
Clube
Oficial! Sporting anuncia compra importante para o projeto de Frederico Varandas
13 Ago 2025 | 17:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
02 Mar 2020 | 12:25 |
Frederico Varandas não se cansa de garantir que ele e a equipa que o acompanha só têm um propósito no Sporting: deixar o Clube numa situação melhor do que aquela em que o encontraram. O Presidente do CA da SAD já disse isto um sem número de vezes durante ano e meio, referindo-se sempre à questão financeira. Entre o ‘sonho’ de Varandas e a realidade vai, no entanto, uma enorme, e quase inultrapassável, distância. Explico em três pontos:
1 – Os resultados financeiros só podem melhorar se o desempenho da equipa de futebol atingir níveis próximos dos de 2015/16, os quais garantam uma luta efetiva pelo 1.º lugar na Liga e apuramento direto para a fase de grupos da Liga dos Campeões. São esses desempenhos que garantem receitas extraordinárias na ordem dos 25 milhões, que alavancam vendas recorde de Gameboxes e bilhetes; são esses desempenhos que levam adeptos a tornar-se Sócios e ex-Sócios a liquidarem inúmeras quotas em atraso. É essa mobilização, essa euforia se quiserem, que atrai patrocinadores. É esse desempenho que valoriza jogadores. Ora, o que se tem visto em ano e meio com esta gestão é precisamente o contrário. A capacidade competitiva da equipa caiu a pique, de 18/19 para 19/20, sendo hoje apenas um candidato a lutar pelo 3.º lugar; as verdadeiras mais-valias já foram negociadas (Raphinha, Bas Dost e Bruno Fernandes), restando no plantel dois/três jogadores apetecíveis, mas apenas num mercado próximo dos 10 milhões (Acuña, Wendel e talvez Plata). Significa isto que o ‘mascarar’ das contas através da venda de ativos dificilmente se repetirá no próximo ano. Se 19/20 vai proporcionar lucro por força das vendas, já neste ano civil, de Bruno Fernandes (55 milhões) e Matheus Pereira (10 milhões), os resultados de 20/21 serão quase de certeza negativos, a não ser que o orçamento encolha 50 por cento.
2 – O Relatório e Contas do primeiro semestre de 19/20 mostra-nos o que já sabíamos: que a propaganda continua forte. A começar pelo (‘mentiroso’) crescimento da receita de Gameboxes. A receita subiu um pouco, comparando com 18/19 (bem aquém do registado em 17/18), mas fruto dos brutais aumentos levados a cabo no início da época, ou seja, diminuiu o número de compradores e cresceu a receita. Com esta medida a SAD estreitou a base de mercado: um produto que devia (deve) ser ‘popular’ deu um passo rumo ao elitismo. Todos sabemos como terminam estas medidas de gestão em qualquer empresa que tenha um negócio de massas: no buraco. Porque o foco principal deve estar sempre no alargar da base de compradores e não no afunilar da mesma. Não queria ter razão antes do tempo, mas veremos os números de vendas em 20/21…
3 – A última razão pela qual entendo que Frederico Varandas, Salgado Zenha, Miguel Cal e João Sampaio vão deixar o Sporting num estado pior do que aquele em que o encontraram prende-se com o facto de já terem utilizado receitas garantidas para além do prazo do mandato que os Sócios lhes conferiram. Sim, refiro-me à operação de factoring no valor de 70 milhões realizada pela SAD junto da Apollo, dando como colateral o contrato celebrado com a NOS. É que nesse valor total estão incluídos 20 milhões (verba relativa a quatro anos) que deveriam entrar na caixa da Sporting Comunicação e Plataformas. Para quem não sabe, dos cinco milhões/ano que esta empresa do Grupo Sporting começou a receber em 2017 pela venda da exploração da Sporting TV, a maior fatia destinava-se ao reforço do orçamento das modalidades (o restante pagava a produção da Sporting TV e Jornal Sporting). Ora, do total de 60 milhões a encaixar em 12 anos, ao fim de três anos já foram recebidos… 30! Significa que em média cada um dos próximos nove anos renderá apenas 3,3 milhões, dos quais haverá a descontar a produção da Sporting TV e Jornal Sporting. Logo, uma futura Direção, seja ela qual for, não terá esta fonte de receita no primeiro ano ou então terá a mesma muito diminuída durante a totalidade do mandato (depende do tipo de contrato que esta administração fez com a Apollo). Como está bom de ver, a competitividade das modalidades de pavilhão tenderá a baixar. Mas a do futebol profissional também, porque a SAD, nos próximos oito anos, apenas terá a descontar cerca de 25 milhões/ano do contrato de direitos televisivos e publicidade da camisola. Por último, como até final do atual mandato é inimaginável assistirmos a nova operação de factoring, a fórmula utilizada pela equipa de Varandas para ´mascarar´ as contas dos dois últimos anos (factoring e venda de passes de jogadores) esgotou-se. Preparem-se, pois, para o aperto financeiro.
P.S. Quando entrou, Varandas destacou a herança de uma dívida de 40 milhões a clubes e agentes, para justificar a má gestão de Bruno de Carvalho. Se saísse amanhã da Sporting SAD que dívida a clubes e agentes deixava Varandas de herança? Está no ReC: 50 milhões!
Pupilos de Rui Borges e Francesco Farioli entram em campo no próximo dia 30 de agosto em partida a contar para a quarta jornada da Liga Portugal
27 Ago 2025 | 09:34 |
O Sporting anunciou que a venda dos bilhetes para o jogo com o Porto vai iniciar esta quarta-feira, dia 27 de agosto. O confronto entre os pupilos de Rui Borges e Francesco Farioli está marcado para o próximo sábado, dia 30 de agosto, às 20h30 e promete esgotar o renovado Estádio de Alvalade.
Segundo as informações avançadas pelos meios de comunicação do Clube, Sócios há 75 anos ou mais e/ou com Lion Seats sem Gamebox serão os primeiros a ter acesso aos bilhetes, a partir desta quarta-feira das 18h00 às 19h59. Seguem-se Sócios há 50 anos ou mais das 20h às 23h59, Sócios há mais de 40 anos a partir da meia noite de quinta-feira até às 11h59, Sócios há 30 anos ou mais quinta-feira das 12h00 às 15h59, Sócios há 20 anos ou mais quinta-feira das 16h às 19h59, Sócios há 10 anos ou mais quinta-feira das 20h às 23h59.
Caso continuem a existir bilhetes após todas estas fases de prioridade, segue-se a venda para para todos os Sócios há 5 ou mais anos na sexta-feira, dia 29 de agosto, das meia noite às 11h59, Sócios há um ano ou mais das 12h às 15h59. A última fase está marcada para esse mesmo dia, a partir das 16h e estará destinada a todos os associados.
Vale mencionar que Sporting e Porto chegaram a um acordo que permite que os adeptos visitantes tenham acesso a bilhetes mais baratos nas deslocações ao Estádio de Alvalade e ao Estádio do Dragão. Desta forma, os adeptos azuis e brancos que se deslocaram ao reduto verde e branco irão pagar 25€, ao invés dos habituais 31€.
Relembrar que Sporting e Porto se vão defrontar na quarta jornada da Liga Portugal Betclic, depois de ambas as equipas somarem três vitórias em três jogos no campeonato nacional. Os leões são primeiros, devido à diferença de golos, mas são perseguidos de perto pelo conjunto azul e branco, que segue na segunda posição.
Clubes assinaram um protocolo na área da formação, mais uma parceria que se enquadra na estratégia de expansão e consolidação dos leões
23 Ago 2025 | 13:57 |
É oficial. O Sporting assinou um protocolo de cooperação com o Frielas, uma parceria que se enquadra na estratégia de expansão e consolidação da formação verde e branca. O co-director-geral da Academia Cristiano Ronaldo, Paulo Gomes, rubricou o documento com Paulo Sérgio, dirigente do clube do concelho de Loures, e destacou a estratégia seguida pelos leões.
Paulo Gomes: "Queremos ajudá-los a crescer e a desenvolver a sua formação"
"Tem uma história de muitos anos com jogadores que passaram pela sua formação. Queremos ajudá-los a crescer e a desenvolver a sua formação, dando formação aos técnicos e trabalhar em conjunto com o clube para que sejam uma referência ainda maior no concelho e no distrito de Lisboa", disse aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.
O dirigente explicou que o pretendido é "alargar a base de recrutamento e a formação para captar os melhores talentos do concelho de Loures para o Frielas, para que depois possam passar para o Sporting". Paulo Gomes mostrou-se feliz pelo acordo alcançado.
Paulo Gomes: "O Frielas dá-nos garantias de que vamos desenvolver o jogador como homem"
"Temos aspectos comuns na parte desportiva e, também, na parte social e humana. O Frielas dá-nos garantias de que vamos desenvolver o jogador como homem, passando os valores do Sporting e a identidade que queremos. Queremos trabalhar no Frielas como trabalhamos na nossa Academia", acrescentou.
Já Paulo Sérgio também garantiu estar "feliz e orgulhoso por fazer este protocolo com o Sporting". "Estamos bastante contentes. Tem tudo para correr bem para os dois clubes. (...) Queremos ter muito mais miúdos a jogar à bola e, também, que a qualidade suba no Frielas. Agora, de certeza que vamos angariar muito mais atletas", referiu. Recentemente, os leões também assinaram um protocolo com o Ranhados, emblema do distrito de Viseu.
Na última partida, os juniores leoninos derrotaram o Mafra:
Clube de Alvalade voltou a anunciar mais um equipamento, numa cor nunca antes utilizada para representar o emblema verde e branco
20 Ago 2025 | 10:43 |
O Sporting apresentou o seu quinto equipamento para a temporada 2025/26. Desta vez, o tom escolhido foi um azul esverdeado, fazendo relembrar os tons de água tão associados à estação de verão. A nova camisola foi apresentada através de um vídeo, em que a estrela foi Zeno Debast.
“Chegou o novo terceiro equipamento do Sporting Clube de Portugal - leve como o verão. Uma cor inesperada, vibrante, que respira ousadia. Um padrão que percorre o tecido como a energia que move cada leão em campo”, escreveu o Clube de Alvalade através dos seus meios de comunicação oficial”.
Para além de uma pequena descrição do novo equipamento, o Sporting também mencionou todo os pontos de venda em que os seus adeptos podem encontrar o kit disponível, como a Loja Verde online, Loja Verde do Estádio José Alvalade, Colombo e Almada Forum e nos Kioskes presentes no Vasco da Gama, Ubbo e Cascais Shopping.
Vale a pena recordar que as camisolas produzidas pela Nike, desde que a marca passou a ser a fornecedora de equipamento desportivo, têm sido criticadas pelos adeptos verdes e brancos, que acusam a marca de reutilizar designs para vários clubes. O último exemplo destas críticas foram os kits alusivos à calçada portuguesa, que também estão a ser utilizados pelo Friburgo.
Apelidado como o terceiro equipamento,este acaba por ser o quinto kit apresentado pelo Sporting para a temporada 2025/26. A este, juntam-se o principal (Listada verde e branca), away (preto refletor) e as duas alternativas (branca; preta e verde da calçada portuguesa).
Confira o vídeo de apresentação:
Oficial! Sporting anuncia compra importante para o projeto de Frederico Varandas
13 Ago 2025 | 17:24