Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

ANTIGOS CANDIDATOS RESPONSABILIZAM VARANDAS

Em declarações exclusivas ao Leonino, Carlos Vieira e Fernando Tavares Pereira apontam o dedo a Frederico Varandas pelos maus resultados e não colocam de parte o cenário de eleições antecipadas

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

30 Jul 2020 | 11:24 |

Icon Comentário0

Carlos Vieira e Fernando Tavares Pereira não têm dúvidas de que Frederico Varandas é o grande responsável pelo mau desempenho da equipa de futebol dos leões na temporada que agora terminou. Em declarações exclusivas ao Leonino, os antigos candidatos à presidência do Clube não colocam de parte um cenário de eleições antecipadas e apelam a uma reflexão por parte dos atuais Órgãos Sociais.


“Foi uma época horrível. Não há razões que expliquem esta situação que não sejam a falta de competência no processo de escolha das pessoas e da responsabilização de toda a estrutura. Foi, de facto, um ano terrível”, afirmou Carlos Vieira. O Vice-Presidente com o pelouro das finanças entre 2013 e 2018 não tem dúvidas sobre a quem devem ser acartadas as culpas: “Do ponto de vista prático, a responsabilidade é de quem assumiu a pasta do futebol, ou seja, o Presidente do Sporting CP e dos colegas de escola que levou consigo. Lembre-se que Frederico Varandas chegou a afirmar que, para ele, o futebol seria fácil, fácil”.


Fernando Tavares Pereira considerou que, no que diz respeito a resultados e até à credibilidade do próprio Clube, os leões estão “praticamente como nunca estiveram”, destacando que o Sporting CP “nunca pode ter quatro ou cinco treinadores numa só temporada” e que “este tipo de decisões demonstram o devaneio e a falta de responsabilidade das pessoas em causa”. Tavares Pereira destacou ainda a falta de humildade dos atuais responsáveis verdes e brancos: “O que falta, e acredito que continuará a ser assim, é a falta de humildade. Quando não dominamos uma determinada área, temos de procurar quem o saiba fazer”.


Varandas deve refletir

Quanto a um possível cenário de eleições antecipadas, Carlos Vieira afirmou que “essa leitura tem de ser feita por parte dos dirigentes, que poderão, ou não, colocar o seu lugar à disposição”, mas deixou uma sugestão ao atual Conselho Diretivo: “Esta Direção deveria, pelo menos, fazer uma auscultação aos Sócios. No limite, poderia apresentar uma moção de confiança, como acontece no nosso sistema democrático. A partir daí, poderia tomar uma decisão com base nos resultados dessa moção”.


Por sua vez, Fernando Tavares Pereira defende que, “por norma, os mandatos são para chegar ao fim”, mas, no contexto atual, disse acreditar que “não estão reunidas condições para que tal aconteça”. Neste sentido, o quinto classificado, com 0,9% dos votos, nas eleições de 2018, afirmou que “deveria ser a própria direção a assumir que não tem condições para continuar no Clube”.

Vieira e Tavares Pereira contra o I-voting

Por fim, relativamente à implementação do I-Voting no Sporting CP, Carlos Vieira e Fernando Tavares Pereira acreditam que, para já, existem alternativas mais vantajosas para o Clube, nomeadamente com a inclusão dos Núcleos em todo o processo.

“Sou completamente a favor do I-Voting assim que for aceite na República Portuguesa. Quando for entendido que há um mecanismo seguro que possa ser utilizado nas eleições em Portugal, acho perfeitamente normal que esse processo seja transmissível para as outras entidades”, referiu Carlos Vieira, que, em 2018, não levou a sua candidatura até ao fim dado ter-lhe sido aplicado uma período de suspensão de Sócio pelo Conselho Fiscal e Disciplinar. Por sua vez, Fernando Tavares Pereira afirmou que “nesta fase, o I-voting não é bom para o Sporting CP. Acredito que se deviam valorizar as forças vivas que o Clube tem, como por exemplo os Núcleos”.

 

Nota aos Leitores:

Ao longo do dia de ontem, quarta-feira, o Leonino contactou João Benedito e José Maria Ricciardi para obter uma reação dos mesmos ao atual estado do Clube.

No caso do segundo candidato mais votado (36,84%) nas últimas eleições do Sporting CP, Benedito optou, para já, por ficar em silêncio.

Quanto a José Maria Ricciardi, que ficou em terceiro lugar, com 14,55%, no último ato eleitoral do Clube, não foi possível, até ao momento, obter qualquer resposta.


Clube

Início da venda de bilhetes para o Sporting - Porto: Conheça todos os critérios

Pupilos de Rui Borges e Francesco Farioli entram em campo no próximo dia 30 de agosto em partida a contar para a quarta jornada da Liga Portugal

Foram anunciados os critérios de venda de bilhetes para o Sporting - Porto; Jogo está marcado para o próximo sábado
Foram anunciados os critérios de venda de bilhetes para o Sporting - Porto; Jogo está marcado para o próximo sábado

27 Ago 2025 | 09:34 |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou que a venda dos bilhetes para o jogo com o Porto vai iniciar esta quarta-feira, dia 27 de agosto. O confronto entre os pupilos de Rui Borges e Francesco Farioli está marcado para o próximo sábado, dia 30 de agosto, às 20h30 e promete esgotar o renovado Estádio de Alvalade.


Segundo as informações avançadas pelos meios de comunicação do Clube, Sócios há 75 anos ou mais e/ou com Lion Seats sem Gamebox serão os primeiros a ter acesso aos bilhetes, a partir desta quarta-feira das 18h00 às 19h59. Seguem-se Sócios há 50 anos ou mais das 20h às 23h59, Sócios há mais de 40 anos a partir da meia noite de quinta-feira até às 11h59, Sócios há 30 anos ou mais quinta-feira das 12h00 às 15h59, Sócios há 20 anos ou mais quinta-feira das 16h às 19h59, Sócios há 10 anos ou mais quinta-feira das 20h às 23h59.


Caso continuem a existir bilhetes após todas estas fases de prioridade, segue-se a venda para para todos os Sócios há 5 ou mais anos na sexta-feira, dia 29 de agosto, das meia noite às 11h59, Sócios há um ano ou mais das 12h às 15h59. A última fase está marcada para esse mesmo dia, a partir das 16h e estará destinada a todos os associados.


Vale mencionar que Sporting e Porto chegaram a um acordo que permite que os adeptos visitantes tenham acesso a bilhetes mais baratos nas deslocações ao Estádio de Alvalade e ao Estádio do Dragão. Desta forma, os adeptos azuis e brancos que se deslocaram ao reduto verde e branco irão pagar 25€, ao invés dos habituais 31€.

Relembrar que Sporting e Porto se vão defrontar na quarta jornada da Liga Portugal Betclic, depois de ambas as equipas somarem três vitórias em três jogos no campeonato nacional. Os leões são primeiros, devido à diferença de golos, mas são perseguidos de perto pelo conjunto azul e branco, que segue na segunda posição



Clube

Oficial! Paulo Sérgio chega a acordo com o Sporting

Clubes assinaram um protocolo na área da formação, mais uma parceria que se enquadra na estratégia de expansão e consolidação dos leões

Paulo Sérgio chega a acordo com o Sporting e destacou a estratégia que vem sendo a ser seguida pelo emblema verde e branco
Paulo Sérgio chega a acordo com o Sporting e destacou a estratégia que vem sendo a ser seguida pelo emblema verde e branco

23 Ago 2025 | 13:57 |

Icon Comentário0

É oficial. O Sporting assinou um protocolo de cooperação com o Frielas, uma parceria que se enquadra na estratégia de expansão e consolidação da formação verde e branca. O co-director-geral da Academia Cristiano Ronaldo, Paulo Gomes, rubricou o documento com Paulo Sérgio, dirigente do clube do concelho de Loures, e destacou a estratégia seguida pelos leões.


Paulo Gomes: "Queremos ajudá-los a crescer e a desenvolver a sua formação"


"Tem uma história de muitos anos com jogadores que passaram pela sua formação. Queremos ajudá-los a crescer e a desenvolver a sua formação, dando formação aos técnicos e trabalhar em conjunto com o clube para que sejam uma referência ainda maior no concelho e no distrito de Lisboa", disse aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.


O dirigente explicou que o pretendido é "alargar a base de recrutamento e a formação para captar os melhores talentos do concelho de Loures para o Frielas, para que depois possam passar para o Sporting". Paulo Gomes mostrou-se feliz pelo acordo alcançado.

Paulo Gomes: "O Frielas dá-nos garantias de que vamos desenvolver o jogador como homem"


"Temos aspectos comuns na parte desportiva e, também, na parte social e humana. O Frielas dá-nos garantias de que vamos desenvolver o jogador como homem, passando os valores do Sporting e a identidade que queremos. Queremos trabalhar no Frielas como trabalhamos na nossa Academia", acrescentou.

Já Paulo Sérgio também garantiu estar "feliz e orgulhoso por fazer este protocolo com o Sporting". "Estamos bastante contentes. Tem tudo para correr bem para os dois clubes. (...) Queremos ter muito mais miúdos a jogar à bola e, também, que a qualidade suba no Frielas. Agora, de certeza que vamos angariar muito mais atletas", referiu. Recentemente, os leões também assinaram um protocolo com o Ranhados, emblema do distrito de Viseu.

Na última partida, os juniores leoninos derrotaram o Mafra:


Clube

Última hora! Quinta camisola da temporada do Sporting tem tons de... (Vídeo)

Clube de Alvalade voltou a anunciar mais um equipamento, numa cor nunca antes utilizada para representar o emblema verde e branco

Sporting anunciou o seu quinto equipamento para a temporada; Nova camisola chega em tom nunca antes utilizado
Sporting anunciou o seu quinto equipamento para a temporada; Nova camisola chega em tom nunca antes utilizado

20 Ago 2025 | 10:43 |

Icon Comentário0

O Sporting apresentou o seu quinto equipamento para a temporada 2025/26. Desta vez, o tom escolhido foi um azul esverdeado, fazendo relembrar os tons de água tão associados à estação de verão. A nova camisola foi apresentada através de um vídeo, em que a estrela foi Zeno Debast.


Chegou o novo terceiro equipamento do Sporting Clube de Portugal - leve como o verão. Uma cor inesperada, vibrante, que respira ousadia. Um padrão que percorre o tecido como a energia que move cada leão em campo”, escreveu o Clube de Alvalade através dos seus meios de comunicação oficial”.


Para além de uma pequena descrição do novo equipamento, o Sporting também mencionou todo os pontos de venda em que os seus adeptos podem encontrar o kit disponível, como a Loja Verde online, Loja Verde do Estádio José Alvalade, Colombo e Almada Forum e nos Kioskes presentes no Vasco da Gama, Ubbo e Cascais Shopping.


Vale a pena recordar que as camisolas produzidas pela Nike, desde que a marca passou a ser a fornecedora de equipamento desportivo, têm sido criticadas pelos adeptos verdes e brancos, que acusam a marca de reutilizar designs para vários clubes. O último exemplo destas críticas foram os kits alusivos à calçada portuguesa, que também estão a ser utilizados pelo Friburgo.

Apelidado como o terceiro equipamento,este acaba por ser o quinto kit apresentado pelo Sporting para a temporada 2025/26. A este, juntam-se o principal (Listada verde e branca), away (preto refletor) e as duas alternativas (branca; preta e verde da calçada portuguesa).


Confira o vídeo de apresentação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Sporting anuncia compra importante para o projeto de Frederico Varandas
Clube

Oficial! Sporting anuncia compra importante para o projeto de Frederico Varandas

13 Ago 2025 | 17:24

Icon Comentário0
Oficial: Sporting anuncia renovação de última hora no plantel principal
Clube

Oficial: Sporting anuncia renovação de última hora no plantel principal

08 Ago 2025 | 16:30

Icon Comentário0
Casa Pia marca momento grande na história do Sporting! Saiba tudo
Clube

Casa Pia marca momento grande na história do Sporting! Saiba tudo

05 Ago 2025 | 18:00

Icon Comentário0