Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

A VITÓRIA E O MERCADO

O Sporting nunca aceitou o empate enquanto o adversário teve como prioridade sair ‘vivo’ de Alvalade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

02 Fev 2021 | 11:39 |

Icon Comentário0

1 – A vitória do Sporting sobre o Benfica foi construída a partir da ideia-chave que escrevi neste mesmo espaço há uma semana: a equipa nunca deixa de acreditar no seu processo e tem uma matriz de jogo inegociável seja em que campo for. Não altera o modelo para se adaptar ao adversário, antes obriga que este muitas vezes se desvie do seu caminho para tentar travar os Leões. Desde logo o Sporting entra com boa vantagem, por que está a trabalhar em cima dos princípios treinados desde o início da época, em vez de preparar um plano durante dois/três dias. Se repararem, FC Porto (duas vezes), Sp. Braga (outras tantas) e Marítimo (na Taça) foram as únicas equipas que aceitaram bater-se com o Sporting sem alterar as respetivas ideias-base. Foram jogos difíceis, mas mesmo assim conseguimos três triunfos, um empate e apenas uma derrota.


Ontem, em Alvalade, o golo surgiu nos descontos mas isso não significa que a equipa estivesse a aceitar o empate. Como não o estava a aceitar frente ao FC Porto no jogo na Taça da Liga. Quem acredita verdadeiramente, fá-lo até ao último segundo. Equipa que quer empatar troca bola de forma segura, procura jogar com o relógio. Ora, o Sporting não fez nada disso. Limitou-se a jogar e a acreditar. E o golo, como em tantas outras ocasiões, acabou por aparecer. O Benfica, sim, aceitava o empate. Desde o início do jogo, como se viu. Basta atentar no facto de nem no Dragão este adversário ter abdicado de dois pontas-de-lança (Darwin e Seferovic), mas frente ao Sporting só jogou um, ficando Cervi e Rafa com a função de serem os apoios interiores, ou seja, o Benfica entrou de forma a ser o reflexo do Sporting no espelho, tentando um encaixe total. Este é o princípio de anular o opositor em vez de o tentar superar numa dada zona do relvado. É quase o contrário de tudo o que Jorge Jesus tem defendido neste jogo desde há 10 anos. E este treinador, ao longo da última década, terá abdicado da sua proposta apenas uma mão cheia de vezes, aquelas em que pretendeu apenas sair ‘vivo’ do desafio. Pois foi isso mesmo, enquanto o Sporting foi a jogo para aumentar a vantagem sobre o rival para 9 pontos (o que conseguiu), o Benfica aceitou como bom regressar à Luz com os 6 pontos de diferença, procurando deixar para a segunda volta o acerto de contas.


As contas da Liga estão bem longe da definição final, mas uma coisa é certa: só Sporting e FC Porto estão agora a lutar pelo título, porque quando uma equipa se encontra a mais de dois resultados de distância (7 a 9 pontos) apenas pode aspirar lutar para voltar à discussão do campeonato. Enquanto o Benfica tiver três (ou mais) resultados de distância estará fora das contas do 1º lugar.


2 – Não aceito uma ideia que ontem ouvi a vários sportinguistas: o investimento feito em Paulinho fica justificado com uma entrada direta na Liga dos Campeões. Desculpem, não fica. Fica justificado se o Sporting for campeão, nada menos que isso. Não aceito por uma razão muito simples: o investimento garantido desta operação (16.8 milhões, mais cinco salários de Sporar e parte significativa de 41 salários de Borja) não irá ficar muito longe daquilo que o Sporting encaixa se entrar diretamente na Liga dos Campeões. Anda por aí informação muito errada quanto aos valores que se recebem na Champions. Sempre que na TV ouço alguém falar deste tema, referindo-se ao Sporting, atira com ’40 milhões’. Ainda há poucas semanas ouvi esse disparate a Helena Costa, a comentadora da Sport TV num jogo dos Leões. Como ouço esse mesmo disparate quando falam em ’50 milhões’ ao referirem-se a verbas de entrada para Benfica e FC Porto. Os números são bem simples: 15,5 milhões de prémio igualitário para cada um dos 32 participantes, ao qual se soma uma verba variável entre 35,2 milhões (para a equipa que ocupa o 1º lugar do ranking a 10 anos) e os 1,1 milhões (para quem ocupar a posição 32 desse mesmo ranking). No melhor cenário, o Sporting conseguirá entrar como 23º colocado no ranking (10,1 milhões), mas se não existirem grandes surpresas nos campeonatos de Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, França, Portugal, Rússia, Holanda e Ucrânia, o mais certo é que consigamos atingir a posição 25 (8,8 M) ou 26 (7,7M). Assim, podemos de forma realista aguardar um encaixe entre os 23M e os 25M. Como se percebe, não seria por aqui que o Sporting melhoraria a sua situação financeira. Sem Paulinho, o Sporting conseguiu ter o objetivo Champions ‘seguro’ por 9 pontos. Por isso, este será sim um investimento de grande significado se ajudar a dar o título que nos foge desde 2002.

Já agora, só a título de curiosidade: ao FC Porto, a entrada na Champions 21/22 deverá render entre 38 a 40M; para o Benfica andará entre 35 a 36,5M. Na presente temporada, como tinha um ranking melhor, o FC Porto encaixou 41,8M como prémio total de entrada e depois conseguiu, com muito mérito, juntar-lhe mais 21,2 milhões em pontos (11,7M) e apuramento para os oitavos-de-final (9,5M), mas para isso foi determinante entrar no Pote 1 (por ser campeão). Ora, se o Sporting não for campeão só com alguma sorte escapa ao Pote 4, e aí baixam de forma significativa as possibilidades de aumentar bem o ‘bolo’ através da obtenção de pontos e qualificação.


3 – Janeiro deveria ser o mês em que o Sporting melhorava de forma substancial a sua folha de pagamentos (que é como quem diz, as suas despesas). Para já, apenas conseguiu libertar-se das responsabilidades salariais por Ristovski, Ilori e Pedro Marques (embora neste caso as verbas sejam irrisórias). Mantém sob pagamento três jogadores que não contam (Renan, Lumor e Bruno Gaspar), embora ainda existam alguns países com a janela de transferências aberta. E juntou um quarto elemento a este fardo: Sporar. Também continuará a pagar parte do salário a Borja e não acredito que não fique com a parte de leão em relação ao ordenado de Camacho (o Rio Ave não tem capacidade para saldar mais que uma pequena parte). Acrescenta à folha Paulinho, Matheus Reis e João Pereira. Em negócios diretos, fecha a janela de transferências com gasto de 16,8M para encaixe de 4M, ou seja, um saldo desfavorável em 12,8M.

Com o título de campeão no coração, o cérebro nem terá capacidade para processar o Relatório e Contas 2020/21, tenha lá o documento as dívidas e os prejuízos que tiver. Prefiro nem pensar noutro cenário...


Clube

Lista de Varandas apresenta novo nome para Presidente da MAG do Sporting

Atual dirigente máximo anunciou que vai recandidatar-se nas eleições marcadas para 14 de março e surgem agora alterações na composição para os órgãos sociais

Pedro Almeida Cabral, que até agora exercia o cargo de vice-presidente deste órgão, vai substituir João Palma na liderança da MAG do Sporting
Pedro Almeida Cabral, que até agora exercia o cargo de vice-presidente deste órgão, vai substituir João Palma na liderança da MAG do Sporting

31 Jan 2026 | 10:17 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas anunciou que vai recandidatar-se à presidência do Sporting nas eleições marcadas para 14 de março e surgem agora alterações na composição da sua lista para os órgãos sociais do Clube. A maior novidade prende-se com a Mesa da Assembleia Geral.


Pedro Almeida Cabral, que até agora exercia o cargo de vice-presidente deste órgão, vai substituir João Palma na liderança da MAG. A mudança representa uma das poucas alterações, já que a restante estrutura para o Conselho Diretivo deverá manter-se bastante semelhante à atual.


O advogado e atual 'vice' da MAG quem encabeçará a proposta a sufrágio: presente no referido órgão social desde 2018, onde tinha as funções de secretário, um dos sócios fundadores da 'ec legal' (em 2021) acumula mais de 20 anos de experiência no seu ramo.


Concentra a sua atividade em processos de contencioso civil e comercial, mas também em arbitragens. Foi consultor no Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça, gestor de projetos SIMPLEX na Secretaria de Estado da Justiça e consultor na Presidência do Conselho de Ministros.

O prazo para a entrega oficial das listas encerra no próximo dia 12 de fevereiro, pelo que ainda podem surgir pequenos ajustes de última hora, mas, até ao momento, esta é a alteração mais significativa conhecida na equipa de Frederico Varandas rumo ao ato eleitoral.



Clube

Parlamento aprova por unanimidade voto de pesar pela morte de figura histórica do Sporting

José Pedro Aguiar-Branco lembrou ex-atleta pela sua "carreira desportiva longa e frutuosa" com a camisola de Portugal e do Clube de Alvalade

 Assembleia da República aprovou por unanimidade, esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, um voto de pesar pela morte de Fernando Mamede, ex atleta do Sporting
Assembleia da República aprovou por unanimidade, esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, um voto de pesar pela morte de Fernando Mamede, ex atleta do Sporting

30 Jan 2026 | 17:25 |

Icon Comentário0

A Assembleia da República aprovou por unanimidade, esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, um voto de pesar pela morte de Fernando Mamede. O mesmo apresentado pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, lembrando o ex-atleta pela sua "carreira desportiva longa e frutuosa" com a camisola portuguesa e do Sporting.


“Figura incontornável do atletismo nacional, Mamede foi ídolo de gerações e símbolo de esforço, dedicação, devoção e glória. Ao serviço do seu Clube, conquistou inúmeros títulos nacionais e europeus, contribuindo decisivamente para o prestígio do desporto português. Por esta razão, foi agraciado, em 1989, com o grau de Comendador da Ordem de Mérito”, lembra o parlamento.


Aguiar-Branco recordou a figura histórica dos leões como especialista em provas de fundo, pela participação em três edições dos Jogos Olímpicos, pela medalha de bronze no campeonato do mundo de corta-mato e destaca o recorde mundial de 10 mil metros conseguido em 1984 no ‘meeting’ de Estocolmo.


“Manteve esta marca durante cinco anos, tendo-se consagrado como o último fundista europeu a deter o recorde mundial desta distância”, frisa a nota, prestando “tributo ao seu excecional percurso” e endereçando condolências à família, amigos, ao Sporting e à Federação Portuguesa de Atletismo.


Frederico Varandas, Presidente do Sporting, deslocou-se ao Edifício da Saudade, em Carnide, para marcar presença no velório de Fernando Mamede, afirmando sentir-se um privilegiado por ter privado com uma das maiores figuras do atletismo nacional (Saiba mais AQUI).


Clube

Varandas fala de Mamede e faz ligação curiosa com jogo do Sporting: "Coincidência? Não creio"

Presidente dos leões deslocou-se ao Edifício da Saudade, em Carnide, para marcar presença no velório de figura marcante do atletismo

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, deslocou-se, na tarde de quinta-feira, ao Edifício da Saudade, em Carnide, para o velório de Fernando Mamede
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, deslocou-se, na tarde de quinta-feira, ao Edifício da Saudade, em Carnide, para o velório de Fernando Mamede

30 Jan 2026 | 11:38 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, deslocou-se, na tarde de quinta-feira, ao Edifício da Saudade, em Carnide, para marcar presença no velório de Fernando Mamede, figura maior do atletismo leonino e nacional que morreu na última terça-feira aos 74 anos.


F. Varandas: "Além do atletismo, nunca deixou de seguir o Sporting. Muito apaixonado e muito interessado pelo Clube. De facto, deixa uma grande saudade"


O líder máximo dos leões destacou o legado do antigo atleta do Clube e afirmou sentir-se privilegiado por ter privado com o mesmo: "Fernando Mamede é uma das histórias mais bonitas da história do Sporting. Uma grande lenda do Clube, um dos maiores da história do atletismo. Um Sportinguista apaixonado. Tive o privilégio, desde que sou Presidente do Sporting, de ter estado próximo do Fernando. Além do atletismo, nunca deixou de seguir o Sporting. Muito apaixonado e muito interessado pelo Clube. De facto, deixa uma grande saudade", apontou.


Frederico Varandas: "O Sporting teve a sua primeira vitória em Espanha, num estádio mítico chamado San Mamés, São Mamede (em português). Muitos dirão que é uma coincidência, mas creio que não"

O líder do emblema leonino fez ainda uma curiosa ligação com o resultado do Sporting na visita ao Athletic (3-2) que garantiu o acesso direto aos oitavos de final da Liga dos Campeões: "Considero, e pelo menos penso, que o Sporting teve a sua primeira vitória em Espanha, num estádio mítico chamado San Mamés, São Mamede (em português). Muitos dirão que é uma coincidência, mas creio que não", rematou.


O momento mais emblemático da sua carreira aconteceu em 1984, quando estabeleceu o recorde mundial dos 10 mil metros, com o tempo de 27:13,81, em Estocolmo. A marca teve enorme impacto no atletismo internacional e colocou Portugal no centro das atenções do fundo mundial.

Este feito consolidou, sem dúvida, o estatuto de Fernando Mamede como referência absoluta da modalidade e permanece como um dos momentos mais altos da história do atletismo português. Ao serviço do Sporting, Clube ao qual chegou em 1968, Mamede bateu, ainda, 27 recordes nacionais e três europeus, sendo um verdadeiro especialista em provas de fundo.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Tribunal inocenta Varandas e absolve Presidente do Sporting de palavras sobre Pinto da Costa
Clube

Tribunal inocenta Varandas e absolve Presidente do Sporting de palavras sobre Pinto da Costa

28 Jan 2026 | 17:52

Icon Comentário0
Presidente da República recorda Fernando Mamede: "Figura incontornável do atletismo"
Clube

Presidente da República recorda Fernando Mamede: "Figura incontornável do atletismo"

28 Jan 2026 | 12:28

Icon Comentário0
Faleceu Fernando Mamede, histórico do Sporting
Clube

Faleceu Fernando Mamede, histórico do Sporting

28 Jan 2026 | 09:45

Icon Comentário0