou a bola de muito longe, bem atrás da grande área adversária. O Sporting fez o 2-0 e, ao que parece, não tirou o pé do acelerador.

Ainda na primeira parte, João Vieira Pinto fez o terceiro para os leões. O avançado, que tinha reforçado o Sporting depois de deixar o Benfica, recebeu um cruzamento do lado esquerdo da ala verde e branca e teve tempo de receber e empurrar a bola para o fundo das redes da baliza defendida pelo guardião de Rio Maior.

Os últimos golos da goleada

Na segunda parte, os leões baixaram ainda mais o ritmo, mas Ricardo Quaresma, logo aos 47 minutos, marcou o último golo verde e branco com um remate forte a curta distância. Até ao final da partida, o Sporting não fez mais nada e até sofreu um golo. A equipa de Rio Maior conseguiu marcar de livre, por intermédio de Carlos Ferreira. 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting derrota Benfica e fica mais perto da final da Taça de Portugal
Wiki Leonino

Sporting derrota Benfica e fica mais perto da final da Taça de Portugal

07 Jul 2025 | 15:09

Icon Comentário0
Sporting perde campeonato frente ao Porto com penálti escandaloso
Wiki Leonino

Sporting perde campeonato frente ao Porto com penálti escandaloso

03 Jul 2025 | 08:31

Icon Comentário0
Sporting sofre pesada goleada do Porto e falha final da Taça de Portugal
Wiki Leonino

Sporting sofre pesada goleada do Porto e falha final da Taça de Portugal

02 Jul 2025 | 08:32

Icon Comentário0