Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

ORDEM DE DESPEJO DAS CLAQUES: SAIBA TUDO

Quem é o dono do espaço? Claques estão legais ou ilegais? Polícia pode intervir ou não? O que pode o Clube fazer? O Leonino e a jurista Soraia Quarenta contam-lhe tudo

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

17 Set 2020 | 15:00 |

Icon Comentário0

Depois da ordem de despejo, o que pode acontecer? Esta é uma das perguntas mais feitas nos últimos dias, no que diz respeito à notificação recebida pela Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI no passado dia 13 de setembro (LER AQUI). Soraia Quarenta, advogada e Sportinguista, explica, num exclusivo Leonino, qual pode ser o futuro desta situação.


“Na prática, nada. Foi realizada uma interpelação formal que poderá ou não ser acatada. Caso não se verifique a saída, terão de ser acionados os competentes meios judiciais”, começou por explicar, no caso de as duas claques não abandonarem as suas sedes, uma vez que a carta registada surgiu do Sporting CP e ainda não se trata de um caso judicial.


De forma a entender que mais o Clube de Alvalade pode fazer para levar a sua avante, a advogada foi clara: é preciso, de uma vez por todas, perceber a quem pertence o espaço que os grupos organizados de adeptos (GOA) ocupam.


“Em primeiro lugar, importa aferir quem é o legítimo proprietário ou possuidor do espaço, pois só esse terá legitimidade para reivindicar os espaços. Em qualquer dos casos, não existindo um contrato de arrendamento ou outro título válido para que as claques estejam nos espaços, restará ao legítimo proprietário ou possuidor dos mesmos intentar uma ação de reivindicação da posse, para que os ocupantes saiam, mediante ordem judicial. Caso existam algum tipo de contrato de arrendamento, terá de ser através de uma ação de despejo. De qualquer das formas, passará sempre pelo recurso aos tribunais, não tendo as autoridades policiais qualquer legitimidade ou poder para retirar de lá quem quer que seja, uma vez que se trata de matéria civil e não penal”, continuou.

Ainda assim, torna-se importante referir, mais uma vez, que as claques apenas foram consideradas ilegais pelo Clube, algo que não existe, pois não foi nada ilícito apontado a nenhuma delas. Além disso, as mesmas continuam a ser registadas como associações.


“As claques apenas foram consideradas "ilegais" pelo próprio Clube, sendo que o termo ilegal até tem uma utilização imprópria. Não existe tal coisa como uma claque ilegal, uma vez que nada de ilícito foi feito pelas mesmas. O que existe é uma obrigatoriedade de registo como Associação das mesmas que, se continuar a ser cumprido, manterá as claques em plena regularidade. Desde que cumpram com os requisitos exigidos para que se tenham como GOA (registo como associação, registo junto do IPDJ e registo atualizado dos seus membros), as claques estarão dentro da legalidade, apenas lhe tendo sido retirados os apoios pelo Clube, o que, por si só, não lhes determina qualquer tipo de irregularidade”, indicou.

Para terminar, Soraia Quarenta voltou a relembrar tudo o que está em causa nesta situação: “De uma forma geral, o que está em causa é isto. O crucial é também saber quem é o real proprietário do espaço pois fala-se que os mesmos são da Câmara e não do Sporting CP, mas que esta, algures já depois das primeiras tentativas de retirada das claques, fez um acordo de cedência dos espaços ao Sporting CP. Não se sabendo se o mesmo é verdade ou não, era importante tentar perceber se realmente aconteceu, em que moldes foi feito esse acordo e se os ocupantes do espaço, à data devidamente autorizados ou, pelo menos, tolerados, foram informados dessa cedência. Só assim se poderia aferir concretamente da legitimidade das pretensões de cada uma das partes envolvidas”, concluiu.


Clube

Escândalo no Benfica! Rui Costa arguido em novo processo

Transferência de vários milhares de euros do Lokomotiv Moscovo para as contas bancárias dos encarnados estão na mira das autoridades

Foram transferidos milhares de euros provenientes do Lokomotiv para o Benfica; Rui Costa envolvido em novo processo
Foram transferidos milhares de euros provenientes do Lokomotiv para o Benfica; Rui Costa envolvido em novo processo

07 Out 2025 | 15:40 |

Icon Comentário0

Rui Costa, presidente do Benfica - que levou resposta à letra de Frederico Varandas - foi constituído arguido por um negócio feito com um emblema russo. Em causa estão 70 mil euros relacionados com a venda de Germán Conti. Dinheiro veio do Lokomotiv de Moscovo, algo que as regras europeias não permitem.


Germán Conti não foi um jogador propriamente marcante no Benfica. Em 2018 saiu do Colón rumo a Lisboa, mas só ficou uma época no plantel do Benfica. Jogou 12 vezes, com duas participações na equipa B e 10 jogos pela equipa principal. Ainda marcou um golo.


No ano seguinte, 2019, começou uma série de empréstimos, até que foi vendido ao Lokomotiv Moscovo no início de 2023. E o que coloca o jogador na história, nem é essa transferência para um clube russo; é a transferência seguinte, ainda em 2023, dos russos para o Racing.


A TVI/CNN Portugal avança que 76.021 euros foram transferidos do Lokomotiv para o Benfica. Isto na altura em que já tinha começado a guerra na Ucrânia – e já tinham começado as sanções contra a Rússia. Ou seja, esse valor, vindo de Moscovo, seria uma violação das medidas restritivas aprovadas pela Organização das Nações Unidas e pela União Europeia contra a Rússia.

Às suspeitas da violação das medidas restritivas aprovadas pela Organização das Nações Unidas e/ou pela União Europeia, o Ministério Público (MP) junta a suspeita de crime de branqueamento de capitais, embora o dinheiro em causa tenha seguido diretamente da conta do clube russo para a conta do Benfica, no BCP, sem qualquer intermediário ou dissimulação.



Clube

Sondagem diz que quase metade dos lisboetas são do Sporting e menos de um terço é do Benfica

Pitagórica mediu a intenção de voto dos lisboetas para as eleições autárquicas, mas também avaliou preferências clubísticas dos cidadãos

À pergunta "qual é o clube de futebol de que se sente mais próximo", quase metade dos inquiridos afirmou ser do Sporting; Menos de um terço é do Benfica
À pergunta "qual é o clube de futebol de que se sente mais próximo", quase metade dos inquiridos afirmou ser do Sporting; Menos de um terço é do Benfica

06 Out 2025 | 17:11 |

Icon Comentário0

Uma sondagem da Pitagórica mediu a intenção de voto dos lisboetas para as eleições autárquicas, mas também avaliou o estilo de vida e as preferências dos cidadãos de Lisboa a vários níveis, entre os quais o clubístico. O Sporting é o clube da maioria dos 'alfacinhas'


À pergunta "qual é o clube de futebol de que se sente mais próximo", 48% dos inquiridos afirmaram ser do Sporting, com apenas 30% mais perto do Benfica e 5% do Porto. Há ainda 15% que responderam que não ligam a futebol. São os homens que fazem pender mais a balança para Alvalade, visto que 58% dizem ser do Sporting e 27% do Benfica. As mulheres estão mais divididas, dado que 38% preferem os leões e 32% as águias.


Os cidadão mais novos tendem a ser mais próximos do Clube de Alvalade e os mais velhos do Benfica. O emblema encarnado apenas reúne a maioria das preferências na faixa etária entre os 55 e os 64 anos. Em Lisboa, o Porto reúne mais adeptos entre os 45 e os 54 anos, ainda que só alcance aqui os 8% e continue longe dos rivais da capital.


Ainda no estilo de vida e preferências dos cidadãos, a sondagem da Pitagórica concluiu que 55% pratica desporto com regularidade e 45% admite não o fazer. Os homens e os mais novos são os que praticam mais, sendo que os lisboetas com maiores rendimentos também são os que têm melhores índices de prática desportiva.

Neste momento, após o empate com o Braga, os comandados de Rui Borges têm agora 19 pontos e estão no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto é primeiro classificado com 22. Por outro lado, o Benfica está no terceiro posto com 17 pontos conquistados.



Clube

Conhecidos resultados da Assembleia Geral do Sporting

João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Clube de Alvalade, congratulou-se pelos números apresentados

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

05 Out 2025 | 21:44 |

Icon Comentário0

João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Sporting, anunciou, aos microfones do canal oficial do Clube, no intervalo da partida entre os leões e o Braga (1-1), que foi aprovado, com uma percentagem de 93,5%, o Relatório e Contas 2024/25 apresentado pela Direção, liderada por Frederico Varandas.


O presidente da MAG congratulou-se pelos resultados apresentados, salientando o bom momento que o clube vive em termos desportivos e financeiros, anunciando que marcaram presença na AG 1.670 sócios votantes, que corresponderam a 9.871 votos. Palma referiu ainda o momento de paz e união se vive no Sporting, recordando a pequena percentagem de votos contra, brancos e nulos.


J. Palma: "A percentagem a favor foi de 93,5%"


"A Assembleia Geral apurou 1.670 sócios votantes, a que corresponderam 9.871 votos. Quer em termos de sócios, quer em termos de votos, a percentagem a favor foi de 93,5%. Portanto, a proposta do Conselho Diretivo do Relatório e Contas do ano de 1 de Julho de 2024 a 30 de Junho de 2025 foi aprovada por esta larga maioria de Associados", começou por anunciar o dirigente, felicitando de seguida o Conselho Diretivo pelo "excelente resultado".

"Queria sublinhar o momento de união que o Sporting Clube de Portugal vive. Foi, ainda, um número significativo de votantes, tendo em conta o histórico de pessoas que por norma participam nas Assembleias Gerais. Nesse sentido, foi uma boa votação, com números expressivos. Tirando os votos nulos e os brancos, que também houve alguns, houve de facto muito poucos votantes contra", sublinhou ainda, fazendo depois uma leitura destes resultados.


J. Palma: "O Sporting está unido, a viver uma fase fantástica, reconhecida por todos"

"Significa que o Sporting está unido, a viver uma fase fantástica, reconhecida por todos. Quer no futebol masculino sénior, porque ganhámos, fomos bicampeões Nacionais e estamos a bater-nos pelo tricampeonato, como o Presidente Frederico Varandas sublinhou há dias, mas também nas modalidades, onde temos obtido grandes resultados. Portanto, a Mesa da Assembleia Geral queria sublinhar o grande momento que o Clube vive, sobretudo com as perspectivas de afirmação do Sporting como a maior potência nacional", concluiu.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Conhecidos resultados da Assembleia Geral da SAD do Sporting
Clube

Conhecidos resultados da Assembleia Geral da SAD do Sporting

03 Out 2025 | 23:29

Icon Comentário0
Movimento Hoje e Sempre acredita que Sócios tinham de ser ouvidos antes de decisão do Sporting
Clube

Movimento Hoje e Sempre acredita que Sócios tinham de ser ouvidos antes de decisão do Sporting

03 Out 2025 | 12:49

Icon Comentário0
Bronca! Frederico Varandas tem explicações a fazer aos Sócios do Sporting
Clube

Bronca! Frederico Varandas tem explicações a fazer aos Sócios do Sporting

01 Out 2025 | 20:26

Icon Comentário0