Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

UM POUCO DE PACIÊNCIA

Dentro de semana e meia saberemos se esta Liga é para sofrer ou festejar até ao fim

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

17 Fev 2021 | 09:46 |

Icon Comentário0

Com 10 pontos de vantagem sobre o 2º classificado, ao fim de 19 jornadas, devem os sportinguistas ‘encomendar as faixas’ ou manter uma relação de desconfiança com tudo o que de bom está a suceder com a equipa de futebol? Bom, ambas as opções estão devidamente escudadas em campeonatos anteriores, mas pela minha parte remeto a resposta para o final da noite de 27 de fevereiro, dia em que o Sporting joga no Dragão. Basta um pouco de paciência e aguardar semana e meia, coisa pouca para quem já (des)espera há quase 19 anos. Se os Leões vencerem os portistas, o processo de encomenda das faixas pode ser iniciado e os festejos podem acompanhar-nos ao longo das restantes 13 jornadas. Em caso de derrota, a angústia pelo título continuará por mais uns tempos, embora o troféu continue a estar mais perto do Museu do Sporting.


Vejamos o exemplo feliz que nos deve servir de guia: o FC Porto orientado por André Villas-Boas (tinha apenas uns meses como treinador da Académica antes de chegar ao Dragão), em 2010/11, foi campeão com 27 vitórias e apenas 3 empates (a Liga era de 30 jornadas, 16 participantes). Ao fim de 17 rondas (o equivalente às 19 de agora) somava somente dois empates (em Alvalade e em Guimarães) e tinha uma vantagem de 8 pontos para o Benfica (16 para o Sporting). Daí em diante fez apenas mais um empate (3-3 no Dragão frente ao P. Ferreira), quando já era virtual campeão, três dias depois de apurar-se para a final da Liga Europa (que venceria 10 dias mais tarde). Deixou o 2º classificado (Benfica) a uns impensáveis 21 pontos!


Há vários pontos de contato entre o Sporting de Rúben Amorim e o FC Porto de Villas-Boas. Desde logo o percurso dos treinadores (Amorim também somou poucos meses na Liga antes de chegar ao Sporting), ou as vantagens pontuais para com o 2º classificado, mas também o número reduzido de golos que as equipas concedem, ou a capacidade para somar vitórias umas atrás das outras, fruto de uma capacidade anormal em controlar todos os momentos de um jogo. A diferença substancial reside no facto de o FC Porto ter feito tal trajeto na Liga ao mesmo tempo que avançava de forma impressionante na Liga Europa (na qual nem conseguimos entrar). Em maio, acredito, o Sporting vai estar mais perto deste exemplo do que daquele apresentado de seguida.


Na época passada, o Benfica de Bruno Lage fechava a 19ª jornada com 18 triunfos e apenas uma derrota (no Dragão, à 3ª ronda). Somava 54 pontos, mais 7 que o FC Porto, mais 11 que o Sp. Braga e mais 12 que o Sporting. Um quadro em linha com o atual dos Leões. A diferença é o facto de Lage ter acumulado mais 3 pontos que Amorim, mas tinha uma margem de erro inferior, igualmente em 3 pontos. O Benfica, tal como o Sporting de hoje, parecia a ‘equipa perfeita’, mas em duas semanas tudo mudou com derrotas sucessivas no Dragão e na Luz (frente ao Sp. Braga). Sem que nada o fizesse prever, o líder via encurtar a vantagem para apenas 1 ponto, em duas jornadas! Bastaram mais três rondas, nas quais empatou na Luz, frente ao Moreirense, e em Setúbal para perder a liderança, mesmo com o FC Porto a ser travado pelo Rio Ave.

Não foi, portanto, a paragem do campeonato devido à pandemia que travou o Benfica, mas sim as cinco jornadas anteriores a este acontecimento, período que o então líder incontestado venceu um único desafio, ao mesmo tempo que perdia dois e empatava outros tantos. Cinco jornadas em que o FC Porto, vencendo 4, anulou os 7 pontos de desvantagem e passou a ter um à maior.


Daí em diante Bruno Lage não mais teve mão para alterar o estado de queda livre em que entrou a equipa e acabou demitido após mais duas derrotas seguidas que deixaram o Benfica com atraso de 6 pontos no final da jornada 29. Como se percebe, em 10 jogos, a vantagem de 7 transformou-se num atraso de 6. Conquistou apenas 10 dos 30 pontos disputados.

Se leram com atenção o que acima escrevi, então deram conta do essencial: tudo mudou após a derrota com o 2º classificado (FC Porto). Ora, é precisamente o 2º classificado (o mesmo FC Porto) que iremos defrontar na jornada 21 (dentro de semana e meia). Por isso defendo ser esse o momento que pode catapultar o Sporting para um campeonato inesquecível. Sair do Dragão, pelo menos, com a vantagem pontual ora existente colocará os Leões com uma mão no troféu. Depois, com tranquilidade, teremos 13 jogos para ir aproximando a segunda mão do ‘caneco’.

Há ainda outro dado que não deve ser esquecido numa análise ao que resta do campeonato: neste momento, o FC Porto já só pode chegar aos 86 pontos e o Benfica aos 83. Mas como ainda vão defrontar-se na Luz, para um fazer o máximo de pontos possível, o outro ficará com a meta final encurtada em 3. Ou seja, para o FC Porto fazer 86 o Benfica só pode chegar aos 80; acabarem ambos nos 83 (vitória do Benfica) ou FC Porto nos 84 e Benfica nos 81 (empate entre ambos). Como o campeão, desde que temos de volta as 34 jornadas, nunca fez menos de 82 pontos, verificamos que os nossos adversários já estão sem margem de erro pela frente, enquanto o Sporting ainda joga para 96 pontos (o máximo histórico dos Leões está nos 86 de 2015/16, com 5 empates e duas derrotas). Significa poder escorregar algumas vezes sem colocar em causa o objetivo final: ser campeão.


Clube

Início da venda de bilhetes para o Sporting - Porto: Conheça todos os critérios

Pupilos de Rui Borges e Francesco Farioli entram em campo no próximo dia 30 de agosto em partida a contar para a quarta jornada da Liga Portugal

Foram anunciados os critérios de venda de bilhetes para o Sporting - Porto; Jogo está marcado para o próximo sábado
Foram anunciados os critérios de venda de bilhetes para o Sporting - Porto; Jogo está marcado para o próximo sábado

27 Ago 2025 | 09:34 |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou que a venda dos bilhetes para o jogo com o Porto vai iniciar esta quarta-feira, dia 27 de agosto. O confronto entre os pupilos de Rui Borges e Francesco Farioli está marcado para o próximo sábado, dia 30 de agosto, às 20h30 e promete esgotar o renovado Estádio de Alvalade.


Segundo as informações avançadas pelos meios de comunicação do Clube, Sócios há 75 anos ou mais e/ou com Lion Seats sem Gamebox serão os primeiros a ter acesso aos bilhetes, a partir desta quarta-feira das 18h00 às 19h59. Seguem-se Sócios há 50 anos ou mais das 20h às 23h59, Sócios há mais de 40 anos a partir da meia noite de quinta-feira até às 11h59, Sócios há 30 anos ou mais quinta-feira das 12h00 às 15h59, Sócios há 20 anos ou mais quinta-feira das 16h às 19h59, Sócios há 10 anos ou mais quinta-feira das 20h às 23h59.


Caso continuem a existir bilhetes após todas estas fases de prioridade, segue-se a venda para para todos os Sócios há 5 ou mais anos na sexta-feira, dia 29 de agosto, das meia noite às 11h59, Sócios há um ano ou mais das 12h às 15h59. A última fase está marcada para esse mesmo dia, a partir das 16h e estará destinada a todos os associados.


Vale mencionar que Sporting e Porto chegaram a um acordo que permite que os adeptos visitantes tenham acesso a bilhetes mais baratos nas deslocações ao Estádio de Alvalade e ao Estádio do Dragão. Desta forma, os adeptos azuis e brancos que se deslocaram ao reduto verde e branco irão pagar 25€, ao invés dos habituais 31€.

Relembrar que Sporting e Porto se vão defrontar na quarta jornada da Liga Portugal Betclic, depois de ambas as equipas somarem três vitórias em três jogos no campeonato nacional. Os leões são primeiros, devido à diferença de golos, mas são perseguidos de perto pelo conjunto azul e branco, que segue na segunda posição



Clube

Oficial! Paulo Sérgio chega a acordo com o Sporting

Clubes assinaram um protocolo na área da formação, mais uma parceria que se enquadra na estratégia de expansão e consolidação dos leões

Paulo Sérgio chega a acordo com o Sporting e destacou a estratégia que vem sendo a ser seguida pelo emblema verde e branco
Paulo Sérgio chega a acordo com o Sporting e destacou a estratégia que vem sendo a ser seguida pelo emblema verde e branco

23 Ago 2025 | 13:57 |

Icon Comentário0

É oficial. O Sporting assinou um protocolo de cooperação com o Frielas, uma parceria que se enquadra na estratégia de expansão e consolidação da formação verde e branca. O co-director-geral da Academia Cristiano Ronaldo, Paulo Gomes, rubricou o documento com Paulo Sérgio, dirigente do clube do concelho de Loures, e destacou a estratégia seguida pelos leões.


Paulo Gomes: "Queremos ajudá-los a crescer e a desenvolver a sua formação"


"Tem uma história de muitos anos com jogadores que passaram pela sua formação. Queremos ajudá-los a crescer e a desenvolver a sua formação, dando formação aos técnicos e trabalhar em conjunto com o clube para que sejam uma referência ainda maior no concelho e no distrito de Lisboa", disse aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.


O dirigente explicou que o pretendido é "alargar a base de recrutamento e a formação para captar os melhores talentos do concelho de Loures para o Frielas, para que depois possam passar para o Sporting". Paulo Gomes mostrou-se feliz pelo acordo alcançado.

Paulo Gomes: "O Frielas dá-nos garantias de que vamos desenvolver o jogador como homem"


"Temos aspectos comuns na parte desportiva e, também, na parte social e humana. O Frielas dá-nos garantias de que vamos desenvolver o jogador como homem, passando os valores do Sporting e a identidade que queremos. Queremos trabalhar no Frielas como trabalhamos na nossa Academia", acrescentou.

Já Paulo Sérgio também garantiu estar "feliz e orgulhoso por fazer este protocolo com o Sporting". "Estamos bastante contentes. Tem tudo para correr bem para os dois clubes. (...) Queremos ter muito mais miúdos a jogar à bola e, também, que a qualidade suba no Frielas. Agora, de certeza que vamos angariar muito mais atletas", referiu. Recentemente, os leões também assinaram um protocolo com o Ranhados, emblema do distrito de Viseu.

Na última partida, os juniores leoninos derrotaram o Mafra:


Clube

Última hora! Quinta camisola da temporada do Sporting tem tons de... (Vídeo)

Clube de Alvalade voltou a anunciar mais um equipamento, numa cor nunca antes utilizada para representar o emblema verde e branco

Sporting anunciou o seu quinto equipamento para a temporada; Nova camisola chega em tom nunca antes utilizado
Sporting anunciou o seu quinto equipamento para a temporada; Nova camisola chega em tom nunca antes utilizado

20 Ago 2025 | 10:43 |

Icon Comentário0

O Sporting apresentou o seu quinto equipamento para a temporada 2025/26. Desta vez, o tom escolhido foi um azul esverdeado, fazendo relembrar os tons de água tão associados à estação de verão. A nova camisola foi apresentada através de um vídeo, em que a estrela foi Zeno Debast.


Chegou o novo terceiro equipamento do Sporting Clube de Portugal - leve como o verão. Uma cor inesperada, vibrante, que respira ousadia. Um padrão que percorre o tecido como a energia que move cada leão em campo”, escreveu o Clube de Alvalade através dos seus meios de comunicação oficial”.


Para além de uma pequena descrição do novo equipamento, o Sporting também mencionou todo os pontos de venda em que os seus adeptos podem encontrar o kit disponível, como a Loja Verde online, Loja Verde do Estádio José Alvalade, Colombo e Almada Forum e nos Kioskes presentes no Vasco da Gama, Ubbo e Cascais Shopping.


Vale a pena recordar que as camisolas produzidas pela Nike, desde que a marca passou a ser a fornecedora de equipamento desportivo, têm sido criticadas pelos adeptos verdes e brancos, que acusam a marca de reutilizar designs para vários clubes. O último exemplo destas críticas foram os kits alusivos à calçada portuguesa, que também estão a ser utilizados pelo Friburgo.

Apelidado como o terceiro equipamento,este acaba por ser o quinto kit apresentado pelo Sporting para a temporada 2025/26. A este, juntam-se o principal (Listada verde e branca), away (preto refletor) e as duas alternativas (branca; preta e verde da calçada portuguesa).


Confira o vídeo de apresentação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Sporting anuncia compra importante para o projeto de Frederico Varandas
Clube

Oficial! Sporting anuncia compra importante para o projeto de Frederico Varandas

13 Ago 2025 | 17:24

Icon Comentário0
Oficial: Sporting anuncia renovação de última hora no plantel principal
Clube

Oficial: Sporting anuncia renovação de última hora no plantel principal

08 Ago 2025 | 16:30

Icon Comentário0
Casa Pia marca momento grande na história do Sporting! Saiba tudo
Clube

Casa Pia marca momento grande na história do Sporting! Saiba tudo

05 Ago 2025 | 18:00

Icon Comentário0