Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Jogadores

Vitorino Bastos: Tricampeão pelo Sporting que foi adjunto de Inácio, Bölöni e Fernando Santos

Com a Listada verde e branca, antigo futebolista realizou 181 encontros e conquistou sete importantes títulos para os leões

Em 10 temporadas pela equipa principal do Sporting, Vitorino Bastos ergueu três Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e uma Supertaça
Em 10 temporadas pela equipa principal do Sporting, Vitorino Bastos ergueu três Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e uma Supertaça

  |

Icon Comentário0

Vitorino Bastos - que foi homenageado pelos leões em 2013 - nasceu a 4 de Julho de 1950, em Lisboa. O português foi um histórico defesa do Sporting, que fez 10 temporadas ao serviço da equipa principal. Durante esse período, o craque conquistou três Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal (uma delas em 1973) e uma Supertaça. 


Os primeiros passos


O defesa fez formação no Sporting, onde começou a jogar com 14 anos de idade. Vitorino Bastos sempre mostrou muita qualidade e, em 1968, fez parte da Seleção Nacional de juniores que participou no Torneio Internacional da UEFA, realizado em França. O craque gostava de jogar no centro do eixo defensivo pela superioridade física que conseguia demonstrar frente a qualquer adversário.


Vitorino Bastos estreou-se pela equipa principal verde e branca a 1 de janeiro de 1969, quando só tinha 18 anos. Nessa partida, o Sporting venceu o Atlético por 4-2, numa partida a contar para o Campeonato Nacional. Apesar de um primeiro jogo promissor, o craque jogou pouco nos seus anos iniciais em Alvalade, chegando a ser emprestado ao Farense.

O defesa só se tornou presença regular dos leões em 1972/73, temporada que passou a ter mais minutos em campo. Nesta época, Vitorino Bastos ajudou o Sporting a vencer a Taça de Portugal. No ano seguinte, o atleta já se tinha consolidado como titular, então fez parte da equipa que venceu a quarta dobradinha da história do Clube.


A ida para Espanha e o regresso a Portugal

Em 1975, Vitorino Bastos transferiu-se para o Zaragoza, clube espanhol. Por lá, o defesa fez três temporadas, numa altura que era difícil jogar fora, tendo em conta as limitações na utilização de jogadores estrangeiros. O defesa voltou para o Sporting em 1978 e levou o leão ao peito durante mais cinco épocas, as três primeiras ainda como titular indiscutível.

Os números pelos leões

Nestes anos, Vitorino Bastos ergueu mais dois Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. O craque saiu do Sporting final da temporada 1982/83, quando já tinha 33 anos e somava 186 partidas ao serviço da primeira equipa dos leões, com apenas um golo. Posteriormente, o defesa atuou pelo Marítimo e Barreirense, antes de terminar a sua carreira, e passar a ser treinador.

Como treinador, Vitorino Bastos destacou-se pelo Alverca, equipa que levou à Segunda Divisão de Honra. Mais tarde, foi técnico dos juniores e adjunto do Sporting, integrando as equipas técnicas de Augusto Inácio, Laszlo Bölöni e Fernando Santos. Para além disso, o antigo futebolista ainda fez parte do Departamento de Recrutamento de jogadores do Clube, mas acabou por morrer a 30 de maio de 2006, com 55 anos, vítima de doença prolongada.


Wiki Leonino

Arthur Gomes: do golo épico frente ao Tottenham à saída pela porta pequena do Sporting

Extremo brasileiro esteve apenas uma temporada no Clube de Alvalade, mas marcou os adeptos verdes e brancos devido ao remate certeiro diante dos ingleses

Ao serviço do Sporting, Arthur Gomes marcou quatro golos e fez três assistências, num total de 38 encontros, mas momento marcante foi frente ao Tottenham
Ao serviço do Sporting, Arthur Gomes marcou quatro golos e fez três assistências, num total de 38 encontros, mas momento marcante foi frente ao Tottenham

  |

Icon Comentário0

Arthur Gomes nasceu a 3 de julho de 1998, na Uberlândia, em Minas Gerais, no Brasil. O extremo - que atualmente representa outro conjunto europeu - esteve apenas um ano no Sporting e, apesar de não ter conquistado qualquer títulos pelo Clube de Alvalade, escreveu um momento épico diante do Tottenham, na Liga dos Campeões, marcando o golo do triunfo nos minutos finais do encontro.


Os primeiros passos


Arthur Gomes é mais um dos inúmeros craques formados no Santos, conjunto brasileiro. O extremo destacou-se desde muito novo, tendo até representado a seleção jovem canarinha que participou no Mundial de sub-17, disputado em 2015, no Chile. O atleta dava nas vistas por ser muito rápido e fortíssimo no um para um, características essas que lhe valeram a estreia pela equipa principal do Santos, em novembro de 2016, quando tinha apenas 18 anos de idade. 


Durante os dois anos seguintes, Arthur Gomes ganhou o seu espaço no plantel principal do Santos, mas as coisas haveriam de mudar. Jorge Sampaoli, técnico argentino, chegou ao emblema brasileiro e o extremo perdeu o seu espaço, acabando por ser emprestado ao Chapecoense, em abril de 2019. No novo clube, o atleta fez uma temporada razoável, apontando quatro golos em 30 jogos. 

O salto para a Europa


Nos anos seguintes, e depois de um curto regresso ao Santos, Arthur Gomes voltou a ser emprestado, em 2021, mas agora, para o Atlético Goianiense. Após quatro golos e três assistências em 28 partidas, o extremo partiu para a Europa, sendo reforço do Estoril e demonstrando as suas qualidades.

Em Portugal, Arthur Gomes deu logo nas vistas. O craque conquistou a titularidade no Estoril, onde voltou a mostrar a sua habilidade no um para um. Depois de uma temporada positiva (dois golos e quatro assistências em 29 encontros), o extremo despertou o interesse do Sporting, Clube que reforçou em agosto de 2022.

A chegada aos leões

A SAD leonina pagou 2,5 milhões pelo passe de Arthur Gomes ao Estoril Praia, valor que podia ter chegado aos 4 milhões, mediante o cumprimento de determinados objetivos individuais. O craque assinou um vínculo de quatro épocas, com uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros. 

A verdade é que Arthur Gomes ficou apenas um ano no Sporting e, apesar de não ter conquistado títulos, apontou quatro golos e três assistências em 38 partidas. O brasileiro será sempre recordado pelo golaço que marcou numa vitória frente ao Tottenham, por 2-0, numa partida a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões de 2022/23. 

Apesar de ter sido útil para os leões, Arthur Gomes nunca se afirmou como titular. Em julho de 2023, o extremo regressou ao Brasil para reforçar o Cruzeiro, que pagou 3 milhões de euros pelo seu passe. Em 2024, o brasileiro assinou pelo Dínamo de Moscovo, da Rússia, pela mesma verba que o craque tinha rendido ao Sporting.

Confira, abaixo, todos os golos de Arthur Gomes no Sporting:


Wiki Leonino

Adolfo Mourão: Um dos maiores goleadores da história do Sporting

Avançado tornou-se numa das figuras mais especiais da história do Clube, após marcar inúmeros golos com a Listada verde e branca

Em 16 épocas ao serviço do Sporting, Adolfo Mourão conquistou 17 títulos, disputou 348 jogos oficiais e apontou 176 golos
Em 16 épocas ao serviço do Sporting, Adolfo Mourão conquistou 17 títulos, disputou 348 jogos oficiais e apontou 176 golos

  |

Icon Comentário0

Adolfo Mourão - que é o segundo melhor marcador dos leões frente ao Benfica - nasceu no dia 29 de junho de 1912, em Algés. Pelo Sporting, o português conquistou 10 Campeonatos de Lisboa, três Campeonatos de Portugal, dois Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e a Taça Império. O craque fez 16 temporadas de leão ao peito, nas quais disputou 348 jogos e apontou 176 golos.


Os primeiros passos


O avançado português, ainda quando era muito jovem, começou a jogar futebol no Carcavelos. Adolfo Mourão tinha 14 anos e falsificava a sua idade para poder jogar na 1.ª categoria do futebol nacional. O craque foi descoberto por António SImões, dirigente leonino, através de uma partida, alheia ao seu clube, que foi disputada em Lisboa.


A chegada aos leões

Adolfo mourão estreou-se pelo Sporting no dia 17 de fevereiro de 1929, numa altura em que o Clube passava por uma remodelação do seu plantel. O craque afirmou-se como titular indiscutível da equipa com apenas 16 anos. O avançado caracterizava-se por ser um jogador completo, que preferia atuar pelo lado direito do ataque.


Apesar da sua preferência, o craque jogava também no lado esquerdo, no centro e, por vezes, até mesmo no meio-campo, por conta da sua disponibilidade física e inteligência dentro das quatro linhas. Adolfo Mourão tornou-se num dos maiores goleadores na história do Sporting ao marcar 176 golos em 348 jogos oficiais.

O extremo português fez parte da grande linha de ataque que antecedeu os 'Cinco Violinos', ao lado de Pireza, Peyroteo, Soeiro e João Cruz. Em 16 temporadas ao serviço do Sporting, Adolfo Mourão conquistou dez Campeonatos de Lisboa, três Campeonatos de Portugal, dois Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e a Taça Império.

Adolfo Mourão, durante a sua carreira, revelou uma apetência especial para marcar golos ao Benfica, o eterno rival. O craque português apontou 18 remates certeiros em partidas frente aos encarnados. Para além do brulhante percurso pelos leões, o avançado foi 15 vezes internacional pela seleção das quinas.

Um 'adeus' em grande

O avançado português despediu-se dos relvados, aos 32 anos, com a conquista da Taça Império pelo Sporting. O troféu foi criado para o jogo de inauguração do Estádio Nacional do Jamor. Já muito tempo após terminar a carreira, Adolfo Mourão foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Saudade, em 1977. A 14 de julho de 1981, o craque morreu com 69 anos de idade.


Wiki Leonino

Pedro Gonçalves: Tricampeão pelo Sporting que chegou de Vidago para o maior de Portugal

Desde que chegou ao Clube de Alvalade, Pote tem encantado os adeptos leoninos, levando já quase uma centena de golos pelos leões

Em cinco temporadas pelo Sporting, Pote já conquistou três Campeonatos Nacionais, duas Taças da Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça
Em cinco temporadas pelo Sporting, Pote já conquistou três Campeonatos Nacionais, duas Taças da Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça

  |

Icon Comentário0

Pedro António Pereira Gonçalves, mais conhecido como ‘Pote’, nasceu 28 de junho de 1998, em Vidago. Após cinco temporadas ao serviço do Sporting, o médio goleador português já conquistou três Campeonatos Nacionais, duas Taças da Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, tendo feito balançar as redes adversárias em quase uma centena de vezes.


O início ainda muito jovem


Pedro Gonçalves - que deve renovar em breve - deu os primeiros passos no futebol pela equipa de infantis do Vidago, passando depois a representar o Chaves durante duas temporadas. Em 2010, ainda como sub-13, o médio transferiu-se para o Braga, clube minhoto onde esteve durante mais cinco anos da sua formação.


Em agosto de 2015, enquanto junior, Pedro Gonçalves foi recrutado pelo Valência. O craque passou duas épocas nos morcegos de Espanha e, posteriormente, em 2017/18, transferiu-se para o Wolverhampton, conjunto britânico. Foi em Inglaterra que Pote se estreou no escalão sénior, em 2018/19, apesar de ter sido opção preferencial para a equipa de sub-23 dos lobos.

Em julho de 2019, o Famalicão avançou para a contratação de Pedro Gonçalves e as coisas não podiam ter corrido melhor. A equipa recém promovida foi a grande sensação do Campeonato Nacional nessa temporada e Pote, que se tornou numa das revelações da época, consolidou-se como o grande patrão dos minhotos.


Pote é leão!

O ano inesquecível protagonizado pelo craque valeu-lhe uma transferência no ano seguinte. Pote chega ao Sporting em 2020, assinando um vínculo de cinco épocas. A SAD leonina pagou 6,5 milhões de euros pelo passe do médio, com o Famalicão a ficar com 50% de uma futura venda.

Pedro Gonçalves não podia ter aproveitado a oportunidade de melhor forma. A jogar numa posição mais avançada do campo, o médio tornou-se o melhor marcador do Sporting na sua primeira época de leão ao peito. Além disso, com Ruben Amorim no comando técnico, o Clube de Alvalade voltou a conquistar títulos, triunfando na Taça da Liga e no tão desejado Campeonato Nacional.

Apesar de nas duas temporadas seguintes ter vencido 'apenas' a Supertaça e a Taça da Liga, Pedro Gonçalves continuou a ter bons desempenhos. Em 2023/24, Pote, e o Sportinguistas, voltou a ter muitos motivos para sorrir, com a conquista do Campeonato Nacional. As coisas só tinham tendência para melhorar, já que, em 2024/25, mesmo tendo atravessado um longo período por lesão, o internacional português não só conquistou o bicampeonato, como ainda contribuiu para a dobradinha.

Após cinco temporadas ao serviço do Sporting, Pedro Gonçalves conquistou três Campeonatos Nacionais, duas Taças da Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Pelo leões, o médio goleador já apontou 82 remates certeiros e fez 49 assistências em 198 partidas oficiais, números impressionantes. Apesar de alguns rumores que apontam para uma possível saída do internacional português, o craque deverá permanecer no plantel verde e branco em 2025/26.

*Atualizado a 28 de junho de 2025


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Brenda Pérez: Craque que deixou adeptos do Sporting rendidos à sua magia
Wiki Leonino

Brenda Pérez: Craque que deixou adeptos do Sporting rendidos à sua magia

 

Icon Comentário0
Cardinal: Craque que pelo Sporting ganhou tudo o que havia para ganhar
Wiki Leonino

Cardinal: Craque que pelo Sporting ganhou tudo o que havia para ganhar

 

Icon Comentário0
Miguel Angulo: Ficou abaixo das expetativas e acabou a pendurar chuteiras no Sporting
Wiki Leonino

Miguel Angulo: Ficou abaixo das expetativas e acabou a pendurar chuteiras no Sporting

 

Icon Comentário0