Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

ANTIGOS CANDIDATOS RESPONSABILIZAM VARANDAS

Em declarações exclusivas ao Leonino, Carlos Vieira e Fernando Tavares Pereira apontam o dedo a Frederico Varandas pelos maus resultados e não colocam de parte o cenário de eleições antecipadas

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Carlos Vieira e Fernando Tavares Pereira não têm dúvidas de que Frederico Varandas é o grande responsável pelo mau desempenho da equipa de futebol dos leões na temporada que agora terminou. Em declarações exclusivas ao Leonino, os antigos candidatos à presidência do Clube não colocam de parte um cenário de eleições antecipadas e apelam a uma reflexão por parte dos atuais Órgãos Sociais.


“Foi uma época horrível. Não há razões que expliquem esta situação que não sejam a falta de competência no processo de escolha das pessoas e da responsabilização de toda a estrutura. Foi, de facto, um ano terrível”, afirmou Carlos Vieira. O Vice-Presidente com o pelouro das finanças entre 2013 e 2018 não tem dúvidas sobre a quem devem ser acartadas as culpas: “Do ponto de vista prático, a responsabilidade é de quem assumiu a pasta do futebol, ou seja, o Presidente do Sporting CP e dos colegas de escola que levou consigo. Lembre-se que Frederico Varandas chegou a afirmar que, para ele, o futebol seria fácil, fácil”.


Fernando Tavares Pereira considerou que, no que diz respeito a resultados e até à credibilidade do próprio Clube, os leões estão “praticamente como nunca estiveram”, destacando que o Sporting CP “nunca pode ter quatro ou cinco treinadores numa só temporada” e que “este tipo de decisões demonstram o devaneio e a falta de responsabilidade das pessoas em causa”. Tavares Pereira destacou ainda a falta de humildade dos atuais responsáveis verdes e brancos: “O que falta, e acredito que continuará a ser assim, é a falta de humildade. Quando não dominamos uma determinada área, temos de procurar quem o saiba fazer”.


Varandas deve refletir

Quanto a um possível cenário de eleições antecipadas, Carlos Vieira afirmou que “essa leitura tem de ser feita por parte dos dirigentes, que poderão, ou não, colocar o seu lugar à disposição”, mas deixou uma sugestão ao atual Conselho Diretivo: “Esta Direção deveria, pelo menos, fazer uma auscultação aos Sócios. No limite, poderia apresentar uma moção de confiança, como acontece no nosso sistema democrático. A partir daí, poderia tomar uma decisão com base nos resultados dessa moção”.


Por sua vez, Fernando Tavares Pereira defende que, “por norma, os mandatos são para chegar ao fim”, mas, no contexto atual, disse acreditar que “não estão reunidas condições para que tal aconteça”. Neste sentido, o quinto classificado, com 0,9% dos votos, nas eleições de 2018, afirmou que “deveria ser a própria direção a assumir que não tem condições para continuar no Clube”.

Vieira e Tavares Pereira contra o I-voting

Por fim, relativamente à implementação do I-Voting no Sporting CP, Carlos Vieira e Fernando Tavares Pereira acreditam que, para já, existem alternativas mais vantajosas para o Clube, nomeadamente com a inclusão dos Núcleos em todo o processo.

“Sou completamente a favor do I-Voting assim que for aceite na República Portuguesa. Quando for entendido que há um mecanismo seguro que possa ser utilizado nas eleições em Portugal, acho perfeitamente normal que esse processo seja transmissível para as outras entidades”, referiu Carlos Vieira, que, em 2018, não levou a sua candidatura até ao fim dado ter-lhe sido aplicado uma período de suspensão de Sócio pelo Conselho Fiscal e Disciplinar. Por sua vez, Fernando Tavares Pereira afirmou que “nesta fase, o I-voting não é bom para o Sporting CP. Acredito que se deviam valorizar as forças vivas que o Clube tem, como por exemplo os Núcleos”.

 

Nota aos Leitores:

Ao longo do dia de ontem, quarta-feira, o Leonino contactou João Benedito e José Maria Ricciardi para obter uma reação dos mesmos ao atual estado do Clube.

No caso do segundo candidato mais votado (36,84%) nas últimas eleições do Sporting CP, Benedito optou, para já, por ficar em silêncio.

Quanto a José Maria Ricciardi, que ficou em terceiro lugar, com 14,55%, no último ato eleitoral do Clube, não foi possível, até ao momento, obter qualquer resposta.


Clube

SPORTING GARANTE 'CONTRATAÇÃO' E FAZ ANÚNCIO NAS REDES SOCIAIS (COM IMAGEM)

Clube de Alvalade revelou nome com uma publicação e adeptos já reagiram

Sporting anunciou nova 'contratação' com adeptos a reagir
Sporting anunciou nova 'contratação' com adeptos a reagir

  |

Icon Comentário0

O Sporting recorreu às redes sociais para anunciar uma 'nova contratação'. Numa brincadeira, o emblema de Frederico Varandas deu as boas-vindas ao artista musical Matuê através de uma publicação. 


"Do palco do Sudoeste para Alvalade 🎶 Bem-vindo ao reino do Leão, @matue30 💚", escreveram os leões, mostrando dois registos fotográficos do cantor com uma camisola com o nome do mesmo na parte de trás ao lado do troféu do Campeonato Nacional. 


Os adeptos do Sporting não tardaram a entrar na brincadeira, reagindo ao 'novo reforço' com comentários na publicação. "Contratação incrível" e "Pode jogar a ponta de lança?" são algumas das mensagens que se pode ler na caixa de comentários da partilha. 


Recorde-se que o Sporting entrou com todo o gás na Liga Portugal Betclic. A turma de Rúben Amorim deu o pontapé de saída no Campeonato Nacional com a receção ao Rio Ave, triunfando por 3-1, com golos de Pote e Viktor Gyokeres.

O Clube de Alvalade já segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com três pontos e vai lutar pela conquista do título. O último bicampeonato do Clube de Alvalade aconteceu nas temporadas de 1952/53 e 1953/54.


O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo fim de semana frente ao Nacional, em jogo relativo à segunda jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma insular jogar-se-á no Funchal no próximo sábado, dia 17 de agosto, às 18h00.

No Meo Sudoeste, Matuê atuou com a camisola de Matheus Nunes. Confira a publicação e veja um excerto do concerto:



Clube

BRONCA EM ALVALADE: CLAQUES DO SPORTING PREPARAM-SE PARA SER DESPEJADAS

Notícia está a valer bastante polémica nas redes sociais e já mereceu comentário de várias partes

Claques afetas ao Sporting serão notificadas esta segunda-feira, dia 29 de julho
Claques afetas ao Sporting serão notificadas esta segunda-feira, dia 29 de julho

  |

Icon Comentário0

As claques afetas ao Sporting serão notificadas, no decorrer desta segunda-feira, dia 29 de julho, para serem despejadas das suas sedes. Ao longo das últimas horas, já foram várias as reações à notícia, destacando-se António Cebola, vice-presidente da Juventude Leonina.


"Somos Campeões, as claques não tem protocolo e seja onde for o apoio é incrível sempre pelo Sporting. Uma época brilhante a começar para ganharmos o Bicampeonato e amanhã infelizmente a Direção do Lema União cria o caos no Universo Leonino. Tenham vergonha 🐀", escreveu na plataforma X.


Ao que parece, a justificação para esta notificação que chegará aos grupos de adeptos dos leões prende-se com a necessidade de realização de obras na escadaria do Estádio José Alvalade, numa altura em que o diferendo entre a Direção, liderada por Frederico Varandas, e as claques do Sporting se mantém.


De resto, também Fernando Tavares Pereira, antigo candidato à Presidência do Clube de Alvalade, acabou por comentar o tema através das suas redes sociais: "Quem gosta disto, não será que todos somos Sportinguistas, por isso eu digo, as regras devem começar no Concelho Diretivo, claques, núcleos assim como em todos os intervenientes. Isto não tem qualquer justificação, regras venham elas. Tem que haver direitos e deveres para todos. Viva o Sporting", pode ler-se.

Vale lembrar que o Sporting iniciou uma ação judicial contra o Directivo Ultras XXI (DUXXI) e a Juventude Leonina (Juve Leo), em outubro de 2020. Em junho deste ano, havia dado entrada com o processo, com o objetivo de despejar os dois grupos organizados de adeptos das sedes ocupadas por ambas, anexas ao Estádio José Alvalade e que os dirigentes do Sporting exigiram, por duas vezes, que as claques desocupassem os referidos espaços antes de avançarem com a ação judicial.


Confira aqui um dos momentos de apoio dos adeptos do Sporting:



Clube

VICE-PRESIDENTE DE BRUNO CARVALHO ELOGIA COLEGAS DE DIREÇÃO, MAS ‘DESTRÓI’ O ANTIGO PRESIDENTE – PARTE II

Carlos Vieira, Rui Caeiro, José Quintela e Luís Gestas com nota elevada, em contraste com avaliação muito negativa que faz do ex-líder do Sporting

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Esta é a segunda parte do artigo. Saiba tudo o que Vicente Moura disse sobre Bruno de Carvalho: Leia mais AQUI. No livro ‘Crónica Olímpica’, apresentado esta quarta-feira, 9 de novembro, Vicente Moura dispara forte sobre Bruno de Carvalho, ao mesmo tempo que deixa elogiosas palavras a alguns membros da Direção com quem privou mais de perto. Mentiroso, sem carater, demagogo e populista são alguns dos ‘mimos’ com que o antigo líder do Comité Olímpico Português utiliza para descrever a pessoa que presidiu à Direção da qual fez parte durante cinco anos. (continuação)

Bruno de Carvalho: "Confiava inteiramente no seu discernimento"
“Trabalhador incansável, confiava inteiramente no seu discernimento e capacidade de exercer o poder, desvalorizando em parte, preocupações organizativas, e, totalmente as opiniões dos que o acompanhavam nos órgãos sociais”. “Quando o resultado nos era adverso (nas modalidades), o Presidente evidenciava grande desconforto e, findo o jogo, sem mais, abandonava o pavilhão”. “À medida que que ele (Bruno de Carvalho) se tornava popular e mediático, ia acentuando as suas relações diretas com setores organizados de adeptos, Sócios ou simpatizantes do Clube, em detrimento dos laços com que os que se encontravam próximos dele”. “Bruno Carvalho, enquanto Presidente do Clube, infelizmente, tanto para ele como para o Sporting, trocou as virtudes da discussão plural e democrática dos assuntos (…) pela decisão autocrática das questões”. “No decorrer do segundo mandato, ficou patente que as algumas das suas opções careciam de serenidade e maior ponderação”.
"O seu discurso iniciou o declínio que conduziu à sua destituição"
“O seu discurso (na noite da reeleição) iniciou o declínio que conduziu à sua destituição e ao seu desprestígio pessoal”. “Bruno de carvalho continuou a evidenciar a sua incompreensão acerca das dificuldades que caracterizam o desporto”. “A impressão que se tinha do seu comportamento era que o que verdadeiramente mais lhe importava no resultado positivo era a possibilidade de ele extrair prestígio e benefícios”. “A irresponsabilidade e demagogia com que conduzia os assuntos do Sporting, a que se associava uma incapacidade de ler os sinais que continuamente lhe chegavam da opinião pública e de um conjunto cada vez mais alargado de Sócios, fizeram com que não só eu, mas vários outros destacados sportinguistas tivéssemos passado a considerar prejudicial a sua permanência no Clube”.
“Bruno Carvalho reduziu a cinzas tudo o que construíra”
“Acometido de vertigens populistas e autoritárias, sem se dar conta, abriu a caixa de Pandora, que o levaria à catástrofe”. “A história que me contara no início do primeiro processo eleitoral (…) era uma enorme mentira. Bruno de Carvalho não só mentiu quando me referiu os presumíveis investidores russos (Saiba mais AQUI), como iludiu, de uma forma geral, o conjunto dos seus apoiantes. Esta circunstância, por si só, diz muito do seu caráter”. “Nem todos os indivíduos estão à altura da responsabilidade do exercício dessa autoridade e que, a partir do momento em que deixam de acatar as normais legais e a moral, a confundem com autoritarismo. O apego do individuo a um cargo não pode fazê-lo esquecer das restrições que naturalmente estão associadas ao seu exercício”.
“Bruno de Carvalho usou a sua imagem pública em proveito próprio”
“Entre o que Bruno de Carvalho afirmava e a forma como se comportava, tanto no Clube como na sua vida privada, evidenciava-se uma substancial diferença”.


Fotografia de Sporting




envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


INACREDITÁVEL! UEFA 'CHUTA PARA CANTO' O SPORTING E DESTACA BENFICA E PORTO NO RANKING
Clube

INACREDITÁVEL! UEFA 'CHUTA PARA CANTO' O SPORTING E DESTACA BENFICA E PORTO NO RANKING

 

Icon Comentário0
COMO ASSIM? CONSELHO DE DISCIPLINA 'IGNORA' AGRESSÕES DE LUÍS GONÇALVES A DIRIGENTE DO SPORTING
Clube

COMO ASSIM? CONSELHO DE DISCIPLINA 'IGNORA' AGRESSÕES DE LUÍS GONÇALVES A DIRIGENTE DO SPORTING

 

Icon Comentário0
SPORTING NÃO DEIXA PASSAR UMA! CAMPEÕES NACIONAIS MARCAM PRESENÇA PELA PRIMEIRA VEZ EM EVENTO NACIONAL
Clube

SPORTING NÃO DEIXA PASSAR UMA! CAMPEÕES NACIONAIS MARCAM PRESENÇA PELA PRIMEIRA VEZ EM EVENTO NACIONAL

 

Icon Comentário0