
Futebol
Conrad Harder ausente do Sporting - Moreirense devido a atraso da FPF! Proença metido ao barulho
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Miguel Sousa Tavares - useiro e vezeiro em dedicar o seu tempo a escrever sobre o Sporting - acredita que o sucesso verde e branco só se deve a Viktor Gyokeres, rebaixando o trabalho de Rui Borges em Alvalade, visto qualificar ser treinador dos leões como uma "das funções mais fáceis de desempenhar em Portugal", desde a chegada do sueco.
"O nosso campeonato, entretanto e atualmente, distingue-se de todos os outros pelo facto de ter um jogador que sozinho, desequilibra todo o campeonato. Falo, obviamente, de Viktor Gyokeres, com quem já todos os adjetivos foram esgotados e de quem se diz que este será o último ano entre nós. Não é que o Sporting não tenha outros belíssimos jogadores, como Trincão, Pote, Hjulmand ou Quenda – também ele já com data de partida em 26", disse, ao jornal Record.
No entanto, admite que "Gyokeres é um caso absolutamente à parte, de alguém que parece desmentir a máxima de que o futebol é um jogo coletivo". O adepto do Porto, questiona "quantas e quantas vezes é que não resolveu os jogos sozinho, quantas vezes não tirou a equipa de apuros com as suas cavalgadas solitárias terminadas com remates sem piedade?", admitindo que "das funções mais fáceis de desempenhar em Portugal, atualmente, ser treinador do Sporting é a primeira de todas", uma vez que "trata-se de alinhar com Gyokeres e mais dez e está dada a tática".
"Não vale a pena queimar os neurónios a pensar nem recorrer àqueles tablets em que os treinadores gostam de mostrar aos jogadores que vão entrar em jogo qual é a tática (mesmo quando se jogam os últimos minutos e eles, obviamente, nem liguem para o que lhes estão a dizer)", atirou.
Para terminar, Sousa Tavares afirma que "para a história irá ficar um Sporting de Gyokeres e um Sporting pós-Gyokeres. Até lá não há muito que a concorrência possa fazer", lamentando que o seu clube tenha ficado "inevitavelmente para trás nestes dois anos do fenómeno sueco em competição", enquanto que "o Benfica empenha anéis e dedos para tentar, pelo menos, manter-se na luta".
Confira alguns dos melhores golos de Viktor Gyokeres, ao serviço do Sporting:
Jogador internacional pela seleção portuguesa esteve de fora dos relvados durante muitos meses, mas está de volta e com direito a horas extra
|
O Sporting entrou em campo na passada sexta feira, dia 18 de abril, para defrontar a formação do Moreirense, em partida a contar para a 30ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Pote foi um dos destaques da noite, e no final do jogo ficou mais algum tempo no relvado de Alvalade, a fazer sprints.
O Sporting venceu o Moreirense por 3-1, numa partida que teve um ingrediente especial: o regresso de Pedro Gonçalves a Alvalade. Foram mais de cinco meses sem Pote entrar em campo na casa do leão, e o médio voltou, finalmente, a jogar pelo Sporting em Lisboa.
Relembre-se que Pote estava sem competir desde 10 de novembro, dia em que os leões visitaram o Braga para o campeonato. Mais de cinco meses sem competir e sem sentir o carinho dos adeptos do Sporting, algo que voltou a acontecer na passada sexta feira, dia de jogo dos verdes e brancos contra o Moreirense.
Depois de já ter jogado escassos minutos nos Açores, contra o Santa Clara, Pote foi lançado aos 68 minutos da partida contra o Moreirense. Entrou para jogar pouco mais do que 22 minutos, mas foi recebido com a ovação da noite de um Estádio de Alvalade praticamente cheio para ajudar o Sporting na luta pelo bicampeonato.
Já depois do apito final do árbitro, Pote não abandonou o relvado com o resto da equipa. O médio do Sporting ficou, sozinho, a fazer sprints no relvado do Estádio de Alvalade - exercícios que pretendem ajudar a recuperação física e fortalecimento muscular do jogador que está, agora, de volta ao plantel verde e branco para ajudar a equipa na reta final da temporada.
Jogador que passou por Alvalade, mas acabou por não continuar no Clube, fez tento monumental na visita dos Minhotos ao reduto dos dragões
|
O Porto venceu o Famalicão, por 2-1. O golo dos Minhotos foi marcado por Pedro Bondo, antigo jogador do Sporting, num cruzamento bastante afastado da baliza de Diogo Costa, que acabou por tomar uma trajetória de baliza e bater o internacional português.
O momento ocorreu aos 82 minutos, quando os comandados de Hugo Oliveira estavam a perder por 2-0, com dois golos e Rodrigo Mora. Apesar de ainda ter reduzido e controlado o que restava do encontro, o Famalicão não conseguiu 'roubar' pontos ao Porto.
Pedro Bondo passou pelo Sporting por empréstimo e, aquando da sua estadia em Alvalade, a SAD, liderada por Frederico Varandas tentou que o jogador continuasse com a Listada verde e branca, mas sem sucesso. Os leões tentaram o prolongar o empréstimo, mas nova cedência foi recusada pelo Petro de Luanda.
O valor exigido foi considerado excessivo pela Direção do Sporting, pelo passe de um jogador que apesar de promissor, não foi além da equipa B dos leões, nunca tendo tido qualquer oportunidade no plantel principal do Sporting, na altura treinado por Ruben Amorim.
Em 2023/24, Pedro Bondo foi um dos destaques da equipa B do Sporting. O atleta alinhou em 23 jogos, sendo titular em 21 ocasiões e disputado a totalidade do encontro em 19 partidas. Ao longo dos 1.947 minutos em campo, o lateral fez um golo e assistiu os companheiros numa ocasião.
Veja o golo de Pedro Bondo:
Jogador internacional pela seleção do Japão tem estado impedido de dar o seu contributo à equipa verde e branca nas últimas semanas
|
Hidemasa Morita voltou a ser ausência na equipa do Sporting na partida da última sexta feira, dia 18 de abril, contra o Moreirense. O médio não pode ajudar a equipa devido a lesão, mas parece ter deixado muitas esperanças nos adeptos leoninos através de uma mensagem publicada nas redes sociais.
O médio nipónico foi obrigado a assistir o jogo da bancada devido a alguns condicionamentos físicos que o têm incomodado desde a pausa das seleções, quando esteve ao serviço do Japão. Viu os colegas vencer, e no final da partida escreveu o seguinte nas suas páginas pessoais das redes sociais:
"Vê-los faz-me querer voltar aos relvado rapidamente, especialmente em Alvalade. Acredito que vou lá estar em breve para dar o meu melhor", escreveu Hidemasa Morita, jogador que chegou aos leões proveniente do Santa Clara.
Uma mensagem que deixa os adeptos do Sporting cheios de esperança em relação a um regresso célere de Hidemasa Morita. O jogador é muito útil à formação de Rui Borges, que certamente gostaria de contar com o nipónico neste reta final da temporada, até porque, de momento, não tem nenhum médio como o camisola 5 dos leões disponível no plantel. Falou, até, disso, em conferência de imprensa depois do último jogo.
"Morita está para breve, é muito dia a dia. Acredito que para o Boavista estará, para o Rio Ave não sei (...) Ando com Debast e Hjulmand e não tenho mais médios. Também queria ter com mais chegada, mas onde estão? Não há milagres", atirou Rui Borges, no final do Sporting - Moreirense.