Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

VARANDAS PÕE CARLOS VIEIRA ‘FORA DE JOGO’

Frederico Varandas não quer o ex-vice-Presidente como adversário nas próximas eleições. Ideia foi transmitida por José Ribeiro no início da semana. Leonino falou em exclusivo com Carlos Vieira

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

“Os elementos deste Conselho Diretivo, desde o Presidente ao último vogal, só merecem o meu desprezo a partir do momento em que elaboraram um plano mesquinho para impedir o ex-vice-Presidente Carlos Vieira de se candidatar. Como? Após terminar o período de suspensão que lhe foi imposto pelo CFeD, Carlos Vieira procurou regularizar o pagamento das quotas, uma vez que na condição de suspenso não lho foi permito fazer (ao contrário do que se verificou noutros casos de um passado recente). Mas, entretanto, outros Sócios igualmente suspensos (José Quintela e Rui Caeiro) puderam fazê-lo”. quem o escreveu foi José Ribeiro, na sua rubrica Bancada Nova, no Leonino (LER AQUI).


Desde o momento da publicação deste artigo, nesta segunda-feira (12 de outubro), muitas foram as questões colocadas pelos Sportinguistas sobre esta situação e até mesmo as formalidades que Carlos Vieira tomou devido ao sucedido. Em declarações exclusivas ao Leonino, o antigo vice-Presidente do Clube de Alvalade defendeu a sua posição.


“O facto é que, quando deixei de estar suspenso – fui suspenso em dois processos disciplinares – em março de 2020, fui tentar pagar as minhas quotas do período em que estive suspenso. Os meus colegas que tinham estado também suspensos, Rui Caeiro, José Quintela e Luís Gestas, conseguiram pagar as quotas em atraso porque o solicitaram ou porque pagam automaticamente na medida em que tinham débitos diretos ativos. Quando quis pagar disseram-me que não o poderia fazer e que os meus colegas tinham pago indevidamente por um erro do sistema e que, portanto, veriam os pagamentos que tinham feito transferidos para datas futuras, o que sucedeu”, começou por explicar.


Cartas de ‘desamor’

“Contestei isso e enviei cartas a pedir que me deixassem pagar. Basicamente, foi rejeitado. Na minha opinião, porque para poder ser candidato a órgãos sociais tenho de ter os últimos cinco anos imediatamente anteriores de quotas pagas, o que não sucede se só comecei a pagar em março de 2020”, lembrou ainda, antes de realçar que o mesmo foi tratado de forma diferente com outros Associados do Clube. “Ao que parece, alguns Sócios que foram suspensos quando eu era membro do CD puderam sempre pagar as quotas e ficaram só impedidos de votar e participar em AG’s. Dizem-me que relativamente a esses processos também estão a retirar os pagamentos por eles feitos e a creditarem meses vincendos”, disse.


Devido à resposta dada pelos serviços do Clube, depois de muita insistência, ficou escrito num dos e-mails que “cumulativamente, o período em questão não conta para antiguidade” e que “finda a suspensão, reinicia-se o normal processo de pagamento de quotas”. Assim, Carlos Vieira optou por enviar várias cartas ao Conselho Diretivo (CD), endereçadas a Frederico Varandas, com o assunto “Direito à informação”.

“Dirigi já diversos pedidos de informação, quer aos serviços, quer a órgãos estatutários do Clube, com a finalidade de saber por que razão não é aceite o pagamento, que insistentemente tenho procurado fazer, de quotas minhas em atraso, referentes ao período de julho de 2018 a março de 2020”, pode ler-se na carta de Carlos Vieira, enviada a 25 de maio de 2020.

Muitas das cartas ficaram sem resposta, tendo levado o anterior vice-Presidente a fazer o pedido de “que de uma vez por todas ponha (Frederico Varandas) fim a esta barreira de silêncio e me informe, de modo claro e fundamentado, sobre as razões que levam a não permitirem o cumprimento do meu dever de pagar as quotas que se encontram em dívida”, além de ter informado que daria conhecimento deste pedido “ao Presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting Clube de Portugal”.

Veredito dado em Alvalade

Por parte do Clube, e depois de insistência, a resposta surgiu a 10 de agosto de 2020, na qual é confirmada a informação anteriormente transmitida pelos serviços, depois de a questão ter, também, sido submetida ao Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting CP.

“A sanção de suspensão de Sócio faz suspender toda a panóplia de direitos/deveres primários dos Sócios relacionados com a atividade social e sua execução (vg. participação na vida social do Clube, direito de votação, direito de eleição, poder/dever de pagamento de quotas, antiguidade)” e que “o direito à antiguidade cessa a sua contagem aquando da aplicação da pena de suspensão, pelo que a antiguidade cessa a sua contagem aquando do início do cumprimento da sanção e só retoma com a sua cessação, criando-se um hiato enquanto for cumprida a pena”, terminado assim a carta do Conselho Diretivo, que remete para uma consulta ao Conselho Fiscal e Disciplinar. Acontece que, para Carlos Vieira, não compete ao CFeD emitir qualquer opinião sobre o assunto, porque os estatutos não o preveem, sendo matéria da competência única do Conselho Diretivo.

De acordo com informações que chegaram ao Leonino, dentro do CFeD a questão não é pacífica, estando Baltazar Pinto a decidir sem o apoio colegial dos seus colegas de órgão social.


Clube

BRONCA EM ALVALADE: CLAQUES DO SPORTING PREPARAM-SE PARA SER DESPEJADAS

Notícia está a valer bastante polémica nas redes sociais e já mereceu comentário de várias partes

Claques afetas ao Sporting serão notificadas esta segunda-feira, dia 29 de julho
Claques afetas ao Sporting serão notificadas esta segunda-feira, dia 29 de julho

  |

Icon Comentário0

As claques afetas ao Sporting serão notificadas, no decorrer desta segunda-feira, dia 29 de julho, para serem despejadas das suas sedes. Ao longo das últimas horas, já foram várias as reações à notícia, destacando-se António Cebola, vice-presidente da Juventude Leonina.


"Somos Campeões, as claques não tem protocolo e seja onde for o apoio é incrível sempre pelo Sporting. Uma época brilhante a começar para ganharmos o Bicampeonato e amanhã infelizmente a Direção do Lema União cria o caos no Universo Leonino. Tenham vergonha 🐀", escreveu na plataforma X.


Ao que parece, a justificação para esta notificação que chegará aos grupos de adeptos dos leões prende-se com a necessidade de realização de obras na escadaria do Estádio José Alvalade, numa altura em que o diferendo entre a Direção, liderada por Frederico Varandas, e as claques do Sporting se mantém.


De resto, também Fernando Tavares Pereira, antigo candidato à Presidência do Clube de Alvalade, acabou por comentar o tema através das suas redes sociais: "Quem gosta disto, não será que todos somos Sportinguistas, por isso eu digo, as regras devem começar no Concelho Diretivo, claques, núcleos assim como em todos os intervenientes. Isto não tem qualquer justificação, regras venham elas. Tem que haver direitos e deveres para todos. Viva o Sporting", pode ler-se.

Vale lembrar que o Sporting iniciou uma ação judicial contra o Directivo Ultras XXI (DUXXI) e a Juventude Leonina (Juve Leo), em outubro de 2020. Em junho deste ano, havia dado entrada com o processo, com o objetivo de despejar os dois grupos organizados de adeptos das sedes ocupadas por ambas, anexas ao Estádio José Alvalade e que os dirigentes do Sporting exigiram, por duas vezes, que as claques desocupassem os referidos espaços antes de avançarem com a ação judicial.


Confira aqui um dos momentos de apoio dos adeptos do Sporting:



Clube

INACREDITÁVEL! UEFA 'CHUTA PARA CANTO' O SPORTING E DESTACA BENFICA E PORTO NO RANKING

Clube de Alvalade ficou posições abaixo dos eternos rivais, que ocuparam o top 15

Sporting fica a olhar para cima para o Benfica e Porto em novo ranking da UEFA
Sporting fica a olhar para cima para o Benfica e Porto em novo ranking da UEFA

  |

Icon Comentário0

A UEFA atualizou o ranking de clubes e o Sporting surge abaixo do top 15. O Clube de Alvalade viu os rivais, Porto e Benfica, a ocupar lugares superiores da lista. 


Com os dragões a serem a equipa portuguesa melhor posicionada (estando em 12.º lugar), o Sporting é colocado na 35.ª posição, vendo o Benfica a ficar no 15.º posto. Dos rivais mais diretos, apenas o Braga posicionou-se abaixo do emblema verde e branco (ocupam o 43.º lugar). 


O Manchester City lidera a tabela, ficando acima do Real Madrid, que está em segundo lugar, e do Bayern Munique, que fecha o pódio. Nas primeiras 10 posições, ainda podemos encontrar o Liverpool, a Roma, o PSG, o Villarreal, o Borussia Dortmund, o Chelsea e o Inter. 


Neste sentido, o Clube de Alvalade não está incluído nos primeiros 20 clubes mencionados pelo ranking da UEFA. É importante referir que, relativamente à temporada passada e a competições do mesmo organismo, o Sporting começou na Liga Europa. Nessa prova, a turma de Rúben Amorim caiu diante da Atalanta (vencedora da competição) na fase dos oitavos de final. 

Respetivamente à época que se avizinha, o Sporting vai disputar a Liga dos Campeões. Ao conquistar o título nacional de 2023/2024, a Listada verde e branca garantiu o acesso à prova milionária. O rival Benfica vai, também, competir na mesma competição europeia. 


Confira aqui a lista dos primeiros 20 clubes do ranking da UEFA:




Clube

VICE-PRESIDENTE DE BRUNO CARVALHO ELOGIA COLEGAS DE DIREÇÃO, MAS ‘DESTRÓI’ O ANTIGO PRESIDENTE – PARTE II

Carlos Vieira, Rui Caeiro, José Quintela e Luís Gestas com nota elevada, em contraste com avaliação muito negativa que faz do ex-líder do Sporting

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Esta é a segunda parte do artigo. Saiba tudo o que Vicente Moura disse sobre Bruno de Carvalho: Leia mais AQUI. No livro ‘Crónica Olímpica’, apresentado esta quarta-feira, 9 de novembro, Vicente Moura dispara forte sobre Bruno de Carvalho, ao mesmo tempo que deixa elogiosas palavras a alguns membros da Direção com quem privou mais de perto. Mentiroso, sem carater, demagogo e populista são alguns dos ‘mimos’ com que o antigo líder do Comité Olímpico Português utiliza para descrever a pessoa que presidiu à Direção da qual fez parte durante cinco anos. (continuação)

Bruno de Carvalho: "Confiava inteiramente no seu discernimento"
“Trabalhador incansável, confiava inteiramente no seu discernimento e capacidade de exercer o poder, desvalorizando em parte, preocupações organizativas, e, totalmente as opiniões dos que o acompanhavam nos órgãos sociais”. “Quando o resultado nos era adverso (nas modalidades), o Presidente evidenciava grande desconforto e, findo o jogo, sem mais, abandonava o pavilhão”. “À medida que que ele (Bruno de Carvalho) se tornava popular e mediático, ia acentuando as suas relações diretas com setores organizados de adeptos, Sócios ou simpatizantes do Clube, em detrimento dos laços com que os que se encontravam próximos dele”. “Bruno Carvalho, enquanto Presidente do Clube, infelizmente, tanto para ele como para o Sporting, trocou as virtudes da discussão plural e democrática dos assuntos (…) pela decisão autocrática das questões”. “No decorrer do segundo mandato, ficou patente que as algumas das suas opções careciam de serenidade e maior ponderação”.
"O seu discurso iniciou o declínio que conduziu à sua destituição"
“O seu discurso (na noite da reeleição) iniciou o declínio que conduziu à sua destituição e ao seu desprestígio pessoal”. “Bruno de carvalho continuou a evidenciar a sua incompreensão acerca das dificuldades que caracterizam o desporto”. “A impressão que se tinha do seu comportamento era que o que verdadeiramente mais lhe importava no resultado positivo era a possibilidade de ele extrair prestígio e benefícios”. “A irresponsabilidade e demagogia com que conduzia os assuntos do Sporting, a que se associava uma incapacidade de ler os sinais que continuamente lhe chegavam da opinião pública e de um conjunto cada vez mais alargado de Sócios, fizeram com que não só eu, mas vários outros destacados sportinguistas tivéssemos passado a considerar prejudicial a sua permanência no Clube”.
“Bruno Carvalho reduziu a cinzas tudo o que construíra”
“Acometido de vertigens populistas e autoritárias, sem se dar conta, abriu a caixa de Pandora, que o levaria à catástrofe”. “A história que me contara no início do primeiro processo eleitoral (…) era uma enorme mentira. Bruno de Carvalho não só mentiu quando me referiu os presumíveis investidores russos (Saiba mais AQUI), como iludiu, de uma forma geral, o conjunto dos seus apoiantes. Esta circunstância, por si só, diz muito do seu caráter”. “Nem todos os indivíduos estão à altura da responsabilidade do exercício dessa autoridade e que, a partir do momento em que deixam de acatar as normais legais e a moral, a confundem com autoritarismo. O apego do individuo a um cargo não pode fazê-lo esquecer das restrições que naturalmente estão associadas ao seu exercício”.
“Bruno de Carvalho usou a sua imagem pública em proveito próprio”
“Entre o que Bruno de Carvalho afirmava e a forma como se comportava, tanto no Clube como na sua vida privada, evidenciava-se uma substancial diferença”.


Fotografia de Sporting




envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


COMO ASSIM? CONSELHO DE DISCIPLINA 'IGNORA' AGRESSÕES DE LUÍS GONÇALVES A DIRIGENTE DO SPORTING
Clube

COMO ASSIM? CONSELHO DE DISCIPLINA 'IGNORA' AGRESSÕES DE LUÍS GONÇALVES A DIRIGENTE DO SPORTING

 

Icon Comentário0
SPORTING NÃO DEIXA PASSAR UMA! CAMPEÕES NACIONAIS MARCAM PRESENÇA PELA PRIMEIRA VEZ EM EVENTO NACIONAL
Clube

SPORTING NÃO DEIXA PASSAR UMA! CAMPEÕES NACIONAIS MARCAM PRESENÇA PELA PRIMEIRA VEZ EM EVENTO NACIONAL

 

Icon Comentário0
OBRAS A TODO O VAPOR! CONSTRUÇÃO MONSTRUOSA PERTO DO ESTÁDIO DO SPORTING JÁ ESTÁ A ACONTECER,
Clube

OBRAS A TODO O VAPOR! CONSTRUÇÃO MONSTRUOSA PERTO DO ESTÁDIO DO SPORTING JÁ ESTÁ A ACONTECER,

 

Icon Comentário0