
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
Aurélio Pereira morreu, esta terça-feira, dia 8 de abril aos 77 anos de idade. O Sporting encontra-se de luto pela partida do 'Senhor Formação', responsável por descobrir grandes estrelas como Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Paulo Futre ou Ricardo Quaresma.
Em comunicado divulgado pelos leões, o Clube de Alvalade "manifesta o seu pesar pela morte de Aurélio da Silva Pereira, o inconfundível Senhor Formação, Sócio 3.226-0. Os leões recordam que a glória leonina foi ainda jogador da formação do Clube de Alvalade.
"Em 1988, criou e passou a liderar o Departamento de Recrutamento e Formação e a história a partir daí é mais do que conhecida e reconhecida: encontrou grande parte dos maiores talentos nacionais e trouxe-os para o Sporting, onde cresceram e vingaram, passando depois para grandes palcos do futebol mundial".
"Foi um mestre em vida na sua área e uma pessoa consensual para todos"
Na mesma nota, o emblema leonino destaca os jogadores descobertos por Aurélio Pereira, sem esquecer "talentos mais recentes": "Foi um mestre em vida na sua área e uma pessoa consensual para todos", acrescenta o Sporting, com referência a dois prémios Stromp.
"Será para sempre recordado como um dos maiores nomes da história do futebol nacional e, acima de tudo, da história do Sporting Clube de Portugal"
"O Clube atribui o seu nome ao principal relvado/estádio da Academia Sporting. Em 2016, viu a Seleção Nacional portuguesa ganhar o Campeonato da Europa em França com o contributo de 10 jogadores por si descobertos, o que valeu o epíteto de "Os Aurélios (...). Será para sempre recordado como um dos maiores nomes da história do futebol nacional e, acima de tudo, da história do Sporting Clube de Portugal", concluem.
Fernando Bairradas justificou decisão por parte da estrutura do Clube de Alvalade e aponta mais uma secção que vai sofrer mudanças
|
O Sporting anunciou o encerramento da Sala Dr. Henrique Marques, sede da secção de bilhar do Clube. Fernando Bairradas, um dos elementos da modalidade, justificou que a decisão por parte da estrutura do Clube para o encerramento do espaço teve por base "as obras do estádio e o fecho do fosso" e diz que também o ténis de mesa será prejudicado.
"Soubemos que tínhamos que sair no final de fevereiro. Pelo menos eu e a maior parte dos atletas, foi nessa altura que fomos informados", começou por explicar o atleta dos verdes e brancos, antes de apontar como a informação foi transmitida por parte da SAD leonina: "A informação foi dada numa reunião. Que eu saiba, não chegou, pelo que sei, nada por escrito", disse ao jornal Record.
A intervenção, confirmada pelo Clube em junho de 2024, visa eliminar o corredor que separa o relvado das bancadas, permitindo a criação de até mais dois mil lugares. No entanto, as consequências desta modernização já começam a fazer-se sentir pela Direção liderada por Frederico Varandas.
Fernando Bairradas analisou os prazos estipulados pelo Sporting. "Os prazos são dois: a Sala Dr. Henrique Marques é preciso estar vazio no princípio de maio e, por isso, temos que encerrar a 12 de abril para desmontar e arrumar todo o equipamento", especificou.
Neste momento, diz que ainda não existem espaços alternativas para prosseguir com jogos e treinos: "Alternativas para nós? Não há. Há a 'promessa' de tentar encontrar. Outras atividades sofrerão também. Sei que o ténis de mesa tem que mudar também mas eles já têm um espaço alternativo", apontou.
Num comunicado, lamenta-se a incerteza quanto ao futuro da secção; Clube tentará encontrar solução que satisfaça todas as partes
|
O Sporting acaba de anunciar o encerramento da Sala Dr. Henrique Marques, sede da secção de bilhar do Clube, uma decisão inesperada que apanhou muitos adeptos de surpresa. As obras para o fecho do fosso do Estádio José Alvalade, um projeto de grande dimensão que promete transformar a casa dos leões.
A intervenção, confirmada pelo clube em junho de 2024, visa eliminar o corredor que separa o relvado das bancadas, permitindo a criação de até mais dois mil lugares. No entanto, as consequências desta modernização já começam a fazer-se sentir, com o fecho da histórica sala de bilhar, um espaço que fazia parte da identidade do Sporting.
As obras vão decorrer durante as próximas temporadas, estendendo-se até 2025/26, e obrigarão à realocação de diversas instalações desportivas. A administração presidida por Frederico Varandas defende que a transformação do estádio trará benefícios a longo prazo, mas a mudança já gera desconforto entre atletas e adeptos do bilhar leonino. É de recordar que as obras vão permitir novos lugares com melhorias e avanços tecnológicos e modernos.
Num comunicado oficial, a secção de bilhar lamentou o encerramento e a incerteza quanto ao futuro. "Hoje é dia de comunicado. Triste, mas tem que ser (...) Há sempre uma esperança de que se arranje um local rapidamente. Se não for 'rapidamente'... que se arranje o local. As notícias irão continuar a ser comunicadas, os resultados dos nossos atletas, das nossas equipas e, quando acontecer, será dado a conhecer o futuro local para a continuidade do bilhar do Sporting Clube de Portugal", referiram os responsáveis da modalidade.
Agora, resta saber qual será o destino da secção de bilhar e se o Sporting conseguirá realocar esta modalidade de forma satisfatória. Enquanto isso, os adeptos dividem-se entre o entusiasmo pelo novo projeto do estádio e a tristeza pelo desaparecimento provisório de um espaço importante da história leonina.
Leia o comunicado oficial da secção:
Atleta do Clube de Alvalade procura regressar a Portugal com um grande feito que honre todo o universo verde e branco a somar aos já conquistados
|
Auriol Dongmo, atleta do Sporting do Lançamento do Peso, pode estar na luta pelos pódios, atendendo ao que se viu em Apeldoorn, há menos de duas semanas. Os mundiais de Pista coberta vão realizar-se no próximo fim de semana na cidade chinesa de Nanjing (Pequim) a capital deste país.
Auriol Dongmo tem estado em crescendo, desde janeiro, e em Apeldoorn já foi medalhada de bronze. Com 19,26 metros, é a quinta melhor das inscritas na competição, imediatamente à frente de Jessica Inchude, a vencedora da Taça da Europa de lançamentos, com 19,21 metros
No dia 18 de março de 2022, Auriol Dongmo - que renovou contrato com os leões em 2024 - conquistou o ouro no Campeonato do Mundial Indoor realizado na Sérvia. Numa prova bastante exigente, a atleta do Sporting lançou 20,43 metros pela primeira vez na carreira e bateu a concorrência da americana Chase Ealey (20,21m) e Jessica Schilder (19,48m).
Após ter ficado em quarto nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Auriol Dongmo conseguiu, desta forma, conquistar a sua primeira medalha em Campeonatos do Mundo. Recorde-se que, em Tóquio, a atleta do Sporting ficou fora das medalhas por apenas um centímetro, que podia ter tornado essa presença ainda mais impressionante por parte dos atletas portugueses.
Além da atleta do Sporting, também a antiga corredora leonina, que trocou recentemente o Clube verde e branco pelo Benfica, Salomé Afonso que esteve em grande plano nos últimos europeus, conquistando uma medalha de prata e de bronze, tendo sido a primeira vez que uma atleta conquistou mais de uma medalha na mesma grande prova de atletismo.