Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

HERANÇAS FINANCEIRAS

Se Varandas saísse hoje do Sporting deixava à futura administração mais 60 milhões em dívidas do que encontrou em 2018

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

04 Ago 2020 | 10:15 |

Icon Comentário0

“De salientar a herança pesada com que se deparou este Conselho de Administração, que teve de fazer face a um fluxo de pagamentos recorde na ordem dos 225 milhões de euros”. Esta frase é de Frederico Varandas e escreveu-a na mensagem dirigida aos acionistas da Sporting SAD, quando da apresentação do Relatório e Contas da época 2018/19. Em rigor, a mesma não é correta porque as despesas relativas a dois meses desse exercício foram pagas, sim, pela Comissão de Gestão. Despesas relacionadas com salários, realização de novos contratos, renovações, e as demais que se prendem com o dia a dia da atividade de uma empresa. Mas dou de barato estes milhões. Vamos apenas centrar-nos na ideia ‘herança’ de 225 milhões para pagar.


A maior fatia deste total prende-se com o pagamento de salários, mais todos os custos inerentes à atividade do futebol profissional (a maior parte das pessoas não tem sequer noção da quantidade de bens e serviços que é necessário adquirir). Neste capítulo temos a liquidação de 109,1 milhões de euros. Acontece que, por um lado, a herança de contratos assinados tem dois sentidos: os que são para pagar e os que são para receber; por outro, não foi a administração anterior que fez uma gestão entre receitas e custos ordinários (sem recurso a transferências de jogadores) na ordem dos quase 30 milhões negativos. Assim, na realidade, a verdadeira herança aqui cifra-se em cerca de 20 milhões, ou seja, o desvio que sucedeu em 2017/18 entre gastos e rendimentos. Fixem este número para mais à frente o perceberem nas contas finais.


A segunda maior fatia no fluxo de pagamentos de um total de 225 milhões prende-se com o investimento feito nas equipas de futebol profissional, ou seja, verbas ligadas à aquisição de passes de jogadores, quer dos que entraram quer dos acordos que se venciam nessa época por transferências anteriores. Neste ponto temos a liquidação de 54,4 milhões de euros. Entre outros, havia que pagar, em 2018/19, parte das transferências de Raphinha, Acuña, Bruno Gaspar, Viviano, Misic, Ristovski, Seydou Doumbia, Bruno Fernandes, Matheus Oliveira, Piccini, Bas Dost, Battaglia, Rúben Ribeiro ou Diaby, mas também Ilori, Doumbia, Borja, Plata e Luiz Phellype. Uma vez mais percebemos o ‘rigor’ de Varandas ao falar em herança quando nestes custos estão envolvidos cinco jogadores adquiridos pelo Conselho de Administração que ele lidera… E, uma vez mais, não herdou apenas a conta para pagar, havia igualmente outra a receber, produto das transferências, já negociadas quando ele entrou, de Piccini, William Carvalho e Demiral, num total de 27,5 milhões, mais 8 milhões que o Sporting iria receber de transferências feitas em temporadas anteriores. Portanto, Varandas tinha 54,4 milhões a liquidar e 35,5 milhões a receber. Dir-se-à: então a herança foi de 18,9 milhões. Na verdade, menos, já que a esses 18,9 milhões há a descontar as verbas pagas no mesmo exercício por Luiz Phellype, Ilori, Plata, Doumbia e Borja, as quais totalizaram 3,672 milhões. Assim, e este é mais um número para guardar, a herança neste capítulo foi de 15,228 milhões. Mas tal herança, como se sabe, veio a proporcionar à SAD muitos milhões de ganho, em 19/20, mas isso são outras contas.


Vamos finalmente ao capítulo daquilo que em rigor se pode apelidar de herança: 30 milhões de um Empréstimo Obrigacionista a vencer em Novembro de 2018; 13,485 milhões de uma operação de titularização de crédito a vencer em junho de 2019; 7,763 milhões de um empréstimo bancário a vencer em junho de 2019 e 618 mil euros de um leasing a vencer em junho de 2019. A verdadeira herança que a administração liderada por Bruno de Carvalho deixou quando viu o mandato interrompido de forma abrupta foi, portanto, de 51,866 milhões. Bastava que qualquer candidato às eleições de 2018 tivesse analisado os Relatórios e Contas relativos ao exercício 16/17 e os três trimestrais de 17/18 (porque à data das eleições não havia ainda o ReC de todo o exercício 17/18) para ficar com uma ideia precisa do estado em que estavam as contas. Aliás, veja-se que numa primeira fase Salgado Zenha opta pela honestidade ao referir a inexistência de qualquer buraco ou surpresa nas contas. Mas depois, sem se perceber bem porquê, começou a liderar o movimento discursivo da ‘herança’, talvez inspirado por João Pedro Varandas, o irmão de Frederico, que não se cansou de vender a mesma ideia quando esteve no Sporting nos mandatos de Soares Franco e Godinho Lopes. Enfim, nada de novo.

Concluindo esta questão, e numa leitura muito simplista, temos que em limite Frederico Varandas poderia referir-se a uma herança de 87,094 milhões de euros (51,866+15,228+20) e não 225,2 milhões, relativamente às contas do exercício 18/19. Já no exercício 19/20 pode falar numa herança de 16,135 milhões, por conta da titularização de créditos feita pela anterior administração, a qual venceu em maio deste ano.


Então agora apliquemos esta mesma lógica à herança que Frederico Varandas deixaria se ao dia de hoje fosse sujeito a interromper o mandato, tal como sucedeu com Bruno de Carvalho. O seu sucessor ‘só’ tinha de liquidar um Empréstimo Obrigacionista de 25,922 milhões em novembro de 2021; 58 milhões de uma operação de titularização de créditos que vence em junho de 2022; 19,770 milhões de um empréstimo bancário que vence em junho de 2022; além das atuais dívidas de 61,944 milhões a fornecedores! Bom, são 165 milhões para liquidar em dois anos, contra os 103 milhões herdados para saldar nos mesmos dois anos. Significa isto que Varandas vai mantendo o barco a flutuar à custa da titularização dos créditos da NOS e das transferências dos melhores jogadores ‘herdados’ da gestão de Bruno de Carvalho. Mas entre o plantel que recebeu e o atual existe uma enorme diferença de qualidade e de valor de mercado, pelo que os quase 200 milhões faturados nos últimos dois anos são praticamente irrepetíveis nos próximos dois.

Partindo do princípio que Varandas levará o mandato até final, o que se pode desejar é que pelo menos trate de liquidar até março de 2022 os quase 62 milhões de dívida a fornecedores e que equilibre os custos operacionais com os rendimentos, por forma a que se pare de recorrer a receitas extraordinárias para tapar buracos. Porque o Empréstimo Obrigacionista será reembolsado através de nova emissão de dívida que a próxima administração herdará, juntamente com pelo menos outros 78 milhões de titularização de créditos e empréstimos. Logo, a administração que vier a seguir terá sempre como garantida uma dívida para saldar no valor de 108 milhões, entre 2022 e 2024. É por isto que falar em heranças não é o melhor caminho…


Clube

Início da venda de bilhetes para o Sporting - Porto: Conheça todos os critérios

Pupilos de Rui Borges e Francesco Farioli entram em campo no próximo dia 30 de agosto em partida a contar para a quarta jornada da Liga Portugal

Foram anunciados os critérios de venda de bilhetes para o Sporting - Porto; Jogo está marcado para o próximo sábado
Foram anunciados os critérios de venda de bilhetes para o Sporting - Porto; Jogo está marcado para o próximo sábado

27 Ago 2025 | 09:34 |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou que a venda dos bilhetes para o jogo com o Porto vai iniciar esta quarta-feira, dia 27 de agosto. O confronto entre os pupilos de Rui Borges e Francesco Farioli está marcado para o próximo sábado, dia 30 de agosto, às 20h30 e promete esgotar o renovado Estádio de Alvalade.


Segundo as informações avançadas pelos meios de comunicação do Clube, Sócios há 75 anos ou mais e/ou com Lion Seats sem Gamebox serão os primeiros a ter acesso aos bilhetes, a partir desta quarta-feira das 18h00 às 19h59. Seguem-se Sócios há 50 anos ou mais das 20h às 23h59, Sócios há mais de 40 anos a partir da meia noite de quinta-feira até às 11h59, Sócios há 30 anos ou mais quinta-feira das 12h00 às 15h59, Sócios há 20 anos ou mais quinta-feira das 16h às 19h59, Sócios há 10 anos ou mais quinta-feira das 20h às 23h59.


Caso continuem a existir bilhetes após todas estas fases de prioridade, segue-se a venda para para todos os Sócios há 5 ou mais anos na sexta-feira, dia 29 de agosto, das meia noite às 11h59, Sócios há um ano ou mais das 12h às 15h59. A última fase está marcada para esse mesmo dia, a partir das 16h e estará destinada a todos os associados.


Vale mencionar que Sporting e Porto chegaram a um acordo que permite que os adeptos visitantes tenham acesso a bilhetes mais baratos nas deslocações ao Estádio de Alvalade e ao Estádio do Dragão. Desta forma, os adeptos azuis e brancos que se deslocaram ao reduto verde e branco irão pagar 25€, ao invés dos habituais 31€.

Relembrar que Sporting e Porto se vão defrontar na quarta jornada da Liga Portugal Betclic, depois de ambas as equipas somarem três vitórias em três jogos no campeonato nacional. Os leões são primeiros, devido à diferença de golos, mas são perseguidos de perto pelo conjunto azul e branco, que segue na segunda posição



Clube

Oficial! Paulo Sérgio chega a acordo com o Sporting

Clubes assinaram um protocolo na área da formação, mais uma parceria que se enquadra na estratégia de expansão e consolidação dos leões

Paulo Sérgio chega a acordo com o Sporting e destacou a estratégia que vem sendo a ser seguida pelo emblema verde e branco
Paulo Sérgio chega a acordo com o Sporting e destacou a estratégia que vem sendo a ser seguida pelo emblema verde e branco

23 Ago 2025 | 13:57 |

Icon Comentário0

É oficial. O Sporting assinou um protocolo de cooperação com o Frielas, uma parceria que se enquadra na estratégia de expansão e consolidação da formação verde e branca. O co-director-geral da Academia Cristiano Ronaldo, Paulo Gomes, rubricou o documento com Paulo Sérgio, dirigente do clube do concelho de Loures, e destacou a estratégia seguida pelos leões.


Paulo Gomes: "Queremos ajudá-los a crescer e a desenvolver a sua formação"


"Tem uma história de muitos anos com jogadores que passaram pela sua formação. Queremos ajudá-los a crescer e a desenvolver a sua formação, dando formação aos técnicos e trabalhar em conjunto com o clube para que sejam uma referência ainda maior no concelho e no distrito de Lisboa", disse aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.


O dirigente explicou que o pretendido é "alargar a base de recrutamento e a formação para captar os melhores talentos do concelho de Loures para o Frielas, para que depois possam passar para o Sporting". Paulo Gomes mostrou-se feliz pelo acordo alcançado.

Paulo Gomes: "O Frielas dá-nos garantias de que vamos desenvolver o jogador como homem"


"Temos aspectos comuns na parte desportiva e, também, na parte social e humana. O Frielas dá-nos garantias de que vamos desenvolver o jogador como homem, passando os valores do Sporting e a identidade que queremos. Queremos trabalhar no Frielas como trabalhamos na nossa Academia", acrescentou.

Já Paulo Sérgio também garantiu estar "feliz e orgulhoso por fazer este protocolo com o Sporting". "Estamos bastante contentes. Tem tudo para correr bem para os dois clubes. (...) Queremos ter muito mais miúdos a jogar à bola e, também, que a qualidade suba no Frielas. Agora, de certeza que vamos angariar muito mais atletas", referiu. Recentemente, os leões também assinaram um protocolo com o Ranhados, emblema do distrito de Viseu.

Na última partida, os juniores leoninos derrotaram o Mafra:


Clube

Última hora! Quinta camisola da temporada do Sporting tem tons de... (Vídeo)

Clube de Alvalade voltou a anunciar mais um equipamento, numa cor nunca antes utilizada para representar o emblema verde e branco

Sporting anunciou o seu quinto equipamento para a temporada; Nova camisola chega em tom nunca antes utilizado
Sporting anunciou o seu quinto equipamento para a temporada; Nova camisola chega em tom nunca antes utilizado

20 Ago 2025 | 10:43 |

Icon Comentário0

O Sporting apresentou o seu quinto equipamento para a temporada 2025/26. Desta vez, o tom escolhido foi um azul esverdeado, fazendo relembrar os tons de água tão associados à estação de verão. A nova camisola foi apresentada através de um vídeo, em que a estrela foi Zeno Debast.


Chegou o novo terceiro equipamento do Sporting Clube de Portugal - leve como o verão. Uma cor inesperada, vibrante, que respira ousadia. Um padrão que percorre o tecido como a energia que move cada leão em campo”, escreveu o Clube de Alvalade através dos seus meios de comunicação oficial”.


Para além de uma pequena descrição do novo equipamento, o Sporting também mencionou todo os pontos de venda em que os seus adeptos podem encontrar o kit disponível, como a Loja Verde online, Loja Verde do Estádio José Alvalade, Colombo e Almada Forum e nos Kioskes presentes no Vasco da Gama, Ubbo e Cascais Shopping.


Vale a pena recordar que as camisolas produzidas pela Nike, desde que a marca passou a ser a fornecedora de equipamento desportivo, têm sido criticadas pelos adeptos verdes e brancos, que acusam a marca de reutilizar designs para vários clubes. O último exemplo destas críticas foram os kits alusivos à calçada portuguesa, que também estão a ser utilizados pelo Friburgo.

Apelidado como o terceiro equipamento,este acaba por ser o quinto kit apresentado pelo Sporting para a temporada 2025/26. A este, juntam-se o principal (Listada verde e branca), away (preto refletor) e as duas alternativas (branca; preta e verde da calçada portuguesa).


Confira o vídeo de apresentação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Sporting anuncia compra importante para o projeto de Frederico Varandas
Clube

Oficial! Sporting anuncia compra importante para o projeto de Frederico Varandas

13 Ago 2025 | 17:24

Icon Comentário0
Oficial: Sporting anuncia renovação de última hora no plantel principal
Clube

Oficial: Sporting anuncia renovação de última hora no plantel principal

08 Ago 2025 | 16:30

Icon Comentário0
Casa Pia marca momento grande na história do Sporting! Saiba tudo
Clube

Casa Pia marca momento grande na história do Sporting! Saiba tudo

05 Ago 2025 | 18:00

Icon Comentário0