Futebol
Ala lesionado deve regressar às opções de Rui Borges a tempo do Sporting - PSG
12 Jan 2026 | 19:15
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Mai 2024 | 12:42 |
Há quase 22 anos, mais precisamente no dia 21 de junho de 2002, foi inaugurada a Academia de Alcochete, casa do Sporting, um complexo desportivo com cerca de 250 mil metros quadrados, o primeiro deste género em Portugal, e, na altura, dos mais modernos da Europa, que visa a formação de jogadores tendo em conta a equipa principal.
Após duas décadas de funcionamento, é possível afirmar que o saldo é mais que positivo: oriundos da Academia, já se estrearam 73 jogadores na equipa A. É de ressaltar, que um terço das estreias aconteceu sob o comando de Frederico Varandas e duas dezenas pela mão de Rúben Amorim, sendo que as duas últimas tiveram lugar no último sábado, no confronto com o Estoril: o guarda-redes Diogo Pinto foi titular e o médio Miguel Menino entrou no relvado aos 89 minutos, para substituir Pedro Gonçalves.
Luís Martins, antigo treinador dos juvenis que esteve no arranque do projeto, em conversa com o jornal A Bola, recorda o início do programa: “Construímos o projeto com essa visão e missão, elaborámos um grupo de trabalho que se encarregou de construir, em paralelo do que era a Academia em termos físicos, digamos que o corpo teórico, o programa, os procedimentos, as melhores práticas possíveis à altura e deixámos esses procedimentos à evolução dos tempos”.
O ex-treinador considera que a missão tem sido um sucesso, realçando a liderança de Amorim: “A base de saída foi muito natural, tendo em conta que o Sporting sempre apostou nos seus jovens, foi dos primeiros clubes nacionais a ter aproveitamento de jogadores da sua formação para a equipa profissional, algo que estava na sua matriz. Teve anos de hegemonia, houve uma época em que ganhámos todos os escalões a nível nacional e distrital. Amorim está há mais anos no Sporting, talvez só Paulo Bento tenha feito o mesmo, e essa liderança coerente ajuda na aposta que tem feito nos jovens”. No entanto, Luís Martins admite que a Academia Cristiano Ronaldo não atingiu o seu potencial, considerando que podia estar num nível mais elevado.
“É um filão que não se esgota, mas a minha avaliação do que é o atual trabalho da Academia não tem de modo nenhum uma qualificação de excelente, está aquém daquilo para que foi criada e a missão ainda está longe de ser alcançada, julgo que estagnou nalguns parâmetros”, remata.
Confira aqui a preparação do Sporting para a partida frente ao Chaves, na Academia de Alcochete:
Jogador está a contar com o acompanhamento próximo de Dário Essugo, que tem estado presente durante grande parte do processo
12 Jan 2026 | 23:25 |
Geovany Quenda prossegue a sua recuperação, após a lesão que o afastou dos relvados. Nesta fase intermédia da reabilitação, o atleta deixou de utilizar a bota ortopédica e tem intensificado as sessões de fisioterapia para regressar à competição o mais rapidamente possível.
Segundo o Record, o jovem jogador está a contar com o acompanhamento próximo de Dário Essugo, que tem estado presente durante grande parte do processo. A proximidade entre os dois atletas tem sido um fator motivacional importante para o jogador emprestado ao Sporting.
A equipa médica do emblema leonina continua atenta à evolução do ala, ajustando os exercícios e o calendário de recuperação consoante a resposta do mesmo aos tratamentos e ao trabalho físico. O objetivo passa por garantir que, quando voltar à competição, o faça com total segurança e sem riscos de recaída.
De resto, um estudo recente do CIES (Observatório do Futebol) destacou os talentos jovens mais promissores nascidos em 2006 ou depois que jogam fora das cinco grandes ligas europeias. Entre os nomes melhor cotados está o do pupilo de Rui Borges, que integra o top-5 desta lista de “wonderkids” (Saiba mais AQUI).
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 22 partidas dos leões. Nos 1.271 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.
Apesar das sondagens, emblema verde e branco não foi oficialmente abordado, mantendo-se, para já, sem negociações abertas pelo defesa
12 Jan 2026 | 22:23 |
O Valência está atento ao mercado e terá demonstrado interesse em Jeremiah St. Juste, defesa central do Sporting, ao pedir informações sobre a situação do jogador. O clube che procura reforçar o eixo defensivo nesta fase da época e vê no neerlandês um perfil interessante para o seu plantel.
Segundo Matteo Moretto, o interesse do emblema que já venceu a Liga espanhola em seis ocasiões ainda se encontra numa fase inicial, sem que tenha sido apresentada qualquer proposta formal. O emblema do país vizinho pretende reforçar o setor defensivo. Também o Celta de Vigo está na corrida.
Apesar das sondagens, o Sporting não foi oficialmente abordado, mantendo-se, para já, sem negociações abertas. O central - que foi elogiado por Carlos Xavier - tem contrato até ao final da temporada e já esteve perto de sair noutras janelas de mercado, mas acabou por permanecer em Lisboa, depois de abordagens de Osasuna e Union Berlim.
Com a época em andamento e a necessidade de reduzir a massa salarial, os leões estarão disponíveis para ouvir propostas que satisfaçam todas as partes. O Valência acompanha o dossiê com atenção e poderá avançar de forma mais concreta caso as condições se revelem favoráveis nas próximas semanas.
Em 2024/2025, Jeremiah St. Juste – avaliado em 3 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.
Veja a publicação:
Defesa central do Sporting falou da eliminação da seleção da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas, após desaire com o Egito
12 Jan 2026 | 21:53 |
Ousmane Diomande usou as redes sociais para reagir à eliminação da seleção da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas (CAN). Apesar de ter somado apenas 91 minutos em dois jogos na competição, o central do Sporting mostrou-se orgulhoso.
O. Diomande: "Obrigado ao povo marfinense pelo apoio inabalável"
Num post dirigido aos seus compatriotas, o jogador começou por agradecer: “Obrigado ao povo marfinense pelo apoio inabalável, nos momentos de alegria e nos momentos mais difíceis”. As suas palavras demonstram gratidão pelo carinho recebido ao longo da campanha, mesmo que esta tenha terminado antes do desejado.
O. Diomande: "Vestir esta camisola ainda é uma grande honra"
O jogador leonino não deixou de sublinhar a importância de representar o seu país: “Vestir esta camisola ainda é uma grande honra. Por fim, olhando para o futuro e para a aprendizagem que fica da experiência, o atleta acrescentou: “Vai fazer-nos crescer. Junto vamos erguer-nos”.
O Egito venceu a Costa do Marfim por 3-2 e vai marcar encontro com o Senegal na meia-final da competição. O pupilo de Rui Borges não foi utilizado no encontro, mas viu Rami Rabia, ex defesa central dos leões, a marcar um dos golos da vitória dos 'faraós'.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou 12 encontros pelo Sporting: seis na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 947 minutos.
Veja a publicação: