
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Vítor Pinto mostrou-se insatisfeito com as grandes penalidades que atualmente são assinaladas na Liga Portugal Betclic. O subdiretor do jornal Record fala em "penaltizinhos” que caem em sorte a Sporting, bem como a Benfica e Porto, e refere que, no passado, determinados lances não seriam vistos como infração, queixando-se das quedas dos jogadores nas grandes áreas adversárias.
De acordo com os dados apresentados, os dois principais candidatos ao título, Sporting (13 penáltis assinalados) - um dos quais frente ao Estrela da Amadora - e Benfica (12), somam 25 penáltis entre eles, o que contrasta com os restantes 16 clubes, que têm uma média de apenas 4 por equipa. Vítor Pinto aponta que este aumento de penáltis tende a beneficiar apenas alguns.
Além disso, Pinto faz referência ao facto dos jogadores já perceberam que o simples gesto de se queixar ou de simular uma queda pode ser suficiente para que um penálti seja assinalado "Os jogadores já estão a perceber que, ao mínimo toque, caem e só têm de queixar-se ou desfalecer para que o castigo máximo seja sancionado pelo árbitro ou VAR", afirma. Este tipo de comportamento tem alimentado a ideia de que o futebol português está a caminhar novamente para uma "era dos penáltis fofinhos", onde o futebol técnico e as jogadas fluídas ficam em segundo plano face a decisões rápidas e, por vezes, questionáveis.
A polémica não se limita ao campo, mas atinge também os bastidores da Federação Portuguesa de Futebol. Vítor Pinto destaca uma declaração de Fernando Gomes, que acusou Pedro Proença, de estar a "destruir um legado de 13 anos". Para Pinto, a reação de Gomes é uma tentativa clara de marcar posição contra o que considera ser uma falta de coerência nas decisões da arbitragem.
A situação torna-se ainda mais delicada no contexto da luta pelo título. O Sporting, com 65 pontos, lidera a competição, seguido de perto pelo Benfica (62 pontos), que tem menos um jogo, enquanto Porto e Braga ocupam o 3.º e 4.º lugares, com 56 pontos. O subdiretor afirma que é importante encontrar um equilíbrio nas decisões de arbitragem para evitar repetir erros do passado onde vários penáltis eram assinalados de maneira incorreta.
Antigo jogador do emblema inglês diz ser um fã do pupilo de Rui Borges e convidou Rio Ferdinand a assistir ao vivo às performances do titular dos leões
|
Nani encheu Viktor Gyokeres de elogios. O antigo internacional português foi o mais recente convidado do podcast 'Rio Ferdinand Presents' e, entre vários temas abordados, o ex-jogador do Clube de Alvalade diz que o goleador sueco seria um grande reforço para o Manchester United.
"Nos últimos jogos que vi dele está muito mais maduro. Está a usar as suas qualidades nos momentos certos. Não está a desperdiçar energia. Agora controla o jogo para a equipa, está a marcar e dar assistências. É um jogador de Premier League, confia em mim", começou por referir.
Nani refere que o pupilo de Rui Borges evoluiu desde que chegou a Alvalade: "Há um ano diria que não, porque os defesas da Premier iriam 'comê-lo'. Ele só queria correr com a bola. Ele joga com a cabeça e é muito forte. Quando joguei contra ele, choquei e parecia uma pedra", revelou.
O campeão europeu pela seleção Nacional recomenda que os responsáveis do Man United avancem para a compra do avançado de 26 anos: "Adorava vê-lo no Manchester United porque precisamos de jogadores. Se ele puder ir para lá e fizer o mesmo que faz em Portugal, ficaria contente. Porque se ele não marcar, dá assistências. É muito poderoso e pode correr 90 minutos com a mesma velocidade", disse.
Rio Ferdinand foi ainda convidado a ver Viktor Gyokeres - que está na mira de um clube espanhol - jogar ao vivo na Liga portuguesa: "Tens de vir a Portugal ver quão forte ele é. E quando recebe de costas e roda... meu Deus. Ninguém o pára", afirmou o antigo futebolista. O sueco é o jogador mais valioso do campeonato português, avaliado em 75 milhões de euros.
Atlético de Madrid, clube da capital espanhola, procura colmatar a possível saída de uma das referências do plantel e olha para jogador leonino
|
O Atlético de Madrid quer pescar no Sporting para levar Viktor Gyokeres (que voltou a ser decisivo no último jogo) já no próximo mercado de verão, altura em que o mercado de transferências volta a abrir. O emblema colchonero já se encontra a preparar a próxima temporada e tem um nome forte na lista.
O clube da capital espanhola procura colmatar a possível saída de Antoine Griezmann, sendo o sueco um dos nomes apontados como possível substituto. Benjamin Šeško, avançado dos alemães do Leipzig, é outro dos futebolistas em cima da mesa para reforçar o plantel de Diego Simeone.
"O Atlético de Madrid entrou na corrida para contratar Viktor Gyokeres e Benjamin Šeško. O clube quer que um deles jogue ao lado de Julián Alvarez na equipa de Diego Simeone. Arsenal, Chelsea e Manchester United também estão na caça pelos atacantes", pode ler-se no 'El Nacional".
No entanto, a contratação do goleador do Sporting não se avizinha fácil para os responsáveis espanhóis. As exigências financeiras envolvidas (propostas nunca abaixo dos 70 milhões de euros) e a elevada concorrência apresentam-se como obstáculos difíceis de contornar.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 42 encontros: 26 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.342 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 42 golos e fez 11 assistências.
Jovem extremo do emblema verde e branco tornou-se no jogador mais valorizado da Liga desde a última atualização, que foi feita em dezembro
|
A cotação de mercado de Geovany Quenda continua a disparar. O jovem extremo, aposta regular de Ruben Amorim desde o início da época e mantido como titular por Rui Borges, tornou-se o jogador mais valorizado da Liga desde a última atualização do Transfermarkt, plataforma especializada na análise de valores de mercado.
O valor de mercado de Quenda passou dos 30 M€ para os 45 M€. Um valor que ainda assim, fica aquém daquele que o Chelsea pagou, 52,1 milhões de euros no imediato, com possibilidade de acrescerem objetivos, para poderem contar com os serviços do ala do Sporting.
Em dezembro, antes da última janela de transferências, Quenda estava avaliado em 30 milhões de euros, um crescimento de 100% face ao início da temporada. Nos últimos três meses, o seu valor subiu mais 50%, fixando-se agora nos 45 milhões de euros. Este crescimento destaca-se, sobretudo, pelo negócio com o emblema londrino.
Geovany Quenda já tem o seu futuro definido, mas sabe também que irá permanecer de leão ao peito, durante a próxima temporada. O internacional português sub 21 protagonizou um grande golo frente à formação do Estrela da Amadora, no Estádio José Gomes, no passado sábado em duelo a contar para a 27ª jornada da Liga Portugal Betclic
O golo marcado é uma boa forma de Quenda voltar a encontrar o caminho em direção às redes adversárias. O jovem ala leva três golos marcados de leão ao peito, a este somam-se frente ao Porto na supertaça e ao Famalicão para a Liga, ainda com Ruben Amorim ao leme dos leões.