Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

DEIXAR O SPORTING MELHOR? OLHE QUE NÃO…

Factoring e venda dos melhores ativos ‘mascaram’ contas de 2018/19 e 2019/20, mas a fórmula esgotou-se: é impensável voltar a antecipar receitas que ‘pertencem’ aos próximos mandatos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

02 Mar 2020 | 12:25 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas não se cansa de garantir que ele e a equipa que o acompanha só têm um propósito no Sporting: deixar o Clube numa situação melhor do que aquela em que o encontraram. O Presidente do CA da SAD já disse isto um sem número de vezes durante ano e meio, referindo-se sempre à questão financeira. Entre o ‘sonho’ de Varandas e a realidade vai, no entanto, uma enorme, e quase inultrapassável, distância. Explico em três pontos:


1 – Os resultados financeiros só podem melhorar se o desempenho da equipa de futebol atingir níveis próximos dos de 2015/16, os quais garantam uma luta efetiva pelo 1.º lugar na Liga e apuramento direto para a fase de grupos da Liga dos Campeões. São esses desempenhos que garantem receitas extraordinárias na ordem dos 25 milhões, que alavancam vendas recorde de Gameboxes e bilhetes; são esses desempenhos que levam adeptos a tornar-se Sócios e ex-Sócios a liquidarem inúmeras quotas em atraso. É essa mobilização, essa euforia se quiserem, que atrai patrocinadores. É esse desempenho que valoriza jogadores. Ora, o que se tem visto em ano e meio com esta gestão é precisamente o contrário. A capacidade competitiva da equipa caiu a pique, de 18/19 para 19/20, sendo hoje apenas um candidato a lutar pelo 3.º lugar; as verdadeiras mais-valias já foram negociadas (Raphinha, Bas Dost e Bruno Fernandes), restando no plantel dois/três jogadores apetecíveis, mas apenas num mercado próximo dos 10 milhões (Acuña, Wendel e talvez Plata). Significa isto que o ‘mascarar’ das contas através da venda de ativos dificilmente se repetirá no próximo ano. Se 19/20 vai proporcionar lucro por força das vendas, já neste ano civil, de Bruno Fernandes (55 milhões) e Matheus Pereira (10 milhões), os resultados de 20/21 serão quase de certeza negativos, a não ser que o orçamento encolha 50 por cento.


2 – O Relatório e Contas do primeiro semestre de 19/20 mostra-nos o que já sabíamos: que a propaganda continua forte. A começar pelo (‘mentiroso’) crescimento da receita de Gameboxes. A receita subiu um pouco, comparando com 18/19 (bem aquém do registado em 17/18), mas fruto dos brutais aumentos levados a cabo no início da época, ou seja, diminuiu o número de compradores e cresceu a receita. Com esta medida a SAD estreitou a base de mercado: um produto que devia (deve) ser ‘popular’ deu um passo rumo ao elitismo. Todos sabemos como terminam estas medidas de gestão em qualquer empresa que tenha um negócio de massas: no buraco. Porque o foco principal deve estar sempre no alargar da base de compradores e não no afunilar da mesma. Não queria ter razão antes do tempo, mas veremos os números de vendas em 20/21…


3 – A última razão pela qual entendo que Frederico Varandas, Salgado Zenha, Miguel Cal e João Sampaio vão deixar o Sporting num estado pior do que aquele em que o encontraram prende-se com o facto de já terem utilizado receitas garantidas para além do prazo do mandato que os Sócios lhes conferiram. Sim, refiro-me à operação de factoring no valor de 70 milhões realizada pela SAD junto da Apollo, dando como colateral o contrato celebrado com a NOS. É que nesse valor total estão incluídos 20 milhões (verba relativa a quatro anos) que deveriam entrar na caixa da Sporting Comunicação e Plataformas. Para quem não sabe, dos cinco milhões/ano que esta empresa do Grupo Sporting começou a receber em 2017 pela venda da exploração da Sporting TV, a maior fatia destinava-se ao reforço do orçamento das modalidades (o restante pagava a produção da Sporting TV e Jornal Sporting). Ora, do total de 60 milhões a encaixar em 12 anos, ao fim de três anos já foram recebidos… 30! Significa que em média cada um dos próximos nove anos renderá apenas 3,3 milhões, dos quais haverá a descontar a produção da Sporting TV e Jornal Sporting. Logo, uma futura Direção, seja ela qual for, não terá esta fonte de receita no primeiro ano ou então terá a mesma muito diminuída durante a totalidade do mandato (depende do tipo de contrato que esta administração fez com a Apollo). Como está bom de ver, a competitividade das modalidades de pavilhão tenderá a baixar. Mas a do futebol profissional também, porque a SAD, nos próximos oito anos, apenas terá a descontar cerca de 25 milhões/ano do contrato de direitos televisivos e publicidade da camisola. Por último, como até final do atual mandato é inimaginável assistirmos a nova operação de factoring, a fórmula utilizada pela equipa de Varandas para ´mascarar´ as contas dos dois últimos anos (factoring e venda de passes de jogadores) esgotou-se. Preparem-se, pois, para o aperto financeiro.

P.S. Quando entrou, Varandas destacou a herança de uma dívida de 40 milhões a clubes e agentes, para justificar a má gestão de Bruno de Carvalho. Se saísse amanhã da Sporting SAD que dívida a clubes e agentes deixava Varandas de herança? Está no ReC: 50 milhões!



Clube

Varandas deixa mensagem de Natal aos adeptos do Sporting num ano de sonho para os leões

Presidente leonino manifestou desejo de que 2026 seja “à imagem dos últimos anos”, destacando o caminho de crescimento que o Clube tem seguido

Numa mensagem de Natal, Varandas reforçou ainda a ambição desportiva do Sporting, frisando que a expetativa é continuar num percurso “cheio de vitórias”
Numa mensagem de Natal, Varandas reforçou ainda a ambição desportiva do Sporting, frisando que a expetativa é continuar num percurso “cheio de vitórias”

25 Dez 2025 | 10:00 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas dirigiu-se aos adeptos do Sporting com uma mensagem de Natal e Ano Novo, na qual expressou o desejo de que 2026 seja um ano de continuidade em relação aos últimos tempos marcado por sucesso, estabilidade e conquistas, reforçando a ambição de manter o Clube competitivo.


Frederico Varandas: "Quero desejar a todos os Sportinguistas um ótimo Natal e um grande 2026, cheio de saúde e, à imagem dos últimos anos"


"Quero desejar a todos os Sportinguistas um ótimo Natal e um grande 2026, cheio de saúde e, à imagem dos últimos anos, cheio de vitórias. Viva o Sporting!", sublinhou, destacando o caminho de crescimento que o Clube tem seguido e a consolidação de um projeto que, segundo o mesmo, tem dado resultados dentro e fora de campo.


Num vídeo partilhado através do canal oficial, o dirigente fez questão de agradecer a todos os que contribuem para o sucesso do Sporting, desde atletas a treinadores, passando pelos funcionários e adeptos, lembrando que “nada se conquista sozinho” e que os triunfos são fruto de um esforço coletivo.

Por fim, mostrou confiança no futuro e deixou uma nota de esperança, afirmando acreditar que o Sporting continuará a “honrar a sua história”. Na última temporada, os leões conquistaram o bicampeonato pela primeira vez em 71 anos e também a primeira dobradinha desde 2002. Atualmente é o segundo classificado da Liga, está nos quartos de final da Taça de Portugal, nas meias-finais da Taça da Liga e em posição de apuramento para a próxima fase na Liga dos Campeões.


Frederico Varandas está a preparar a recandidatura à presidência do Sporting para 2026, sendo que as eleições estão marcadas para março do próximo ano. Recentemente, na gala Stromp, confirmou essa intenção em avançar para um terceiro mandato, até 2030.


Clube

Frederico Varandas deixa grande aviso aos rivais do Sporting: "Somos o número um em Portugal"

Presidente do Clube de Alvalade deu uma entrevista ao diário 'Bild', na qual abordou a evolução dos leões no decorrer das últimas temporadas

Frederico Varandas acabou por analisar a evolução recente da equipa do Sporting e da estrutura que tem vindo a liderar em Alvalade
Frederico Varandas acabou por analisar a evolução recente da equipa do Sporting e da estrutura que tem vindo a liderar em Alvalade

09 Dez 2025 | 07:21 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas viajou para a Alemanha antes da restante equipa do Sporting, que se prepara para o embate frente ao Bayern Munique, para a sexta jornada da Liga dos Campeões. O Presidente dos leões abordou a evolução do Clube nas últimas temporadas, em entrevista ao diário 'Bild', tendo ainda analisado o caminho dos verdes e brancos e comparado a equipa de Rui Borges com outros emblemas da Liga dos Campeões.


Frederico Varandas: "Bayern Munique - Sporting? Só temos a ambição e sonhos dos jogadores"


"O nosso clube está a provar atualmente que consegue competir com grandes clubes europeus, apesar de não termos os mesmos recursos financeiros. Para mim, o Bayern é atualmente uma das três melhores equipas no Mundo. E marcar um golo na Allianz Arena é provavelmente um dos maiores desafios para qualquer equipa atualmente no Mundo. Será um jogo em que o Bayern é um claro favorito. Da nossa parte, só temos a ambição e sonhos dos nossos jogadores", começou por dizer o líder dos leões.


Frederico Varandas: "Sporting atravessava uma grande crise"

De seguida, Frederico Varandas recordou a forma como chegou à presidência leonina em 2018: "O Sporting atravessava uma grande crise na sua história na altura. Não só porque o clube não ganhava um campeonato desde 2002, mas também porque ocorreu um ataque de 'hooligans' no centro de treinos no qual vários jogadores foram agredidos e, consequentemente, terminaram os contratos. O presidente da altura foi demitido pelo membros da direção e nós estávamos numa forte crise financeira e desportiva".


"Naquela altura, já tinha sete anos de experiência no clube como diretor clínico e, por isso mesmo, conhecia o lado do futebol muito bem. Apesar de ter apenas 38 anos, tinha grande confiança nas minhas capacidades de liderança e no meu conhecimento do clube e da indústria do futebol", explicou ainda Frederico Varandas.

Além disso, o Presidente do Sporting afirmou que, desde então, "nunca mais" voltou a trabalhar como médico, à exceção do período da Covid-19. Fora isso, Varandas destacou o momento atual do Clube de Alvalade, seja ao nível de títulos ou de evolução dos mais variados parâmetros.

Frederico Varandas: "Sporting vive um dos melhores períodos da sua história"

"O Sporting vive um dos melhores períodos da sua história. Ganhámos não só três dos últimos cinco campeonatos, mas também seis taças desde 2018. Somos o clube número um em Portugal, algo que não acontecia há décadas. O clube tem sido rentável em cinco dos últimos seis anos. O único ano em que não fomos sucedeu durante a Covid. O nosso estádio está quase sempre esgotado e mais de 10.000 pessoas estão na lista de espera para comprar lugar anual. O estádio foi completamente renovado e modernizado. O segredo para o sucesso é a visão e o talento das pessoas à minha volta", ressalvou.

Quando questionado sobre se, a curto ou médio prazo, a SAD do Sporting pretende concretizar uma nova venda avolumada - como Bruno Fernandes e até Viktor Gyokeres -, Frederico Varandas não andou em rodeios: "De acordo com o Transfermarkt, temos o plantel mais valioso fora das cinco principais ligas europeias. Isto é resultado do nosso trabalho de excelência da nossa academia e do departamento de scouting. Não quero destacar um nome em particular, mas não temos dúvidas de que muitos clubes europeus de topo estão a monitorizar vários jogadores do nosso plantel".


Clube

Sporting revela surpresa de Natal das grandes para os adeptos

Novidade foi lançada nas plataformas oficiais do Clube de Alvalade nesta sexta-feira, dia 28 de novembro, já a pensar nas festividades

Sporting e Nike apresentaram, esta sexta-feira, 28 de novembro, o Christmas Kit, um equipamento em edição de Natal
Sporting e Nike apresentaram, esta sexta-feira, 28 de novembro, o Christmas Kit, um equipamento em edição de Natal

28 Nov 2025 | 10:59 |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou, esta sexta-feira, dia 28 de novembro, uma edição especial de Natal em colaboração com a Nike. A novidade, que conta com uma nova camisola, foi apresentada e explicada nos meios de comunicação oficiais dos verdes e brancos.


Este produto é intitulado como 'Christmas Kit' e, de acordo com o comunicado dos leões, "pretende homenagear simultaneamente a quadra festiva e a identidade única do Sporting", mostrando que a época natalícia "vai além das luzes e dos presentes".


"Este equipamento especial reflete o calor dos reencontros familiares, o brilho das memórias partilhadas e a ligação que, de geração em geração, une os Sportinguistas em torno do seu Clube", pode ainda ler-se na explicação dada pela turma leonina.


De resto, o Sporting anunciou que o Christmas Kit em questão já se encontra disponível para venda e poderá ser adquirido em lojaverde.pt, na Loja Verde do Estádio José Alvalade, Colombo, Almada, e nos quiosques do Vasco da Gama, Ubbo e Cascais.

O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 30 de novembro, frente ao Estrela da Amadora, em jogo relativo à 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por João Nuno jogar-se-á às 18h00, em Alvalade.


Confira:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Varandas despede-se de figura histórica do Sporting: "Perdemos um amigo"
Clube

Varandas despede-se de figura histórica do Sporting: "Perdemos um amigo"

24 Nov 2025 | 19:49

Icon Comentário0
Movimento Hoje e Sempre Sporting deixa aviso sobre eleições dos leões: "Vigilantes"
Clube

Movimento Hoje e Sempre Sporting deixa aviso sobre eleições dos leões: "Vigilantes"

19 Nov 2025 | 08:24

Icon Comentário0
Sporting de luto; Leões manifestam nota de pesar pela morte de...
Clube

Sporting de luto; Leões manifestam nota de pesar pela morte de...

18 Nov 2025 | 19:48

Icon Comentário0